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Seis padres jesuítas e duas mulheres foram assassinados a sangue frio no campus da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em El Salvador. Entre eles, estavam o reitor da universidade, Ignacio Ellacuría, e o vice-reitor, Ignacio Martín-Baró. Paramilitares do Exército Salvadorenho invadiram a residência dos jesuítas com o objetivo único de matar aqueles que incomodavam a ditadura...
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Dom Silvio José Barez, OCD.
- Antes de morrer Teresa de Jesus disse: “Já é tempo de caminhar”. A maior mensagem dos 500 Anos e da sua doutrina é caminhar. Ou seja, sair para caminha com Jesus, andar por onde Jesus andou com toda a sua mensagem evangélica.
- Sair para caminhar é ter uma intimidade itinerante com Jesus. Ou seja, sentir Jesus, viver Jesus, anunciar Jesus com a nossa vida. “Ser uma Igreja em saída”.
- O Evangenlii Gaudium não nos ensina MAIS COISAS, mais aprender, se programar com as diversas realidades.
- O Evangenlii Gaudium diz que devemos nos converter de novo a Jesus Cristo. Se apaixonar por Ele.
- Converter a Jesus não é um sentimentalismo, mas relação.
- Sempre que recordemos de Cristo recordemos do amor. Não é um amor doutrinal ou religioso no sentido de rezas, livros... Mas relação, intimidade apaixonante pelo Cristo que perdoa e nos acolhe.
- O que nos leva a missão não é um intelectualismo, mas amor-relação.
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Frei Savério Cannistrà, Prepósito-Geral dos Carmelitas Descalços.
-O Profetismo de Teresa não está em livros, mas na vida. Não é uma manistação dos seguidores de baal. Ou seja, não é algo mágico, extraordinário. Não, o seu profetismo vem da sua mística que falou no seu tempo e fala em nossos dias.
-Teresa nos coloca um Deus visível, naõ um Deus invisível. Para ela Deus é pequeno- simples- não distante. Não, para ela Deus está próximo. Ele é amigo e irmão. Deus não nos deixe só, ele nos acompanha.
-Deus não está no céu, mas no meu coração, na minha ternura que tenho com Ele. Essa visão já era real em Santa Teresinha do Menino Jesus.
- Profetismo naõ é de direita ou da esquerda, mas do alto- vem de Deus.
- O verdadeiro Profeta e o verdadeiro místico não diz ou vive coisas de outro mundo, mas da vida cotidiana.
- A humildade é a única forma de amar a sí mesmo.
- Teresa se aflinge com a dor, o sofrimento e as dificuldades do outro.
- Quem vive a oração verdadeira é impossível não ter compaixão pelo próximo. O verdadeiro contemplativo vive a dor do próximo. Ele não está em outro mundo, mas encarnado na realidade.
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Com Frei Fernando Millán, Padre Geral da Ordem do Carmo.
-O Carmelo nasce no Monte Carmelo em torno da fonte de Elias. Porém, curiosamente, na regra do Carmo não aparece a palavra- ELIAS.
-Na mentalidade medieval o que contava era provar que a Ordem era antiga. Na idade média a “verdade” era lendária, piedosa, mas importante, talvez mais verdadeira que as nossas verdades.
-Os carmelitas foram e são grandes criadores de histórias, histórias essas que marcaram na idade média e “provaram” a identidade profética da Ordem do Carmo- Elias com os carmelitas no Monte Carmelo, Jesus e os Carmelitas no Monte, Nossa Senhora com o Menino Deus e São José no Monte Carmelo- Todas as lendas e a piedade popular nos garantiram um destaque no Vaticano de Elias enquanto fundador de toda Ordem do Carmo.
-Vários autores; Frei Carlos Mesters, Frei Bruno Secondin e outros, levaram a sério o pensamento ou a espiritualidade profética na América Latina.
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JUANITO ARIAS LUNA
CONVERSIÓN DEFINITIVA: En la Cuaresma de 1554, Teresa se convierte ante la imagen de un “Cristo muy llagado. Era tan devota que en mirándola toda me turbó de verle tal...Y arrojéme cabe Él con grandísimas lágrimas, suplicándole me fortaleciese ya de una vez para no ofenderle” (V 9,1).
TERESA ES LIBERADA DE SUS AFECTOS: La conversión no fue de golpe. La conversión es un proceso. En 1556, tiene lugar la conversión plena. Dios la libera de sus afectos desordenados: “Ya no quiero que tengas conversación con hombres sino con ángeles”. Esos “ángeles” serán los grandes amigos de Teresa de Jesús. Las personas que buscan a Dios y tratan de cosas espirituales. Ella nos enseña la gran lección de la amistad. Por eso definirá más tarde la oración como un “trato de amistad con Dios” (V 8,5).
UN DARDO DE AMOR DE DIOS: A partir de su conversión plena Teresa de Jesús recibe grandes impulsos místicos de amor a Dios. Uno de ellos es la transverberación o merced del dardo: “veía un ángel cabe mí, hermoso mucho; veíale en las manos un dardo de oro, y al fin un poco de fuego; éste me parecía meter por el corazón y me llegaba a las entrañas; al sacarle me parecía las llevaba consigo y me dejaba toda abrasada en amor grande de Dios”
TERESA DE JESUS ESCRITORA: Durante los últimos veinte años de su vida (1562-1582) Teresa de Jesús escribe todas sus obras. Las principales son: Libro de la Vida, Camino de Perfección, Meditaciones sobre los Cantares, Moradas del Castillo Interior, Las Fundaciones, Cuentas de Conciencia, Poesías, y miles de Cartas.
UNA MARIPOSICA BLANCA Y MUY GRACIOSA: Teresa de Jesús describe la transformación que experimenta el alma en la oración de unión con Dios, con un símbolo muy bello: el gusano de seda que se encierra en su capuchillo interior, y allí “con las boquillas van de si mismos hilando la seda y hacen unos capuchillos adonde se encierran;... Y acaba este gusano que es grande y feo, y sale una mariposica blanca muy graciosa” (5M 2,2).
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Juanito Arias Luna, ocd.
SEGUIMIENTO Y PROCESO DE CRISTIFICACION EN SAN JUAN DE LA CRUZ
En Jesucristo, el misterio de Dios y su plan salvífico entran en vías de realización y tiempo. Todo lo que de Dios es, tiene y hace, pasa a propiedad del hombre. Todo lo que el hombre tiene, vive y hace, es propiedad de Dios. En la persona de Cristo, la ansiada unión del hombre con Dios se convierte en la unidad fundamental Dios-Hombre. Lo que Cristo es y tiene se hace también del hombre por participación. Ocupa el centro de la vida teologal y de la experiencia mística. Desde el primer romance hasta la cuarta estrofa de Llama, Cristo esposo y amado, Hijo de Dios, mantiene todo el dinamismo y la continuidad. Esa misma orientación lleva la experiencia personal del Santo, alimentada con la lectura contemplativa del AT y del NT, la celebración litúrgica de los misterios, las devociones, su arte de pintura y escultura, la poesía. Para todo ello se inspira en el misterio de Cristo. Cada una de esas vías nos transmite algo importante sobre la experiencia y el pensamiento integrales de San Juan de la Cruz.
A la hora de escribir sobre Cristo, se atiene a sus criterios habituales, que podemos formular así: 1) trata de la persona de Cristo, más que de cristología; 2) le interesan los aspectos vitales que se refieren a la comunión teologal, más que informaciones doctrinales; 3) no repetir lo que ya estaba escrito en tantos libros de teología y de devoción al alcance de todos. En este trabajo me propongo seguir al Santo que trata el misterio de Cristo vivo con profundidad y cariño, con vibración contemplativa de hermano, compañero, amigo, discípulo, adorador. Comenzaré, en primer lugar, señalando la presencia de Cristo en todo el proceso espiritual que aparece reflejada en sus escritos. Luego, en segundo lugar, me detendré en algunas reflexiones cristológicas que tienen que ver con el seguir a Jesús: Verbo humanado, los misterios de Cristo, revelador y esposo, el seguimiento, revelación plena y definitiva de Dios. En tercer lugar , desarrollaré el proceso mistagógico-sicológico que nos propone el Santo para ir al encuentro con Cristo. Concluiré con unas perspectivas pastorales que se desprenden de toda esta reflexión en torno al seguimiento de Cristo y el proceso de cristificación para lo cual seguiré el documento propuesto a la Orden por el P. Camilo Maccise al concluir el IV Centenario de la muerte de San Juan de la Cruz.
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No vídeo, direto de San Salvador-El Salvador, o Frei Vicente, Carmelita, da Província Carmelitana Pernambucana, fala sobre a importância do Encontro da Alacar- Associação Latino Americana dos Carmelitas.
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No vídeo, o Frei Luiz David, Carmelita Descalço de San Salvador-El Salvador, fala sobre a importância da Alacar- Associação Latino Americana dos Carmelitas.
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Francisco continua a sua revolução indicando outros dois "pastores" à frente de duas das mais importantes dioceses italianas. O primeiro é conhecido pela sua luta contra a máfia e os escritos sobre o Pe. Puglisi. O segundo, atual auxiliar de Roma, é expoente da Comunidade de Santo Egídio: é conhecido por circular por Roma com o seu carro popular e pela sua atenção aos pobres. A reportagem é de Francesco Antonio Grana, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 27-10-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Dois párocos à frente das arquidioceses de Palermo e de Bolonha. É a revolução do Papa Francisco, que, contrariando o mais clássico "spoils system eclesial", decidiu confiar a liderança do clero das capitais da Sicília e da Emilia Romagna nas mãos de dois "pastores com cheiro de ovelhas".
Para Palermo, nomeação foi tornada pública nessa terça-feira, 27 de outubro, Bergoglio escolheu o padre Corrado Lorefice, 53 anos, natural de Modica, na província de Ragusa. Atualmente, ele é vigário episcopal da diocese de Noto, liderada por Dom Antonio Staglianò, que se tornou famoso pelas suas pregações em música com canções de Noemi e Marco Mengoni...
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http://www.ihu.unisinos.br/noticias/548350-papa-escolhe-novos-bispos-de-palermo-e-bolonha-
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Frei Alfredo Guillén, O. Carm.
“Santa Teresa foi uma mulher transgressora ao sair do centro- convento- e partir para fora”
“Romero era um devoto de Nossa Senhora do Carmo, ele usava o Escapulário quando foi assassinado”.
“A Teologia da libertação nasce para descer, sair, ir ao encontro dos pobres. Ela sai das sacristias de El Salvador e, na pessoa de Dom Oscar Romero vai ao encontro do povo”.
“A Igreja Romana pensava- e muitas vezes pensa- em se unir ao poder. Com Romero não, ela tem a cara do povo”.
“Teresa era grande? Sim. Foram realizadas muitas homenagens neste ano a Santa Teresa? Sim. Estamos celebrando 500 Anos do seu nascimento? Sim. Ele foi uma grande mulher? Sim. E daí? Vamos ficar contemplando esta mulher ou vamos sair, descer, ir ao encontro do povo a exemplo de Teresa”?
“Santa Teresa nos ensina não apenas a ser descalço, mas ir ao encontro dos descalços do mundo”.
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Frei Pablo Ureta, OCD.
“A Mística verdadeira leva a pessoa pelos caminhos da história. Ela não é uma evasão da realidade, mas uma encarnação histórica”.
“Em Santa Teresa a experiência espiritual não fica fora da história. Não, ela vive o divino no humano”.
“A experiência de Teresa quanto mais espiritual é mais humana. Ou seja, a vida espiritual nos leva nos humanizar-se”.
“Para Santa Teresa, o melhor local para se viver a espiritualidade é na sociedade”.
“A oração é uma forma de oração humana, humana porque é uma relação com Deus. Quanto mais somos míticos- homens e mulheres de oração, mais somos humanos”.
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Frei Daniel de Pablo Maroto, OCD.
“Para a inquisição, Santa Teresa era considerada um perigo para a fé”.
“No tempo de Teresa a inquisição perseguia as mulheres místicas e consideradas mulheres de oração”.
“A inquisição não impediu Santa Teresa de viver a sua liberdade espiritual. Pelo contrário, ela teve mais liberdade que muitos letrados da época”.
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Frei Daniel de Pablo Maroto, OCD.
“Santa Teresa defende- a partir das ideias do renascimento- a liberdade de seu tempo amparada na Palavra de Deus”.
“Para entender as reformas da Espanha- A partir de Santa Teresa de Jesus- temos que entender o seu desejo carmelitano baseado na oração e contemplação”.
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Introdução
Os conselhos evangélicos que um religioso professa devem ser compreendidos num determinado contexto. Os votos são uma realidade vivida. São valores evangélicos proclamados publicamente na Igreja por homens e mulheres. Precisamos compreendê-los menos como um ideal, ou um estado de perfeição para o qual trabalhamos, do que como um contexto ou uma condição para seguir Jesus Cristo hoje. Eles apontam para o futuro, para o eskáton. No entanto, eles também são um modo de viver e testemunhar hoje a presença misericordiosa de Deus no mundo. Depois destes esclarecimentos, refletiremos sobre os votos a partir de três princípios básicos ou contextuais...
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