Veja o álbum do Novenário de Nossa Senhora Aparecida com Frei Petrônio de Miranda, Carmelita, na Comunidade Capim, Lagoa da Canoa-AL. De 03-12 de outubro. Clique aqui:

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Um padre polonês, Krysztof Olaf Charamsa, membro da Congregação para a Doutrina da Fé, revelou sua homossexualidade neste sábado, 03-10-2015,  nos jornais, um dia antes do Sínodo sobre a família, para sacudir a uma Igreja ‘paranoica’ sobre este tema.

O padre nasceu em Gdymia, Polônia, e tem 43 anos. Ele reconhece que tem um parceiro. “Sei que terei que renunciar ao meu ministério, ainda que é toda minha vida”, afirma em entrevista concedida ao jornal Corriere della Sera...

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http://www.ihu.unisinos.br/noticias/547604-um-teologo-do-vaticano-revela-sou-gay

Na tarde do dia 18 de outubro de 2014, ao concluir os trabalhos do Sínodo extraordinário sobre os desafios pastorais relacionados à família, o Papa Francisco fez um breve mas denso discurso no qual resumiu algumas “tentações” que percebeu durante o debate na aula. E acrescentou: “Muitos comentaristas, ou pessoas que falam, imaginaram ver uma Igreja brigando, onde uma parte é contra a outra, duvidando inclusive do Espírito Santo, o verdadeiro promotor e garante da unidade e da harmonia na Igreja. O Espírito Santo que ao longo da história sempre guiou a barca, através dos seus ministros, mesmo quando o mar estava agitado e quando os ministros eram infiéis e pecadores”. A reportagem é de Andrea Tornielli e publicada por Vatican Insider, 02-10-2015. A tradução é de André Langer.

A alusão aos comentadores ou às pessoas que falam era dirigida a esse Sínodo “da mídia”, que representou o debate na aula como um verdadeiro “ringue”, concentrando tudo sobre a questão “comunhão sim ou não (e em algumas condições) aos divorciados recasados”. Talvez, às vésperas do Sínodo ordinário, no qual, durante três semanas, os bispos de todas as partes do mundo irão discutir e debater o tema da família, poderá ser útil também a segunda parte daquela frase do Papa: o perigo de duvidar “inclusive do Espírito Santo”, garante da unidade, que sempre guiou a barca, mesmo em tempos tempestuosos...

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Rio - Um casal de idosos teve o carro metralhado, na noite deste sábado (3), ao entrar por engano na comunidade do Caramujo, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

De acordo com a Polícia Militar, Francisco e Regina Murmura vinham da capital e estavam a caminho da praia de Charitas, mas o GPS indicou uma rua com o mesmo nome dentro da comunidade. Ao tentar sair do local, Regina acabou atingida nas costas e morreu no hospital.

"Eles chegaram na rua e viram os elementos armados. O senhor acelerou até para fugir dos caras, mas os bandidos fizeram os disparos e o carro acabou numa rua sem saída. O casal, então, voltou nessa mesma rua e foi abordado pelos elementos", contou o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói, coronel Fernando Salema.

"Eles viram que eram idosos e fizeram os dois entrar no carro de volta. Quando ele sai com o carro, eles fizeram novos disparos e atingiram vários lugares da lataria, mas um dos disparos atingiu a esposa desse senhor." O crime ocorreu por volta das 21 horas. O GPS indicou a rua Quintino Bocaiúva que fica dentro da favela do Caramujo, na zona Norte da cidade, e não a avenida Quintino Bocaiúva, na praia de Charitas.

Logo que o carro conseguiu deixar a comunidade, uma viatura policial ajudou a socorrer Regina e levá-la até o hospital estadual Azevedo Lima. A direção do hospital disse que ela já entrou com parada cardiorrespiratória. "Foram tentadas manobras de ressuscitação, porém a paciente veio a óbito", diz a nota.

Em agosto, a atriz Fabiana Karla também teve o carro atingido ao entrar por engano na comunidade. O problema também ocorreu por uma confusão com o GPS. "Cerca de 15 dias depois, os criminosos do local mataram um morador que estava passando de moto ao disparar contra o meu destacamento. Essa semana tem um casal de idosos desaparecido desde terça-feira passada. O Caramujo sempre foi um bairro tranquilo, de pessoas trabalhadoras. Esse marginal que herdou o local pela morte e prisão de alguns elementos da quadrilha está impondo esse clima de terror", disse o coronel Salema.

O caso foi assumido pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que instaurou inquérito para identificar a autoria do homicídio de Regina Murmura. A polícia já fez perícia no veículo da vítima. O marido de Regina, que dirigia o veículo, foi ouvido na delegacia. Os agentes estão em diligências para localizar possíveis testemunhas e imagens de câmeras de segurança que possam ajudar nas investigações.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

No vídeo, o jovem catequista da Comunidade Capim, Enadieliton Santos, faz um convite para o Novenário e Festa de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Capim, Lagoa da Canoa. De 03-12 de outubro, com a Santa Missa e Novena todas às noites, às 19h.  Comunidade Capim, Lagoa da Canoa.  04 de outubro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com

Ele queria provocar um alvoroço --e conseguiu. Krzysztof Charamsa virou o primeiro padre que trabalhava no Vaticano a se declarar abertamente gay.

E ele fez isso em um momento crítico: na véspera do Sínodo da Família, que o papa Francisco abriu neste domingo, e em que prelados de todos o mundo irão debater temas como o tratamento a divorciados e homossexuais. Ao celebrar a missa de abertura do evento neste domingo, o papa Francisco pediu que a Igreja fosse mais aberta àqueles que não conseguem cumprir seus ensinamentos, mas destacou a centralidade do casamento heterossexual.

Ao sair do armário, Charamsa não tentou ser discreto: concedeu longa entrevista publicada neste sábado no "Il Corriere della Sera", jornal de maior circulação na Itália, em que convida a Igreja a aceitar plenamente os fiéis homossexuais. "Quero que a Igreja e minha comunidade saibam quem sou: um padre homossexual, feliz e orgulhoso de sua identidade. Estou disposta a pagar as consequências, mas é hora de a Igreja abrir seus olhos para os fiéis homossexuais e entender que a solução oferecida, a abstinência total da vida amorosa, é desumana", disse.

Coração do Vaticano

Charamsa não é um padre qualquer. Passou 17 anos de seus 43 morando em Roma, onde desde 2003 é oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada precisamente de defender a doutrina da Igreja.

Além disso, é secretário da Comissão Teológica Internacional do Vaticano e professor de Teologia da Universidade Pontifícia Gregoriana e da Universidade Pontifícia Regina Apostolorum em Roma. Como punição por sua declaração, o Vaticano anunciou que ele não poderá continuar em seus cargos.

Debate sobre pressão

As palavras de Charamsa caíram como uma bomba na Igreja e foram classificadas de "irresponsáveis" pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, sobretudo por terem sido feita às vésperas do Sínodo Ordinário para a Família, que será celebrado até o dia 25 de outubro. "Apesar do respeito que merecem os feitos e circunstâncias pessoais e as reflexões sobre elas, a escolha de declarar algo tão clamoroso na véspera da abertura do Sínodo é muito grave e irresponsável", disse Lombardi em um comunicado. O porta-voz afirmou que as declarações de Charamsa buscavam "submeter a assembleia sinodal a uma pressão midiática injustificada".

Charamsa não nega isso. Pelo contrário, disse que a revelação pública busca levar uma mensagem à Igreja. "Quero, com minha história, sacudir um pouco a consciência da Igreja", afirmou. "Gostaria de dizer ao Sínodo que o amor homossexual é um amor familiar, que necessita da família. Todas as pessoas, incluindo os gays, lésbicas e transexuais, têm no coração o desejo de amar e de ter relações familiares", acrescentou.

Significado

Além da entrevista ao jornal, Charamsa concedeu uma entrevista coletiva acompanhado de seu parceiro. Ele também planejava participar da primeiro reunião internacional de homossexuais católicos, organizada na véspera do Sínodo da Família.

O correspondente da BBC em Roma, David Willey, explica que o Sínodo vai discutir como assegurar que famílias católicas sigam os ensinamentos da Igreja. A proibição ao uso de anticoncepcionais, por exemplo, é hoje mais descumprida do que seguida. Mas, para ele, a revelação do padre polonês leva a outra discussão: será que a Igreja poderia iniciar um relaxamento da tradicional hostilidade em relação a gays em uma época em que o próprio papa afirma "quem sou eu para julgar"?.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Depois do pôr do sol no Vale do Spoleto, depois de fechar aos peregrinos os pesados portões da Basílica Inferior, em uma noite de março passado, um punhado de homens desceu silenciosamente para a cripta para levantar a laje de travertino que cobre o sarcófago venerado por cinco milhões de fiéis por ano. A reportagem é de Emilio Marrese, publicada no jornal La Repubblica, 27-09-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O coração na garganta, a respiração suspensa. Há 21 anos não acontecia que se levantassem aqueles selos. Era a quarta vez em oito séculos. E não vai acontecer mais por pelo menos mais meio século.

"Perna inferior: fratura da diáfise da direita com fragmentação distal." Não é o diagnóstico de um zagueiro desastrado: é o relatório da última visita ortopédica de São Francisco, elaborada pelo professor Nicolò Valentino Miani, 90 anos, ex-diretor de anatomia humana na Universidade Católica de Roma, que mantém "sob tratamento", desde 1978, os restos do padroeiro da Itália...

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http://www.ihu.unisinos.br/noticias/547461-os-restos-mortais-de-sao-francisco-e-a-cerimonia-secreta-que-reuniu-os-freis-de-todo-o-mundo

"Como podemos encontrar Deus que vive conosco no meio da poluição das nossas cidades? Como podemos encontrar-nos com Jesus vivo e operante no hoje das nossas cidades multiculturais?” No coração de Nova York, no Madison Square Garden, o Papa Francisco pela primeira vez parte do profeta Isaías nos Estados Unidos (“O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz”), parte da sua experiência como pastor de Buenos Aires para interrogar os fiéis estadunidenses, destacando, em espanhol, que as metrópoles recordam “a riqueza escondida no nosso mundo: a variedade de culturas, tradições e histórias. A variedade de línguas, roupas, comida”. A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada por Vatican Insider, 26-09-2015. A tradução é de André Langer.

E prosseguiu: “As grandes cidades tornam-se pólos que parecem apresentar a pluralidade das formas que nós, seres humanos, encontramos para responder ao sentido da vida nas circunstâncias em que nos encontramos. Por sua vez, as grandes cidades escondem o rosto de muitos que parecem não ter cidadania ou ser cidadãos de segunda categoria. Nas grandes cidades, sob o barulho do tráfego, sob o ‘ritmo das mudanças’, permanecem silenciadas as vozes de tantos rostos que não têm ‘direito’ à cidadania, não têm direito a fazer parte da cidade – os estrangeiros, seus filhos (e não só) que não conseguem a escolaridade, as pessoas privadas de assistência médica, os sem-teto, os idosos sozinhos –, postos à margem das nossas ruas, nos nossos passeios, num anonimato ensurdecedor”...

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Dom Vital João Wilderink, OCarm.

In Memoriam.

Em outubro de 1932, o Padre Tito Brandsma foi eleito reitor da universidade católica de Nijmegen. No dies natalis da universidade, ele fez um discurso sobre o conceito ou imagem de Deus. O discurso conheceu, mesmo depois da sua morte, repetidas edições porque conserva uma atualidade surpreendente. 

Não há espiritualidade cristã, nem carisma carmelitano quando se  passa por cima da condição humana na sua dimensão mais profunda e menos condicionada pelas vicissitudes históricas. Existe no ser humano um desejo de plenitude e de vida, de felicidade e de infinito, de verdade e de beleza que vai além das contingências religiosas e culturais. Para nós essa plenitude tem um nome: Jesus Cristo...

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Ontem, o Papa Francisco, depois da celebração eucarística para a canonização de Junípero Serra, dirigiu-se à casa das Irmãzinhas dos Pobres para uma visita surpresa e, obviamente, não programada. A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 24-09-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O padre Lombardi, ao confirmar a notícia, afirma que o Santo Padre – que parou na capela por 15 minutos para falar com todas as irmãs – queria expressar o seu apoio às religiosas envolvidas em algumas batalhas legais no âmbito do chamado "Obamacare".

As Irmãzinhas, desde 2013, se envolveram em uma disputa legal com o governo, já que o Obamacare obriga as religiosas a garantirem serviços contrários às suas convicções de fé e ao magistério.

Também estava presente no encontro o advogado delas. De todos os modos, foi afirmado que o Santo Padre não entrou especificamente na questão e, na sua breve saudação, depois de falar com cada uma, ressaltou a importância do ministério das irmãs e, particularmente, do cuidado dos idosos. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br

Na quinta-feira, 24 de setembro, o Papa Francisco proferiu seu discurso ao Congresso Americano, em Washington.

Eis o discurso.

Senhor Vice-Presidente,

Senhor Presidente da Câmara dos Representantes,

Distintos Membros do Congresso,

Queridos Amigos!

Sinto-me muito grato pelo convite para falar a esta Assembleia Plenária do Congresso «na terra dos livres e casa dos valorosos». Apraz-me pensar que o motivo para isso tenha sido o facto de também eu ser um filho deste grande continente, do qual muito recebemos todos nós e relativamente ao qual partilhamos uma responsabilidade comum.

Cada filho ou filha duma determinada nação tem uma missão, uma responsabilidade pessoal e social.

O nosso mundo está a enfrentar uma crise de refugiados de tais proporções que não se via desde os tempos da II Guerra Mundial. Esta realidade coloca-nos diante de grandes desafios e decisões difíceis. Também neste continente, milhares de pessoas sentem-se impelidas a viajar para o Norte à procura de melhores oportunidades.

Na encíclica Laudato si’, exorto a um esforço corajoso e responsável para «mudar de rumo» (ibid., 61) e evitar os efeitos mais sérios da degradação ambiental causada pela actividade humana. Estou convencido de que podemos fazer a diferença e não tenho dúvida alguma de que os Estados Unidos – e este Congresso – têm um papel importante a desempenhar. Agora é o momento de empreender acções corajosas e estratégias tendentes a implementar uma «cultura do cuidado» (ibid., 231) e «uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza» (ibid., 139).

Uma nação pode ser considerada grande, quando defende a liberdade, como fez Lincoln; quando promove uma cultura que permita às pessoas «sonhar» com plenos direitos para todos os seus irmãos e irmãs, como procurou fazer Martin Luther King; quando luta pela justiça e pela causa dos oprimidos, como fez Dorothy Day com o seu trabalho incansável, fruto duma fé que se torna diálogo e semeia paz no estilo contemplativo de Thomas Merton...

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Dom Frei Vital Wilderink, O Carm, In Memoriam.

Terceiro dia. Tema: O amor de Deus e do próximo

Não há dúvida: o amor é a experiência mais universal, mais alta, doce e difícil do ser humano. Ela se reveste de diversos aspectos e dimensões,  de degraus e etapas, de diversas motivações e expressões. Mesmo inconsciente no início, é uma energia primordial que procura alcançar seu objetivo que é de ser aceito como bebê, criança, adolescente, jovem, adulto.

Teresa saiu do seu eu com seus inúmeros desejos de tira-gosto. O que sobrou foi o desejo do desejo de amar a Deus.  Suas três irmãs de sangue, carmelitas no mesmo mosteiro, se reuniam junto à cama da caçula da família. Escutemos o diálogo: “O que você quer que digamos hoje?... A melhor coisa seria não dizer absolutamente nada, porque, para dizer a verdade, não há nada para dizer. Tudo já foi dito, não é? Teresa fez um lindo sinalzinho com a cabeça: Foi!... Sofro somente um instante. Nós nos desanimamos e desesperamos apenas por pensarmos no passado e no futuro”.   Quem tem consciência de morar no amor de Deus, tem outra maneira de relacionar-se com o tempo. Não faz as coisas para poder fazer outras. Ele é o que faz...

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Dom Frei Vital Wilderink, O Carm, In Memoriam.

Segundo dia. Tema: A fundamental experiência da esperança

A esperança cristã é a firme confiança de obter a felicidade prometida por Deus. Ela é uma das três virtudes teologais: o próprio Deus é a sua origem seu motivo e seu objeto. Fundada na fé, a esperança se apoia na certeza da promessa e da ajuda da graça divina.

A França, na época em que Teresa viveu, era caracterizada por um ateísmo e virulento anticlericalismo., especialmente entre as elites intelectuais. Como podia seu ingresso num convento de clausura ser um gesto de esperança? Não era antes uma fuga, uma evasão egoísta mascarada por pensamentos piedosos sobre a salvação dos pecadores? 

Afinal, em que consistia a esperança de Teresa de Lisieux? Que a justiça de Deus acertasse as contas com os que não acreditavam nele?  Sim, a justiça de Deus estava na mira da Carmelita porque contempla e adora as suas perfeições  divinas através de sua infinita misericórdia: “a própria justiça (talvez mais do que qualquer outra) se me afigura revestida de amor”. Não é na situação deplorável do mundo que ela fixa seu olhar: “meus desejos, minhas esperanças, vão às raias do infinito”.  A esperança da Teresa é realmente teologal. Vai ao seu verdadeiro ponto de apoio...

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Dom Frei Vital Wilderink, O Carm, In Memoriam.

O que nos motiva neste tríduo?

A nossa memória guarda ainda bem viva, a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha por vários continentes e países, por ocasião de I- Centenário da morte da jovem carmelita.

A “teimosia” e o caráter decidido de Teresinha encontram aos poucos um leito na sua vida de fé. Insiste junto às autoridades da Igreja, subindo a escada da hierarquia até o Papa Leão XIII, a permissão de entrar no Carmelo de Lisieux com quinze anos de idade. As lágrimas continuam a aparecer quando recebe respostas negativas ou evasivas.

Mas tudo isto não abalava sua fé, mesmo diante da falta de sensibilidade humana do superior do Carmelo, ferrenho opositor à entrada de Teresa no Carmelo. No momento da sua entrada  no mosteiro o sacerdote, como delegado do Bispo diocesano, não lhe poupou palavras duras. Dirigindo-se à comunidade das carmelitas, assim se expressou: “Faço votos que esta criança de quinze anos, cuja entrada desejaram, não decepcione suas esperanças. Mas chamo a sua atenção que, se acontecer o contrário, a responsabilidade é toda das senhoras”...

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