Quarta-feira, 23 de outubro-2024. 29ª Domingo do Tempo Comum. Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 12, 39-48)
39Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. 40Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem. 41Disse-lhe Pedro: Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos? 42O Senhor replicou: Qual é o administrador sábio e fiel que o senhor estabelecerá sobre os seus operários para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo? 43Feliz daquele servo que o senhor achar procedendo assim, quando vier! 44Em verdade vos digo: confiar-lhe-á todos os seus bens. 45Mas, se o tal administrador imaginar consigo: Meu senhor tardará a vir, e começar a espancar os servos e as servas, a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis. 47O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. 48Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, dele mais se há de exigir.
3) Reflexão Lucas 12,39-48
O evangelho de hoje traz novamente uma exortação à vigilância com outras duas parábolas. Ontem, a parábola era de patrão e empregado (Lc 12,36-38). Hoje, a primeira parábola é do dono de casa e do ladrão (Lc 12,39-40) e a outra fala do proprietário e do administrador (Lc 12,41-47).
Lucas 12,39-40: A parábola do dono da casa e do ladrão
“Fiquem certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que lhe arrombasse a casa. Vocês também estejam preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que vocês menos esperarem”. Assim como o dono da casa não sabe a que hora chega o ladrão, assim ninguém sabe a hora da chegada do Filho do Homem. Jesus deixa bem claro: "Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos, nem o Filho, mas somente o Pai!" (Mc 13,32). Hoje, muita gente vive preocupada com o fim do mundo. Nas ruas das cidades, se vê escrito nas paredes: Jesus voltará! Teve até gente que, angustiada com a proximidade do fim do mundo, chegou a cometer suicídio. Mas o tempo passa e o fim não chega! Muitas vezes, a afirmação “Jesus voltará” é usada para meter medo nas pessoas e obrigá-las a freqüentar uma determinada igreja! De tanto esperar e especular em torno da vinda de Jesus, muita gente já nem percebe mais a presença dele no meio de nós, nas coisas mais comuns da vida, nos fatos do dia-a-dia. Pois o que importa mesmo não é saber a hora do fim deste mundo, mas sim ter um olhar capaz de perceber a vinda de Jesus já presente no meio de nós na pessoa do pobre (cf Mt 25,40) e em tantos outros modos e acontecimentos da vida de cada dia.
Lucas 12,41: A pergunta de Pedro
“Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, estás contando essa parábola só para nós, ou para todos?" Não se vê bem o porquê desta pergunta de Pedro. Ela evoca um outro episódio, no qual Jesus respondeu a uma pergunta semelhante dizendo: “A vocês é dado conhecer o mistério do Reino de Deus, mas aos outros tudo é dado a conhecer em parábolas” (Mt 13,10-11; Lc 8,9-10).
Lucas 12,42-48ª: A parábola do proprietário e do administrador
Na resposta à pergunta de Pedro Jesus formula uma outra pergunta em forma de parábola: "Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor coloca à frente do pessoal de sua casa, para dar a comida a todos na hora certa?” Logo em seguida, o Jesus mesmo, na própria parábola, já dá a resposta: bom administrador é aquele que cumpre sua missão de servidor, nunca usa os bens recebidos em proveito próprio, e está sempre vigilante e atento. Talvez seja uma resposta indireta à pergunta de Pedro, como se dissesse: “Pedro, a parábola é realmente para você! É para você saber administrar bem a missão que Deus lhe deu como coordenador das comunidades. Neste sentido, a resposta vale também para cada um de nós. E aí toma muito sentido a advertência final: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido”.
A chegada do Filho do Homem e o fim deste mundo
A mesma problemática havia nas comunidades cristãs dos primeiros séculos. Muita gente das comunidades dizia que o fim deste mundo estava perto e que Jesus voltaria logo. Alguns da comunidade de Tessalônica na Grécia, apoiando-se na pregação de Paulo, diziam: “Jesus vai voltar logo!” (1 Tes 4,13-18; 2 Tes 2,2). Por isso, havia até pessoas que já não trabalhavam, porque achavam que a vinda fosse coisa de poucos dias ou semanas. Trabalhar para que, se Jesus ia voltar logo? (cf 2Ts 3,11). Paulo responde que não era tão simples como eles imaginavam. E aos que já não trabalhavam avisava: “Quem não quiser trabalhar não tem direito de comer!” Outros ficavam só olhando o céu, aguardando o retorno de Jesus sobre as nuvens (cf At 1,11). Outros reclamavam da demora (2Pd 3,4-9). Em geral, os cristãos viviam na expectativa da vinda iminente de Jesus. Jesus viria realizar o Juízo Final para encerrar a história injusta deste mundo cá de baixo e inaugurar a nova fase da história, a fase definitiva do Novo Céu e da Nova Terra. Achavam que isto aconteceria dentro de uma ou duas gerações. Muita gente ainda estaria viva quando Jesus fosse aparecer glorioso no céu (1Ts 4,16-17; Mc 9,1). Outros, cansados de esperar, diziam: “Ele não vai voltar nunca! (2 Pd 3,4). Até hoje, a vinda final de Jesus ainda não aconteceu! Como entender esta demora? É que já não percebemos que Jesus já voltou, já está no nosso meio: “Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20). Ele já está do nosso lado na luta pela justiça, pela paz, pela vida. A plenitude ainda não chegou, mas uma amostra ou garantia do Reino já está no meio de nós. Por isso, aguardamos com firme esperança a libertação plena da humanidade e da natureza (Rm 8,22-25). E enquanto esperamos e lutamos, dizemos acertadamente: “Ele já está no meio de nós!” (Mt 25,40).
4) Para um confronto pessoal
1) A resposta de Jesus a Pedro serve também para nós, para mim. Será que sou um bom administrador, uma boa administradora da missão que recebi?
2) Como faço para estar vigilante sempre?
5) Oração final
Do nascer ao pôr-do-sol seja louvado o nome do Senhor. O Senhor é excelso sobre todos os povos, mais alta que os céus é sua glória. (Sl 112, 3-4)
Faleceu o pai da Teologia da Libertação, Gustavo Gutiérrez
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-Ensinou que a teologia deve ser crítica e libertadora, situada no contexto histórico dos pobres e oprimidos. Sua função não é apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo à luz do Evangelho.
-Pastor profundamente crente, destacou que a espiritualidade é o seguimento de Jesus, não a partir de uma perspectiva teórica, mas prática, baseada na vivência cotidiana.
-Alertou que falar de Deus em meio à dor não é uma tarefa fácil; é necessário fazê-lo a partir da solidariedade com os sofredores, reconhecendo que suas perguntas são também nossas perguntas.
A informação é de Aníbal Pastor N., publicado por Religión Digital, 23-10-2024.
A América Latina e sua Igreja perderam uma de suas figuras mais influentes na teologia e no compromisso evangélico: Gustavo Gutiérrez Merino, teólogo, sacerdote, dominicano e fervoroso defensor dos pobres e da Igreja dos pobres. Faleceu em Lima (Peru) nesta última terça-feira, 22-10-2024, aos 96 anos. Seu legado está marcado pela profunda marca que deixou na Igreja Católica e na vida de milhões de fiéis, especialmente daqueles que sofrem exclusão e pobreza no continente latino-americano.
A informação foi divulgada oficialmente pela Província Dominicana de San Juan Bautista do Peru e seus restos mortais serão sepultados na Sala Capitular do Convento de Santo Domingo, em Lima.
Embora chamado por muitos de “pai da Teologia da Libertação”, Gutiérrez foi mais do que um teólogo. Foi um pensador e um homem de ação, um profeta que compreendeu que a fé não pode ser separada da vida real das pessoas, especialmente da vida dos pobres.
Nasceu em Lima, em 08-06-1928, em uma família que viveu em primeira mão as limitações de um sistema econômico e social que marginalizou muitos. Sua infância foi marcada por doenças, pois sofria de osteomielite, o que o obrigou a usar dispositivos ortopédicos para se locomover e, por fim, uma cadeira de rodas. Essa experiência o levou a uma profunda reflexão bíblica sobre o sofrimento e a desenvolver uma sensibilidade única em relação aos mais vulneráveis.
Desde muito jovem, o Pe. Gutiérrez encontrou na educação uma forma de servir outras pessoas. Foi conselheiro e inspiração de estudantes e jovens, da União Nacional dos Estudantes Católicos (UNEC), e colaborador próximo de movimentos que tiveram origem na Ação Católica, como o JOC, o MOAC, JEC, MIEC, MIIC, MIJARC e outros. Neles ajudou muitas gerações a refletir sobre a presença de Deus e, a partir daí, incentivar uma práxis que transforme a realidade. Neste espaço, forjou comunidades críticas que refletiram sobre a injustiça na América Latina e a necessidade de mudanças estruturais baseadas na fé. O seu papel na UNEC foi crucial para que muitos jovens assumissem um compromisso cristão com os oprimidos no Peru.
A relação de Gutiérrez com a hierarquia eclesiástica no Peru e na América Latina foi muito boa. Sempre ouvidos e apoiados por figuras latino-americanas como o cardeal Juan Carlos Landázuri (Peru), Enrique Alvear (Chile), Leonidas Proaño (Equador), Paulo Evaristo Arns e Pedro Casaldáliga (Brasil), e Óscar Arnulfo Romero, santo mártir latino-americano. Estes e muitos outros bispos endossaram as suas contribuições às Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano de Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.
No entanto, alguns bispos, como o ex-arcebispo de Lima e membro do Opus Dei, amigo do Sodalício (sociedade que produziu centenas de vítimas de abusos sexuais, de consciência e de poder), não só o criticaram, mas procuraram condená-lo, sem sucesso. Ao entrar no novo milênio, Gutiérrez ingressou na Ordem dos Pregadores e como frade dominicano fortaleceu a sua vocação, encontrando nesta comunidade um espaço de proteção e apoio que lhe permitiu continuar a sua missão com maior apoio hierárquico.
Apesar das críticas que recebeu, especialmente durante o papado do agora santo João Paulo II, Gustavo Gutiérrez sempre manteve uma posição de diálogo com a Igreja. Ele nunca foi sancionado num contexto em que alguns de seus colegas e amigos, como Leonardo Boff, sofreram duras represálias. A chegada ao papado de Jorge Bergoglio, que tinha uma proximidade especial e uma opção clara pelos pobres, foi um alívio e justificada pelo Papa Francisco e por aqueles que como ele lutaram por uma Igreja mais comprometida com os mais vulneráveis e descartados na história.
A vida de Gutiérrez sempre foi marcada pela proximidade com os mais pobres, tanto no pensamento como no trabalho pastoral. Em 1971, publicou o livro “Teologia da Libertação: Perspectivas”, obra que abalou os alicerces da teologia tradicional e se baseou nas mudanças do Concílio Vaticano II. Nele, Gutiérrez propôs uma teologia baseada na experiência dos oprimidos, uma reflexão que não permaneceu nas salas de aula acadêmicas, mas se baseou na vida dos pobres e na sua luta pela justiça. Esta teologia influenciou gerações de teólogos e ativistas em todo o mundo.
Em sua vida acadêmica, Gutiérrez recebeu mais de 30 doutorados honorários de universidades de todo o mundo, incluindo centros acadêmicos de prestígio como a Universidade de Yale (EUA) e a Universidade de Freiburg (Alemanha). Em 2003, recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades, uma das mais altas distinções internacionais, em reconhecimento do seu compromisso com os setores mais desfavorecidos e da sua independência das pressões ideológicas. Ele também foi reconhecido com vários prêmios em teologia, como o Prêmio Yves Congar de Excelência Teológica e o Prêmio Livro Religioso por seu trabalho Teologia da Libertação.
O Pe. Gutiérrez sempre foi claro na sua visão: “A pobreza não é sinal de virtude, mas de injustiça”. Estas palavras ressoaram no seu trabalho pastoral e acadêmico. Nas paróquias mais humildes de Lima, especialmente no bairro de Rímac, Gutiérrez construiu uma comunidade comprometida com o Evangelho e a transformação social. A opção preferencial pelos pobres, um dos pilares da Teologia da Libertação, foi para ele uma resposta ao apelo de Cristo a amar e servir os últimos.
O impacto de Gustavo Gutiérrez não se limitou aos seus livros ou palestras. A sua vida foi um testemunho de um cristianismo encarnado na realidade dos mais necessitados. As suas ideias permanecem vivas nas comunidades cristãs de base, nos movimentos sociais e apostólicos, nas redes de leigos e nos corações daqueles que acreditam num mundo mais justo. A sua morte recorda a urgência de continuar o seu trabalho e que o Evangelho, no seu cerne, é um apelo à libertação. Fonte: https://www.ihu.unisinos.br
Coletiva de imprensa: o Sínodo está pedindo mudança, conversão.
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Dom Cipoliini: “aprender a dar adeus a coisas antigas que já cumpriram sua missão e acolher o novo que está chegando”. Nesta sexta, encontro dos membros da Assembleia Sinodal com mais de 150 jovens na Sala Sinodal.
Padre Modino - Vaticano
A Segunda Sessão da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre a Sinodalidade está prestes a concluir as reflexões sobre o terceiro Módulo do Instrumentum Laboris, que fala de lugares. Nas últimas horas, duas questões foram destacadas, de acordo com Sheila Pires, secretária da Comissão de Comunicação durante a coletiva de imprensa na Sala de Imprensa vaticana nesta quinta-feira: como configurar a participação numa chave missionária num contexto de tempos de mudança face aos fenômenos da mobilidade humana na cultura do ambiente digital, o que somos chamados e estamos dispostos a adotar, quais os obstáculos e o que promover. E o segundo tema, que teve a ver com a sinodalidade como colegialidade e primado, o papel da Cúria Romana à luz da Praedicate Evangelium, o Sínodo universal, as assembleias eclesiais e continentais, assim como os sínodos e os concílios particulares.
Temas abordados
Durante a coletiva foi falado sobre as dificuldades e o drama dos migrantes, a criação de uma Assembleia Eclesial Mediterrânea, uma região onde as igrejas têm criado estruturas de redes. Foi abordada a questão de novas propostas para o atendimento aos jovens, a reconfiguração das paróquias em redes de pequenas comunidades, como caminho para agilizar a sinodalidade. O trabalho da Rede Talitha Kum, com os migrantes e vítimas do tráfico de pessoas, o acompanhamento sem paternalismos das pessoas com necessidades especiais, a necessidade de abalar as consciências dos católicos com relação aos pobres, a presença da Igreja onde o Espírito sopra, nas encruzilhadas, lugares de sinodalidade e não se fechar em lugares seguros.
Por sua vez, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, destacou o serviço da Vida Religiosa, a importância da relação entre sinodalidade e primazia, com a contribuição das igrejas orientais, as contribuições dos fóruns teológicos, o papel das conferências episcopais, como responder às perguntas da cultura e do contexto. Junto com isso, o valor das igrejas locais, o papel dos bispos, a necessidade de não ter medo da sinodalidade, o status das conferências episcopais, a importância da escuta do Papa aos fiéis e a centralidade da Eucaristia, entre outras questões. Finalmente, Ruffini lembrou que nesta sexta-feira haverá um encontro dos membros da Assembleia Sinodal com mais de 150 jovens na Sala Sinodal.
O Sínodo mostra a universalidade da Igreja
O processo sinodal está sendo vivido pela Irmã Samuela Maria Rígon – presente na coletiva de imprensa - como uma experiência da universalidade da Igreja, que ela também experimenta em sua congregação, uma oportunidade de entrar em contato com realidades das quais ninguém fala, com diferentes vocações e papéis, dada a diversidade da Assembleia Sinodal, onde todos podem falar e que é um sinal de abertura. A Superiora Geral das Irmãs de Nossa Senhora das Dores, diante das polarizações, propõe viver as polaridades, a diversidade.
Na Assembleia há uma centralidade das relações, segundo a Irmã, razão pela qual ela vê a necessidade de retornar à ideia original da Igreja, tendo em mente que Jesus lidava com os outros através de relações fraternas, algo que deve estar presente nas relações entre pessoas, culturas, igrejas. No caminho de renovação da Igreja, é necessário ler os acontecimentos à luz do sopro do Espírito Santo e seguir o exemplo de Jesus para encontrar as pessoas onde elas vivem e sofrem.
O Sínodo na Ásia
O cardeal Charles Bo explicitou a conexão entre o caminho sinodal e seu efeito na Ásia. A partir daí, ele lembrou o que o Papa Francisco pediu às igrejas da Ásia em uma de suas viagens, convidando-as a olhar para frente. No processo sinodal, ele enfatizou a importância da conversa espiritual, do reconhecimento da importância do batismo e da participação de todos na tomada de decisões, incluindo os jovens, para os quais ele pediu que levassem em conta a importância da evangelização virtual.
O arcebispo de Rangoon (Mianmar) refletiu sobre o desafio da cultura para a sinodalidade e a necessidade de mais recursos para promover a sinodalidade na Ásia, onde as grandes distâncias dificultam a caminhada conjunta. Ele também se referiu ao desafio de confrontar o clericalismo por meio da prestação de contas, ainda mais quando há membros do clero que se sentem ameaçados pela sinodalidade. Da mesma forma, em meio a sociedades patriarcais, ele refletiu sobre as dificuldades para as mulheres assumirem papéis de liderança. Ele também se referiu aos seminários, às conferências episcopais, como um instrumento para promover a colaboração entre as igrejas locais em vista do trabalho pastoral. “A Igreja Asiática, apesar dos desafios, quer ser uma Igreja sinodal, escutando a todos e acolhendo a todos”, concluiu.
Precisamos escutar
“Essa experiência sinodal é muito importante porque precisamos escutar”, disse o cardeal Gérard Lacroix. No processo desde 2021, toda a Igreja está escutando a Palavra de Deus e os outros, de acordo com o arcebispo de Quebec (Canadá), que pediu para ouvir não apenas dentro da Igreja, mas também todos os nossos irmãos e irmãs. “Estamos nos preparando para sermos homens e mulheres que escutam os outros, mesmo aqueles que pensam de forma diferente”, disse ele. Uma dinâmica que ele vê como um testemunho para o mundo de que é possível escutar uns aos outros e fazer um bom discernimento, já que no mundo de hoje as pessoas não ouvem e pensam em resolver os problemas com armas e bombas.
“Estamos na assembleia para escutar as diferentes realidades”, de acordo com o arcebispo, que vê isso como uma experiência maravilhosa, que vê o desafio de viver isso nas igrejas locais para discernir as grandes questões que afetam o mundo, as questões candentes que precisam ser aprofundadas para sermos crentes confiáveis. Trata-se de fazer isso por meio da sinodalidade, sentando-se juntos como uma comunidade de discípulos de Jesus para escutar juntos o que Deus está nos dizendo. Lacroix vê a grande dádiva deste sínodo na conversa no espírito, unindo-nos em torno de mesas, escutando a Deus e uns aos outros. Algo que já está dando frutos, “não estamos buscando resultados, estamos buscando a santidade, os frutos do Reino de Deus”, enfatizou. Para isso, “precisamos continuar discernindo e lidando com essas questões, ouvindo o Deus fiel que está sempre ao lado das pessoas no caminho”.
Três conversões sinodais
Dom Pedro Cipollini – também presente na coletiva - destacou a questão das mudanças como tema transversal, insistindo em que no processo sinodal alguma coisa deve mudar. Mudanças que na linguagem bíblica são chamadas de conversão. Por isso sublinhou que o Sínodo está exigindo mudança, conversão. O bispo de Santo André falou sobre três conversões: pastoral, que tem a ver com o modo de exercer a missão, também na mídia, alargar os lugares de evangelização; conversão estrutural, mais desafiadora, tendo como horizonte o Reino de Deus; conversão espiritual, a partir do encontro com a pessoa de Jesus, que é a referência, ponto de partida e de chegada, insistindo na importância da Palavra de Deus e do testemunho pessoal de vida. “As palavras podem convencer, mas é o testemunho que arrasta”, enfatizou dom Pedro Cipollini. Ele defendeu a necessidade de uma mudança racional e emocional, e para isso se faz necessário “aprender a dar adeus a coisas antigas que já cumpriram sua missão e acolher o novo que está chegando neste Sínodo”. Fonte: https://www.vaticannews.va
Padre é condenado a mais de 40 anos de prisão por assédio sexual contra mulheres
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Abusos aconteceram em Santa Luiza, na Grande BH. José Carlos Pereira é também dono de dois colégios e de uma faculdade na cidade.
Padre é condenado a mais de 40 anos de prisão por assédio sexual contra mulheres — Foto: Reprodução/TV Globo
Por MG2, TV Globo — Belo Horizonte
O padre José Carlos Pereira, acusado de abusar sexualmente de mulheres em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi condenado a 43 anos de prisão.
Dono de dois colégios e uma faculdade, em 2021, o padre foi acusado de importunação sexual e assédio a, pelo menos, onze mulheres que trabalhavam nas instituições de ensino.
Segundo uma das vítimas, José Carlos chegou a beijá-la à força. Uma outra disse disse que o religioso sempre se aproximava às sextas-feiras com alguma forma de abuso.
Desde o início das investigações, o padre está afastado das funções religiosas. Na época, a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que, "assim que tomou conhecimento das denúncias, procurou agir com rapidez, mas com prudência, se inteirando do processo, em diálogo com as instâncias oficiais, o que exige respeito a prazos de instituições e agentes do direito".
O g1 não conseguiu contato com a defesa de José Carlos Pereira.
Mulheres que denunciam padre por importunação e assédio sexual prestam depoimento
Em novembro de 2021, o g1 Minas mostrou que 11 mulheres denunciaram o padre José Carlos Pereira, por importunação e assédio sexual, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma das vítimas disse que o religioso sempre se aproximava às sextas-feiras com alguma forma de assédio ou importunação.
À época, a TV Globo ouviu uma mulher, que contou que começou a ser assediada no início da adolescência.
"Quando eu tinha por volta de 12, 13 anos, eu trabalhava na casa paroquial. E ele na época ainda não era padre. E ele chegava perto da gente, ficava abraçando, escorregava a mão pelo seio. E muitas vezes, eu tirava a mão dele. Mas depois, eu comecei a achar estranho. No início, eu achava que era acidente. Depois, eu comecei a ficar desconfortável e, por fim, eu comecei a segurar a mão dele. Eu trabalhei na casa paroquial por uns três meses e saí de lá", relatou.
Uma outra vítima, que também prestou queixa contra o padre, contou que está sendo difícil reviver o trauma, que marcou para sempre sua vida.
"A gente frequentou a igreja a vida inteira. E ele, com o tempo, mesmo a gente mais nova, ele tinha a mania de sempre sentar a gente no colo, ficar fazendo carinho. A mão deslizava pra onde não devia. Isso era um abuso. Só que as pessoas têm medo de denunciar, de falar alguma coisa, até de morrer", contou. Fonte: https://g1.globo.com
Quinta-feira, 17 de outubro-2024. 28ª Domingo do Tempo Comum. Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 11, 47-54)
Naquele tempo disse Jesus: 47Ai de vós, que edificais sepulcros para os profetas que vossos pais mataram. 48Vós servis assim de testemunhas das obras de vossos pais e as aprovais, porque em verdade eles os mataram, mas vós lhes edificais os sepulcros. 49Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, mas eles darão a morte a uns e perseguirão a outros. 50E assim se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o templo. Sim, declaro-vos que se pedirá conta disso a esta geração! 52Ai de vós, doutores da lei, que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar. 53Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo fortemente e a persegui-lo com muitas perguntas, 54armando-lhe desta maneira ciladas, e procurando surpreendê-lo nalguma palavra de sua boca.
3) Reflexão Lucas 11,47-54
Novamente, pela enésima vez, o evangelho de hoje fala do conflito entre Jesus e as autoridades religiosas da época.
Lucas 11,47-48: Ai de vocês, que constroem túmulos para os profetas
“Ai de vocês, porque constroem túmulos para os profetas; no entanto, foram os pais de vocês que os mataram. Com isso, vocês são testemunhas e aprovam as obras dos pais de vocês, pois eles mataram os profetas, e vocês constroem os túmulos”. Mateus diz que se trata de escribas e fariseus (Mt 23,19). O raciocínio de Jesus é claro. Se os pais mataram os profetas e os filhos construíram os túmulos, é porque os filhos aprovaram o crime dos pais. Além disso, todo mundo sabe que profeta morto não incomoda. Deste modo os filhos tornam-se testemunhas e cúmplices no mesmo crime (cf. Mt 23,29-32).
Lucas 11,49-51: Pedir contas do sangue derramado desde a criação do mundo
“É por isso que a sabedoria de Deus disse: 'Eu lhes enviarei profetas e apóstolos. Eles os matarão e perseguirão, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário'. Sim, eu digo a vocês: pedirão contas disso a esta geração”. Comparado com o evangelho de Mateus, Lucas costuma oferecer uma versão abreviada do texto de Mateus. Mas aqui ele acrescentou a observação: “derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel”. Ele fez a mesma coisa com a genealogia de Jesus. Mateus, que escrevia para os judeus convertidos, começa em Abraão (Mt 1,1.2.17), enquanto Lucas vai até Adão (Lc 3,38). Lucas universaliza e inclui os pagãos, pois escreve o seu evangelho para os pagãos convertidos. A informação sobre o assassinato de Zacarias no Templo é dada pelo livro das Crônicas: “Então o espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se dirigiu ao povo e disse: "Assim fala Deus: Por que é que vocês estão desobedecendo aos mandamentos de Javé? Vocês vão se arruinar. Vocês abandonaram Javé, e ele também os abandona!" Então eles se reuniram contra o profeta e, por ordem do rei, o apedrejaram no pátio do Templo de Javé”. (2Cr 24,20-21). Jesus conhecia a história do seu povo até nas minúcias. Ele sabe que vai ser o próximo na lista de Abel até Zacarias. Até hoje a lista continua aberta. Muita gente é morta pela causa da justiça e da verdade.
Lucas 11,52: Ai de vocês, especialistas em leis
“Ai de vocês, especialistas em leis, porque vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar". Fecham o Reino como? Eles pensam ter o monopólio da ciência a respeito de Deus e da lei de Deus e impõem o seu modo de ver aos outros, sem deixar margem para um pensamento diferente. Apresentam Deus apenas como juiz severo e em nome de Deus impõem leis e normas que não têm nada a ver com os mandamentos de Deus, falsificam a imagem do Reino e matam nos outros o desejo de servir a Deus e ao Reino. Uma comunidade que se organiza ao redor deste falso deus “não entra no Reino”, nem é expressão do Reino, e impede que seus membros entrem no Reino. É importante notar a diferença entre Mateus e Lucas. Mateus fala da entrada no Reino do céu e a frase é redigida na forma verbal do presente: "Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino do Céu para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam” (Mt 23,13). A expressão entrar no Reino do Céu pode significar entrar no céu depois da morte, mas é mais provável que se trate da entrada na comunidade ao redor de Jesus e nas comunidades dos primeiros cristãos. Lucas fala da chave da ciência e a frase é redigida na forma verbal do passado. Lucas simplesmente consta que a pretensão dos escribas de possuir a chave da ciência a respeito de Deus e da lei de Deus impediu a eles de reconhecer Jesus como Messias e impediu que o povo judeu reconhecesse Jesus como messias: Vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar.
Lucas 11,53-54: Reação contra Jesus
A reação das autoridades religiosas contra Jesus foi imediata. “Quando Jesus saiu daí, os doutores da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca”. Considerando-se os únicos intérpretes verdadeiros da lei de Deus, tentam provocar Jesus em torno da interpretação da Bíblia para poder pegá-lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca. Assim, continua e cresce a oposição contra Jesus e cresce o desejo de elimina-lo (Lc 6,11; 11,53-54; 19,48; 20,19-20; 22,2).
4) Para um confronto pessoal
1) Muitas pessoas que queriam entrar foram impedidos de entrar ou deixaram de crer por causa de atitudes ante-evangélicas de sacerdotes. Você tem experiência neste ponto?
2) Os escribas começaram a criticar Jesus que pensava e agia diferente deles. Não é difícil encontrar motivos para criticar quem pensa diferente de nós. Você tem experiência neste ponto?
5) Oração final
O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos. Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus. (Sl 97, 2-3)
Quinta-feira, 10 de outubro-2027. 27º Domingo do Tempo Comum. Evangelho do Dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 11, 5-13)
5Em seguida, ele continuou: Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, 6pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer; 7e se ele responder lá de dentro: Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães; 8eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar. 9E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá. 11Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente? 12Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião? 13Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.
3) Reflexão
O evangelho de hoje dá continuidade ao assunto da oração, iniciado ontem com o ensinamento do Pai Nosso (Lc 11,1-4). Hoje Jesus ensina que devemos rezar com fé e insistência, sem esmorecer. Para isto ele usa uma parábola provocador
Lucas 11,5-7: A parábola que provoca
Como de costume, quando ele tem uma coisa importante para ensinar, Jesus recorre a uma comparação, uma parábola. Hoje ele nos conta uma história curiosa que termina em pergunta, e ele dirige esta pergunta ao povo que o escutava e também a nós que hoje lemos ou escutamos a história: "Se alguém de vocês tivesse um amigo, e fosse procurá-lo à meia-noite, dizendo: 'Amigo, me empreste três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para oferecer a ele'. Será que lá de dentro o outro responderia: 'Não me amole! Já tranquei a porta, meus filhos e eu já nos deitamos; não posso me levantar para lhe dar os pães?” Antes de Jesus mesmo dar a resposta, ele quer que você dê a sua opinião. O que você responderia: sim ou não?
Lucas 11,8: Jesus mesmo responde à provocação
Jesus dá a sua resposta: “Eu declaro a vocês: mesmo que o outro não se levante para dar os pães porque é um amigo seu, vai levantar-se ao menos por causa da amolação, e dar tudo aquilo que o amigo necessita”. Se não fosse Jesus, será que você teria a coragem de inventar uma história na qual se sugere que Deus atende às nossas orações para ver-se livre da amolação? A resposta de Jesus reforça a mensagem sobre a oração, a saber: Deus atende sempre à nossa oração. Esta parábola lembra a outra, também em Lucas, da viúva que insiste em conseguir seus direitos junto ao juiz ateu que não se importa com Deus nem com a justiça e que atende à viúva não porque quer ser justo, mas porque quer ver-se livre da amolação da mulher (Lc 18,3-5). Em seguida, Jesus tira duas conclusões para aplicar a mensagem da parábola na vida.
Lucas 11,9-10: A primeira aplicação da Parábola
“Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois, todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta”. Pedir, procurar, bater! Jesus não coloca condição. Se você pedir, vai receber. Se você procurar, vai encontrar. Se você bater na porta, ela vai ser aberta. Jesus não diz quanto tempo vai durar o pedir, o buscar, o bater, mas é certo que vai ter resultado.
Lucas 11,11-12: A segunda aplicação da parábola
“Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? 12 Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião?” Esta segunda aplicação deixa transparecer o público que escutava as palavras de Jesus e também o jeito de ele ensinar em forma de diálogo. Ele pergunta: “Vocês que são pais, quando o filho pede um peixe, vocês dão uma cobra?” O povo responde: “Não!” –“E se pede um ovo, vocês dão um escorpião?” -“Não!” Por meio do diálogo, Jesus envolve as pessoas na comparação e, pela resposta que recebe delas, ele as compromete com a mensagem da parábola.
Lucas 11,13: A mensagem: receber o dom do Espírito Santo
“Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem." O dom máximo que Deus tem para nós é o dom do Espírito Santo. Quando fomos criados, ele soprou o seu espírito nas nossas narinas e nós nos tornamos um ser vivente (Gn 2,7). Na segunda criação através da fé em Jesus, ele nos dá novamente o Espírito, o mesmo Espírito que fez com que a Palavra se encarnasse em Maria (Lc 1,35). Com a ajuda do Espírito Santo, o processo da encarnação da Palavra continuou até à hora da morte da Cruz. No fim, na hora da morte, Jesus devolveu o Espírito ao Pai: “Em tuas mãos entrega o meu espírito” (Lc 23,46). É este Espírito que Jesus nos prometeu como fonte de verdade e de compreensão (Jo 14,14-17; 16,13), e como ajuda no meio das perseguições (Mt 10,20; At 4,31). Este Espírito não se compra a preço de dinheiro nos shoppingcentros. A única maneira de consegui-lo é através da oração. Foram nove dias de oração que conseguiu o dom abundante do Espírito no dia de Pentecostes (At 1,14; 2,1-4).
4) Para um confronto pessoal
1) Como você responde à provocação da parábola? Uma pessoa que vive num apartamento pequeno em cidade grande, como ela responderia? Abriria a porta?
2) Quando você reza, reza com a convicção de conseguir o que pede?
5) Oração final
Louvarei o Senhor de todo o coração, na assembléia dos justos e em seu conselho. Grandes são as obras do Senhor, dignas de admiração de todos os que as amam. (Sl 110, 1-2)
Dois romeiros morrem atropelados na Dutra a caminho de Aparecida, em SP
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Outras duas pessoas foram atingidas na noite desta terça-feira (8) e tiveram ferimentos leves, segundo concessionária

Romeiros caminham em direção a Aparecida com coletes refletivos durante a noite - Reprodução/nstagram.com/prf_sp
São Paulo
Dois romeiros morrem atropelados na noite desta terça-feira (8) na rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Eles estavam a caminho de Aparecida (a cerca de 180 km São Paulo) para as comemorações do Dia da Padroeira do Brasil, no próximo sábado (12).
No primeiro caso, às 21h17, um homem de 51 anos foi atropelado por um ônibus no km 188, em Santa Isabel, no sentindo Rio de Janeiro.
Segundo a concessionária CCR RioSP, três pessoas foram atropeladas neste acidente —duas tiveram ferimentos leves.
Os três, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), faziam a peregrinação em um grupo com sete pessoas.
A documentação do veículo estava regular, de acordo com a polícia. O motorista do ônibus foi submetido ao teste do etilômetro (bafômetro) e o resultado deu negativo para o consumo de álcool.
Segundo a ocorrência, a vítima atravessava um acesso de desaceleração da rodovia no momento em que foi atropelada.
No outro caso, em Pindamonhangaba, a vítima tinha 65 anos. O idoso foi atingido no km 99, também sentido Rio de Janeiro, por um veículo não identificado. O acidente ocorreu às 23h55.
Nos dois casos, as pessoas mortas seguiam no sentido da via, com roupas escuras e à noite, fatores que podem ter contribuído para o sinistro, diz a polícia.
As circunstâncias dos acidentes serão apuradas pela polícia judiciária.
Cerca de 40 mil romeiros devem caminhar pela Dutra nesta semana em direção ao Santuário Nacional de Aparecida para as celebrações do Dia da Padroeira do Brasil.
A estimativa é da PRF, que prevê um número maior de peregrinos do que no ano passado, quando aproximadamente 35 mil pessoas passaram pelo contador instalado na estrada.
Em 2023, aproximadamente 330 mil pessoas estiveram no santuário entre os dias 3 e 12 de outubro. Somente no dia em homenagem à Padroeira foram cerca de 112 mil católicos.
Neste ano, o tema as festividades no santuário será "Mãe Aparecida acolhei-nos como peregrinos da esperança!".
De acordo com a PRF, existe uma preocupação maior neste ano porque há uma série de obras na Dutra, em São Paulo, Guarulhos e São José dos Campos.
Nesses locais, a sinalização foi reforçada e estão sendo feitas ações como instalação de cerquites (telas) e fresagem no solo, para oferecer mais conforto, além de cones com pirilampos e placas orientando o local por onde a passagem deve ser feita.
Também estão sendo colocadas placas com recomendações a motoristas e romeiros. Os avisos, segundo a concessionária CCR RioSP, informam principalmente sobre a presença de pedestres e ciclistas às margens da rodovia.
Alguns trechos da Dutra também receberão cones paro o caso de bloqueio de faixas para a passagem de grupos de peregrinos, se decidido pela polícia.
Cerca de 30 mil refletivos estão sendo entregues a grupos de peregrinos caminhando pela rodovia. "No caso de ciclistas, os refletivos são colados, na hora, com o objetivo de aumentar a visibilidade durante o trajeto a Aparecida", diz a concessionária.
Em razão dos diversos riscos relacionados à baixa visibilidade, a PRF reforça a recomendação aos romeiros para que não realizem a peregrinação no período noturno e também para não caminhar no sentido da via, mas sim no sentido oposto.
"Caso optem por realizar a jornada durante a noite, reforçamos a necessidade do uso de coletes refletivos, lanternas, roupas claras ou coloridas e demais itens ou equipamentos que auxiliem na visualização dos pedestres", afirmou a PRF.
Nesta semana, veículos com superdimensões terão restrição de circulação. Entre eles estão caminhões a partir de 2,60 m de largura, 4,40 m de altura e 19,80 m de comprimento total e com peso bruto que ultrapassar 58,5 toneladas.
Os trechos com restrições incluem as rodovias Presidente Dutra e Lorena-Itajubá (BR-459) e a avenida Itaguassú, em Aparecida (BR-488).
A medida busca garantir fluidez e segurança no trânsito, principalmente no período de aumento do fluxo de veículos e romeiros nas rodovias.
PROGRAMAÇÃO PARA 12 DE OUTUBRO
0h às 4h30
Vigília Mariana
5h45
Alvorada
6h
Missa
9h
Missa solene
12h
Toque dos sinos
12h
Missa das crianças
14h
Missa
15h
Consagração solene (Basílica histórica)
16h
Missa
18h
Missa de encerramento
O educador físico Erick Peterson Marques, 42, saiu no início da manhã desta terça de Itaquera, na zona leste de São Paulo, em direção a Aparecida com um grupo de 325 pessoas.
Em sua oitava romaria à cidade, esse é o maior grupo que organiza. A ideia é que os romeiros cheguem ao Santuário Nacional no fim da manhã de sexta-feira (11).
"Procuramos sempre seguir sobre a grama e não andar à noite, além de utilizar coletes refletivos e lanternas de cabeça", afirma.
Marques vai correndo todos os anos para Aparecida —os demais romeiros do grupo seguem até o santuário caminhando— para pagar uma promessa em agradecimento a doações de brinquedos para a ONG que gerencia em Itaquera, a Equipe Filhotes.
DICAS DE SEGURANÇA PARA PEREGRINOS
-Atenção redobrada, principalmente ao atravessar ruas
-Usar roupas claras e coletes refletivos
-Quando em grupos, andar em fila indiana
-Evitar usar o celular ou outros equipamentos que possam causar distração
-Evitar caminhar à noite, quando a visibilidade é reduzida
-Fazer um planejamento prévio da viagem, programando os pontos de parada
-Usar proteção solar
-Hidratar-se bem
-Não andar no leito da via
Fonte: Polícia Rodoviária Federal
Papa dispõe que Dom Odilo permaneça por mais 2 anos à frente da Arquidiocese de São Paulo
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Ao completar 75 anos, em 21 de setembro, Dom Odilo apresentou sua carta renúncia ao Santo Padre.
Vatican News
Em comunicado ao clero, religiosos e fiéis leigos da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer informou nesta terça-feira, 8, que o Papa Francisco dispôs que ele permaneça por mais dois anos como Arcebispo de São Paulo.
Ao completar 75 anos, em 21 de setembro, Dom Odilo apresentou sua carta renúncia ao Santo Padre. Conforme prevê o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico, “o Bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”.
No comunicado, Dom Odilo diz que “a Santa Sé informou no dia 07 de outubro que o Papa acolheu minha carta e dispôs que eu permanecesse ainda, por mais dois anos, à frente da querida Arquidiocese de São Paulo”.
Ainda no texto, o Purpurado exorta toda a Arquidiocese à preparação, mediante a oração, “para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025” e para a caminhada conjunta na realização do Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026, “vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese”.
Fonte: O São Paulo; vaticannews.va
Assembleia sinodal: "o Sínodo deve inspirar a ação, não apenas produzir documentos"
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A Segunda Sessão da Assembleia Sinodal do Sínodo sobre a Sinodalidade, que está sendo realizada na Sala Paulo VI do Vaticano, continua a debater as relações. Coletiva de Imprensa.
Padre Modino - Vaticano
Para aprofundar estas e outras questões relacionadas com o caminho sinodal, o arcebispo de Nampula e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, dom Inácio Saúre, o arcebispo de Puerto Montt (Chile), dom Luis Fernando Ramos, e o diácono Permanente da Diocese de Gent (Bélgica), Geert De Cubber, participaram na coletiva de imprensa deste dia 9 de outubro, na Sala de Imprensa vaticana.
Mulheres e jovens na tomada de decisões
Os trabalhos têm se concentrado no tema do discernimento eclesial, disse a secretária da Comissão para a Comunicação da Assembleia Sinodal, Sheila Pires, durante a coletiva. Nos mais de 70 discursos livres foi destacado o papel dos ministros ordenados e dos leigos, sua colaboração com os sacerdotes e bispos, o seu envolvimento nos processos de decisão. Daí a necessidade de uma maior participação dos leigos, dado que a sua presença é indispensável e cooperam para o bem da Igreja. Pires destacou a proposta feita para consultar o Povo de Deus sobre a idoneidade dos candidatos ao sacerdócio e ao episcopado, dado que numa Igreja sinodal, o Povo de Deus tem que se sentir responsável na escolha. Igualmente, foi falado sobre a possibilidade de leigos serem párocos, pois muitos sacerdotes não têm vocação de párocos.
A respeito das mulheres, foram destacadas algumas propostas, como evitar qualquer tipo de discriminação sexual no acolitado, reconhecendo seu contributo nos processos de decisão. Foi falado sobre confiar às mulheres o ministério da escuta, dado que “as mulheres sabem ouvir, ouvem de forma diferente”. Finalmente, envolver mais as mulheres num mundo dividido e em guerra.
Ouvindo vozes corajosas de fora da Igreja
Por sua vez, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, falou da necessidade de entrar em contato com os jovens por meio da pastoral digital, e de que os jovens façam parte do discernimento eclesial na pastoral juvenil. Ele também falou da situação dramática de muitas crianças no mundo, vítimas do tráfico de pessoas. Nesse sentido, ele enfatizou que “o Sínodo precisa inspirar ações, não apenas produzir documentos”, pedindo que se escute as vozes corajosas que vêm de fora da Igreja.
Ruffini destacou o testemunho de uma mãe que estava preocupada com a Iniciação Cristã das crianças e o papel dos pais na vivência da sinodalidade. Falou-se do acompanhamento das vítimas de abuso dentro da Igreja, da necessidade de a Igreja se aproximar dos vulneráveis, de uma maior proximidade com os pobres, da solidão e do isolamento dos padres, sobrecarregados de trabalho, da distância dos padres em relação à sinodalidade, o que deveria levar o Sínodo a ver como pode reavivar sua vocação de servir ao Povo de Deus. Houve também um forte apelo para o diálogo entre as Igrejas e dentro da Igreja, para a família como um modelo de sinodalidade e para que o Sínodo jogue o jogo e não apenas escreva um manual de treinamento.
Confiança e respeito mútuos
O arcebispo Luis Fernando Ramos salientou que no ano passado muitas questões foram levantadas, agora eles estão se concentrando em questões mais específicas para rearticular o que entendemos por Igreja Sinodal. Nesse contexto, surgiu o argumento da Igreja Povo de Deus, complementado pela Igreja Povo de Cristo, destacando a importância da espiritualidade sinodal para mudar as estruturas e o modo de ser Igreja, para uma conversão pessoal, comunitária, eclesial e pastoral. Ressaltou a importância de os leigos nunca perderem sua vocação secular, e das relações entre os seres humanos e dentro da Igreja, a fim de purificar, transformar e iluminar as relações baseadas na caridade. O bispo destacou a importância dos papéis de responsabilidade para que sejam imbuídos dos critérios de sinodalidade, com roteiros para o discernimento sinodal. Isso em uma Assembleia onde há confiança e respeito mútuo, algo que é valorizado positivamente por todos.
O fundador canonizado durante o Sínodo
Para os Missionários da Consolata, o Sínodo traz uma grande novidade, a canonização do Beato José Allamano, que será realizada no dia 20 de outubro, segundo disse o arcebispo de Nampula, membro dessa Congregação. Para eles, o tema do Sínodo é muito caro porque Allamano criou um instituto missionário. O arcebispo moçambicano refletiu sobre a importância da Iniciação Cristã como encontro com Jesus Cristo, e o fenômeno que se verifica na África, onde os jovens saem da Igreja depois de receber esses sacramentos, o que deve levar a refletir se teve uma boa Iniciação Cristã. Igualmente falou sobre a partilha de dons entre os seres humanos e entre as Igrejas numa Igreja Sinodal e da importância do conhecimento mútuo entre a Igreja Católica e a Igreja Oriental, que tem muito a nos dar nesta partilha de dons.
A sinodalidade começa em casa
O diácono permanente belga disse que não teria podido participar deste Sínodo sem sua família, com quem se sentou à mesa para decidir se sua presença na Assembleia Sinodal era algo conveniente, com o que todos concordaram, porque de outra forma, se alguém não tivesse concordado, ele não teria participado. A partir daí, ele destacou que "minha experiência de sinodalidade começa em casa". Em relação à Igreja belga, suas dificuldades e a presença de pessoas cansadas, ele disse que eles estão tentando colocar a Sinodalidade em prática na Pastoral Juvenil, para levar a sinodalidade ao trabalho com os jovens, algo feito com todas as dioceses que buscam avançar como Igreja sinodal. Por isso, sublinhou o fato de que somos diferentes uns dos outros, mas temos em comum nossa catolicidade. Fonte: https://www.vaticannews.va
Dom Jaime Spengler compartilha suas primeiras considerações sobre a segunda sessão do Sínodo sobre Sinodalidade
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Participando do Sínodo como presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, o Celam, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, partilhou um texto com as suas considerações sobre o processo sinodal. A segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos começou, no Vaticano, no dia 2 de outubro e segue até o dia 27 deste mês.
Segundo o presidente da CNBB, o Sínodo sobre a sinodalidade representa um apelo para recordar, trazer à fala e aprofundar o caráter dinâmico da experiência de fé cristã. “Vivemos um tempo em que a Igreja está sendo desafiada a buscar meios, linguagem e métodos apropriados para transmitir a fé às novas gerações”, afirmou.
Resgate do Concílio Vaticano II
Trata, segundo dom Jaime, de uma oportunidade de resgatar as grandes linhas do Concílio Vaticano II. “Na verdade, se trata de desenvolver as intuições dos padres conciliares e encontrar caminhos viáveis para implementá-las”, reforçou.
O bispo recorda que a Igreja como Povo de Deus, comunhão de peregrinos, é um organismo vivo, o que “implica estar disposta, aberta para colher os sinais dos tempos, num mundo em rápidas transformações evolução”.
Escutar o que o Espírito Santo pede hoje à Igreja
Dom Jaime reforça que Sínodo é um ocasião propícia para, juntos, escutar o que o Espírito diz hoje à Igreja. A dinâmica sinodal, segundo ele, requer uma abertura constante ao Espírito de Deus e seu Santo modo de operar, por meio do qual vive e atua na Igreja o Cristo vivo e ressuscitado. “Ele continua enviando os discípulos em missão. Missão entendida como um acompanhamento no espírito do diálogo”, afirmou.
O arcebispo de porto Alegre (RS) aponta que, ao longo do caminho já feito, uma coisa está se tornando sempre mais evidente: é necessário encontrar meios para que as capacidades e disposições de todos sejam colocadas a serviço da missão. “Todos os batizados necessitam melhor compreender o que significa ser Igreja participativa, promovendo a comunhão e a missão. Isto implica formação e espiritualidade pertinentes”, afirmou.
Dom Jaime aponta que, neste caminho, não se pode temer as controvérsias e compreendê-las como algo que faz parte do processo. “O importante e decisivo é se o que está autenticamente em questão é a fidelidade ao Evangelho, à bela e rica tradição da Igreja e se as possíveis e necessárias respostas aos apelos de hoje trazem as marcas da vocação da própria Igreja: ser sal e luz no mundo!”.
Conversão pessoal e pastoral
O presidente do Celam afirma que a conversão pastoral de que a muito se fala, exige renovação de estruturas. Antes, porém, aponta a necessidade de conversão pessoal. “Urge tornar a tarefa evangelizadora mais inclusiva e aberta; instigar a todos os que reconhecem Jesus como Caminho, Verdade e Vida a ‘sair’, a compartilhar com quem encontrar a experiência de se sentir amado/a por Ele, pois fez também a experiência do encontro com Ele…”, reforçou.
O presidente da CNBB acredita que a metodologia aplicada ao processo sinodal inspire todos a se abrirem e a realizarem o caminho que o Espírito está indicando. “No Brasil, e na América Latina, muito do espírito que orienta os trabalhos sinodais já se está presente na pastoral ordinária das Igrejas Particulares. Porém sempre se pode avançar, aprender com outras realidades eclesiais, outras culturas. É por ai que passa a tão necessária e desejada renovação de métodos, expressões, linguagem, ardor, disposição e estruturas”, conclui.
Por Willian Bonfim com informações de dom Jaime Spengler
Fonte: https://www.cnbb.org.br
Pe. Radcliffe no retiro sinodal: não aos medos e narcisismos, mas ouvir com o coração aberto
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As duas primeiras meditações do padre dominicano, pronunciadas na manhã desta segunda-feira na Sala Nova do Sínodo, durante o retiro espiritual dos participantes da Assembleia sinodal.
Isabella Piro – Cidade do Vaticano
Foi o Evangelho de João (20, 1-18 e 20, 19-29) a servir de fio condutor das duas meditações realizadas na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, pelo padre dominicano Timothy Radcliffe. Participante da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos como assistente espiritual, como já no ano passado, o religioso se pronunciou na Sala Nova do Sínodo por ocasião do retiro espiritual em andamento até a terça-feira, 1º de outubro, e dedicado aos membros, delegados fraternos e convidados especiais da Assembleia.
O mundo está escurecido pela violência
Na primeira meditação, o padre Radcliffe centrou-se no tema da “Ressurreição como uma busca na escuridão”. em um mundo “obscurecido pela violência” e no qual Deus “parece ter desaparecido em grande parte”, especialmente no Ocidente, devido ao ateísmo, à indiferença e ao ceticismo, o religioso exortou a colocar-se, como Maria Madalena, em busca do Senhor. “O mundo está cheio de lágrimas”, acrescentou o clérigo, citando o drama da guerra no Médio Oriente, na Ucrânia, no Sudão e em Mianmar. Mas apesar desta “escuridão”, devemos estar conscientes da presença de Deus e ouvir o “grito daqueles que choram”.
Ouça os outros com respeito e sem medo
O apelo à “escuta paciente, imaginativa, inteligente, de coração aberto”, que representa “a disciplina da santidade” foi outro tema abordado pelo padre Radcliffe: firme a sua advertência para que os participantes do Assembleia prestem atenção às perguntas dos outros “com respeito e sem medo”, porque somente assim será possível encontrar “uma nova forma de viver no Espírito”.
Os questionamentos são importantes, acrescentou o religioso, mas não podem ser vistos simplesmente como “questões sobre a possibilidade ou não de conceder algo... por exemplo, sobre o papel das mulheres na Igreja”. O que é necessária, no entanto, são os "questionamentos mais profundas do nosso coração", as "perguntas desconcertantes que nos convidam a uma vida nova" e sem as quais a fé acabaria como letra morta.
Ser companheiros de busca, não representantes de partidos da Igreja
Um outro “instrumento” do trabalho sinodal deverá ser o reconhecimento integral do outro, a partir do seu nome: “Deus nos chama sempre pelo nome - explicou o religioso -. E o nosso nome é sinal do fato que somos custodiados pelo Senhor na nossa singularidade.” Nesta perspectiva, o Sínodo será efectivamente “um momento de graça”, um encontro “frutífero” se os seus participantes aprenderem a “dizer 'nós'” e se verem uns aos outros não como “representantes dos partidos da Igreja”, mas como “fratelli tutti”, “alegres companheiros de busca”, porque “cada caminhante tem necessidade do outro" e também aqueles que poderiam se sentir excluídos da Assembleia. Padre Radcliffe mencionou em particular as mulheres, os teólogos, os párocos – que na realidade são fundamentais, pois “ sem eles, a Igreja não pode tornar-se verdadeiramente sinodal”.
O Sínodo, de fato, afirmou o religioso ao concluir a sua primeira meditação, “precisa de todos os caminhos para amar e buscar o Senhor, assim como nós precisamos dos buscadores do nosso tempo, mesmo que não partilhem a nossa fé”. Porque é abrindo-nos ao desejo de infinito do outro que poderemos “lançar o barco da missão”.
Os “dogmas” da sociedade contemporânea
O tema da missão esteve no centro da segunda meditação do padre Radcliffe, intitulada “O quarto fechado a chave”: "O tema desta Assembleia é uma Igreja sinodal em missão – disse ele – e o coração desta missão é ensinar as nossas doutrinas." Um objetivo certamente desafiador no contexto de uma sociedade “afligida por um profundo preconceito contra os dogmas”, ainda que não faltem “salas fechadas e sufocantes” representadas pelo relativismo, pelo fundamentalismo religioso, pelo materialismo, pelo nacionalismo, pelo cientificismo que “bloqueiam as pessoas em pequenas imaginações." Os ensinamentos da fé, ao invés disso – reiterou o sacerdote dominicano – “abrem as portas dos nossos corações e das nossas mentes, impelem-nos para além das pequenas respostas e rumo à busca infinita d’Aquele que é infinito amor e verdade”.
Tornar-nos pregadores do Evangelho da vida
Mas nos “quartos sufocantes” os discípulos também ficam aprisionados pelo medo, que os impede de “se tornarem vivos em Deus e, portanto, pregadores do Evangelho da vida em abundância”. Em vez disso – esta é a exortação do padre Radcliffe – é preciso “correr o risco de nos machucar-se", de se ferir, como o Senhor Ressuscitado. Este é um risco que vale a pena correr, porque Deus nos deu o dom da sua paz, que não pode ser destruída por nada.
Não olhar para o “umbigo eclesial”, mas abrir-se ao infinito de Deus
Mas além do medo de se ferir, acrescentou o religioso, há um outro temor a ser derrotado: aquele experimentado por que sente “um amor feroz pela Igreja” e que, fechados na sua mentalidade, temem que seja prejudicada devido a reformas que modificam as tradições. Tudo isto, porém, acaba por "nos fechar em um mundo limitado, olhando para o nosso umbigo eclesial", prontos a denunciar os "desvios dos outros". Em vez disso, “a Igreja está nas mãos do Senhor e Deus prometeu que as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
É preciso, portanto, sair das prisões “do narcisismo e da 'partidocracia'”, abrindo-nos aos “horizontes sem limites” nos quais Deus se revela e perdendo-nos no seu amor.
"Somos chamados a aventurar-nos no desconhecido, a abandonar o que é familiar e seguro e a empreender uma viagem ou uma busca – sublinhou o padre Radcliffe -. No entanto, não gostamos de correr riscos. Estamos satisfeitos com a pessoa que criamos ou construímos porque tememos ter sido criados à imagem de Deus. Esta incapacidade de responder ao chamado à vida, esta incapacidade de acreditar, chama-se pecado. Fonte: https://www.vaticannews.va
Pastora é morta a tiros pelo sobrinho dentro de igreja no Sul do ES
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Marta Alves de Oliveira estava na igreja quando o seu sobrinho, que não teve a identidade divulgada, entrou no local e efetuou os disparos. O homem foi preso horas após o crime.
Pastora é assassinada pelo sobrinho a tiros dentro de igreja no Sul do ES
Por g1 ES
Identificada como Marta Alves de Oliveira, a pastora foi assassinada a tiros pelo sobrinho dentro de uma igreja no Sul do Espírito Santo — Foto: Reprodução
Uma pastora foi assassinada a tiros pelo próprio sobrinho em uma igreja no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, na noite de sexta-feira (13). Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que o homem invadiu o local onde Marta Alves de Oliveira estava e efetuou os disparos. O assassino, que não teve a identidade divulgada, foi preso horas após o crime.
Ainda segundo a polícia, a corporação foi acionada para atender uma ocorrência de homicídio, e, quando os militares chegaram na igreja, encontraram Maria caída no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito da mulher no local.
O irmão da pastora disse aos policiais que um sobrinho estava ao seu lado naquela noite, em frente à igreja, e disse que iria matar a tia.
"O irmão da vítima disse que ficou assustado e entrou para a residência. Logo depois, ouviu dois disparos de arma de fogo e gritos", detalhou em nota.
Segundo a corporação, o suspeito foi localizado próximo à igreja, e inicialmente resistiu à ordem de abordagem, sendo necessário o uso da força e spray de pimenta para contê-lo. Ao ser questionado, o indivíduo confessou o homicídio aos militares e disse que era ameaçado de morte pela pastora.
O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.
O corpo da pastora foi encaminhado à Seção Regional de Medicina Legal (SML) do município para ser necropsiado e, posteriormente, liberado aos familiares. Fonte: https://g1.globo.com
O Papa deixa Singapura rumo a Roma, termina a viagem à Ásia e Oceania
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O pontífice está no voo de volta a Roma após 12 dias de visitas à Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura. Sua chegada ao aeroporto de Roma Fiumicino está prevista para o fim da tarde.
Silvonei José – Vatican News
O Papa Francisco concluiu nesta sexta-feira (13/09) o que deveria ser um duro teste em seu pontificado: a mais longa viagem internacional, 12 dias em que percorreu quatro países - Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e Singapura - e na qual, apesar de seus 87 anos e de seus problemas de mobilidade, passou sem problemas, em boa forma e sem mostrar sinais de fraqueza.
A viagem, durante a qual percorreu 32 mil quilômetros, somados aos que percorreu de carro e de papamóvel entre os fiéis, as quatro mudanças de horário e os sete voos, não parecem ter afetado o Pontífice, que nesta sexta-feira se despediu de Singapura com uma visita a um lar de idosos e um encontro com os jovens, no qual mais uma vez mostrou seu bom humor.
O Papa Francisco deixou Singapura às 12h25, hora local, concluindo sua 45ª viagem apostólica internacional à Ásia e à Oceania. Antes da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Singapura, o Pontífice, recebido pelo Ministro da Cultura, Comunidade e Juventude, teve uma breve conversa com ele.
O voo papal (A350 – Singapura Airlines) deve percorrer 9.567 Km em cerca de 12h35’’ chegando ao Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Roma-Fiumicino no final da tarde italiana.
Durante o voo, previsto o tradicional encontro com os jornalistas para a coletiva de imprensa.
Francisco nos últimos dias foi visto por centenas de milhares de pessoas e apertou a mão de muitas delas, nas longas filas que se formavam no aguardo dos diversos eventos, sem perder a paciência, parando o carro em várias ocasiões para abençoar os bebês que os pais traziam para o lado da estrada para vê-lo passar por um momento, e sempre se aproximando dos doentes para um afago.
Também distribuiu doces para as crianças, uma a uma, que se exibiam cantando, dançando e tocando seus instrumentos durante suas apresentações, embora sempre em sua cadeira de rodas.
Francisco, um grande amante da Ásia, seguindo os passos dos jesuítas aos quais pertence, também quis mostrar que esse continente é a esperança para a Igreja Católica.
O Papa voltará a pegar um avião em 15 dias para viajar para a Bélgica e Luxemburgo. Fonte: https://www.vaticannews.va
Acidente tira a vida de padre que viralizou na internet
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Padre Fabrício Rodrigues ficou conhecido nacionalmente pelo vídeo que viralizou em 2020 tendo crise de riso durante uma live | Reprodução/Redes Sociais
Padre Fabrício Rodrigues morreu na madrugada desta sexta (13) após bater a moto em um cavalo na rodovia Transamazônica em Marabá.
Por; Michel Garcia
A sexta-feira (13) amanheceu triste para a comunidade católica de Marabá e do povo do Pará. Faleceu na madrugada o Padre Fabrício Rodrigues, da Paróquia Bom Pastor, da Nova Marabá. Padre Fabrício é conhecido nacionalmente por ter viralizado nas redes sociais, onde tem uma crise de riso durante a realização de uma missa por live. A crise de riso veio depois que a corda do violão do músico que o acompanhava quebrou ao vivo, em live feita em novembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19.
De acordo com informações da Polícia, Padre Fabrício, que completou 29 anos no último dia 8, estava vindo de moto após serviços ministeriais na Vila Primeiro de Março, entrada do município de São João do Araguaia, a 20 quilômetros de Marabá, quando bateu em um cavalo que estava parado no meio da rodovia BR-230.
A batida foi tão forte que tanto o Padre quanto o cavalo perderam a vida. O Samu foi acionado mas o óbito foi constatado ainda no local.
Padre Fabrício era muito ativo na comunidade católica, participava ativamente de várias ações ministeriais e estava empenhado também nos preparativos do Círio de Marabá, que acontece no terceiro domingo de outubro próximo.
A moto pilotada pelo Padre ficou estirada na BR-230 |Divulgação
Ele também participava do programa Encontro com Maria, que vai ao ar de segunda a sexta pela Rádio Clube FM de Marabá, às 6h da manhã, chegando a participar várias vezes da programação, anunciando os eventos locais da Igreja.
No último domingo (8), foi aniversário do Padre que recebeu uma homenagem da comunidade como se pode ver no vídeo abaixo.
Ele morreu nesta sexta-feira (13) após bater em um cavalo quando vinha da Vila 1º de Março Dol Carajás 02
Padre Fabrício ministrava na Paróquia Bom Pastor, localizada na Folha 33, Nova Marabá e era muito querido na Diocese e pela comunidade católica de Marabá. A Diocese emitiu uma nota de pesar sobre o ocorrido.
“É com profundo pesar que a Diocese de Marabá anuncia o falecimento do Padre Fabrício Rodrigues. Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável”, disse a nota. Fonte: https://dol.com.br
Sexta-feira, 13 de setembro-2024. 23ª Semana do Tempo Comum. Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos, concedei aos que crêem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 6,39-42)
Naquele tempo, 39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Nenhum discípulo é maior do que o mestre; e todo discípulo bem formado será como o seu mestre. 41 Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho? 42 Como é que você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você não vê a trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem, para tirar o cisco do olho do seu irmão."
3) Reflexão Luca 6,39-42
O evangelho de hoje traz mais alguns trechos do discurso que Jesus pronunciou na planície depois de ter passado uma noite em oração (Lc 6,12) e de ter chamado o doze para serem seus apóstolos (Lc 6,13-14). Grande parte das frases reunidas neste discurso foram pronunciadas em outras ocasiões, mas Lucas, imitando Mateus, as reuniu aqui neste Sermão da Planície.
Lucas 6,39: A parábola do cego guiando outro cego
Jesus contou uma parábola aos discípulos: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?” Parábola de uma linha só que tem muita semelhança com as advertências que, no evangelho de Mateus, são dirigidas aos fariseus: “Ai de vocês, guias cegos!” (Mt 23,16.17.19.24.26) Aqui no contexto do evangelho de Lucas, esta parábola é dirigida aos animadores das comunidades que se consideram donos da verdade, superiores aos outros. Por isso são guias cegos.
Lucas 6,40: Discípulo - Mestre
“Nenhum discípulo é maior do que o mestre; e todo discípulo bem formado será como o seu mestre”. Jesus é Mestre. Não é professor. Professor dá aula em várias matérias, mas não convive. Mestre não dá aula, mas convive. A sua matéria é ele mesmo, o seu testemunho de vida, sua maneira de viver as coisas que ensina. A convivência com o mestre tem três aspectos: (1) O mestre é o modelo ou o exemplo a ser imitado (cf.Jo 13,13-15). (2) O discípulo não só contempla e imita, mas também se compromete com o destino do mestre, com a sua tentações (Lc 22,28), perseguição (Mt 10,24-25), e morte (Jo 11,16). (3) Não só imita o modelo, não só assume o compromisso, mas chega a identificar-se: "Vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20). Este terceiro aspecto é a dimensão mística do seguimento de Jesus, fruto da ação do Espírito.
Lucas 6,41-42: O cisco no olho do irmão
“Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você não vê a trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem, para tirar o cisco do olho do seu irmão". No Sermão da Montanha, Mateus trata do mesmo assunto e explica um pouco melhor a parábola do cisco no olho. Jesus pede uma atitude criativa que nos torne capazes de ir ao encontro do outro sem julgá-lo, sem preconceitos e racionalizações, acolhendo-o como irmão (Mt 7,1-5). Esta total abertura para o outro como irmão só nascerá em nós quando soubermos relacionar-nos com Deus em total confiança de filhos (Mt 7,7-11).
4) Para um confronto pessoal
1) Cisco e trave no olho. Como eu me relaciono com os outros em casa na família, no trabalho com os colegas, na comunidade com os irmãos e as irmãs?
2) Mestre e discípulo. Como sou discípulo de Jesus?
5) Oração final
Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor: aí eles vos louvam para sempre. Feliz o homem cujo socorro está em vós, e só pensa em vossa santa peregrinação (Sl 83, 3)
Quinta-feira, 12 de setembro-2024. 23ª Semana do Tempo Comum. Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos, concedei aos que crêem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 6,27-38)
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, 28abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. 29Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. 30Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. 31O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. 32Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. 34Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. 36Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.
3) Reflexão Lucas 6,27-38
O evangelho de hoje traz a segunda parte do “Sermão da Planície”. Na primeira parte (Lc 6,20-26), Jesus se dirigia aos discípulos (Lc 6,20). Na segunda parte (Lc 6,27-49), ele se dirige “a vocês que me escutam”, isto é, àquela multidão imensa de pobres e doentes, vinda de todos os lados (Lc 6,17-19).
Lucas 6,27-30: Amar os inimigos!
As palavras que Jesus dirige a este povo são exigentes e difíceis: amar os inimigos, não amaldiçoar, oferecer a outra face a quem bate no rosto, não reclamar quando alguém toma o que é nosso. Tomadas ao pé da letra, estas frases parecem favorecer os ricos que roubam. Mas nem o próprio Jesus as observou ao pé da letra. Quando o soldado lhe bateu no rosto, não ofereceu a outra face, mas reagiu com firmeza. “Se falei errado, prove! Se falei certo, porque me bates?” (Jo 18,22-23). Então, como entender estas palavras? Os versículos seguintes ajudam a entender o que Jesus quer ensinar.
Lucas 6,31-36: A Regra de Ouro! Imitar Deus
Duas frases de Jesus ajudam a entender o que ele quis ensinar. A primeira frase é a assim chamada Regra de Ouro: "O que vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês a eles!” (Lc 6,31). A segunda frase é: "Procurem ser misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso!" (Lc 6,36). Estas duas frases mostram que Jesus não quer simplesmente virar a mesa ou inverter a situação, pois aí nada mudaria. Ele quer mudar o sistema. O Novo que ele quer construir vem da nova experiência de Deus como Pai cheio de ternura que acolhe a todos! As palavras de ameaça contra os ricos não podem ser ocasião para os pobres se vingarem. Jesus manda ter a atitude contrária: "Amai os vossos inimigos!" O amor não pode depender do que eu recebo do outro. O amor verdadeiro deve querer o bem do outro independentemente do que ele ou ela faz por mim. O amor deve ser criativo, pois assim é o amor de Deus por nós: "Procurem ser misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso!". Mateus diz a mesma coisa com outras palavras: “Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito” (Mt 5,48). Nunca ninguém poderá chegar a dizer: Hoje fui perfeito como o Pai do céu é perfeito! Fui misericordioso como o Pai do céu é misericordioso”. Estaremos sempre abaixo da medida que Jesus colocou diante de nós.
No evangelho de Lucas, a Regra de Ouro diz: "O que vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês a eles!” (Lc 6,31) O evangelho de Mateus traz uma formulação um pouco diferente: "Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles” e acrescenta: “Pois nisso consistem a Lei e os Profetas" (Mt 7,12). Praticamente todas as religiões do mundo inteiro tem a mesma Regra de ouro com formulações diversas. Sinal de que aqui se expressa uma intuição ou um desejo universal que nasce do fundo do coração humano.
Lucas 6,37-38: A medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.
"Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Dêem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês”. São quatro conselhos: dois na forma negativa: não julgar, não condenar; e dois na forma positiva: perdoar e doar com medida abundante. Quando diz “e será dado a vocês”, Jesus alude ao tratamento que Deus quer ter para conosco. Mas quando a nossa maneira de tratar os outros é mesquinha, Deus não pode usar para conosco a medida abundante e transbordante que Ele gostaria de usar.
Celebrar a visita de Deus
O Sermão da Planície ou Sermão da Montanha, desde o seu começo, leva os ouvintes a fazer uma escolha, uma opção, a favor dos pobres. No Antigo Testamento, várias vezes, Deus colocou o povo diante da mesma escolha de bênção ou de maldição. Ao povo era concedida a liberdade para escolher: "Eu lhes propus a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver" (Dt 30,19). Não é Deus quem condena, mas é o próprio povo de acordo com a escolha que fará entre a vida e a morte, entre o bem e o mal. Estes momentos de escolha são os momentos da visita de Deus ao seu povo (Gn 21,1; 50,24-25; Ex 3,16; 32,34; Jr 29,10; Sl 59,6; Sl 65,10; Sl 80,15, Sl 106,4). Lucas é o único evangelista a empregar esta imagem da visita de Deus (Lc 1,68. 78; 7,16; 19,44; At 15,16). Para Lucas Jesus é a visita de Deus que coloca o povo diante da escolha da bênção ou da maldição: "Felizes vocês, pobres!" e "Ai de vocês, ricos!" Mas o povo não reconheceu a visita de Deus (Lc 19,44).
4) Para um confronto pessoal
1) Será que nós olhamos a vida e as pessoas com o mesmo olhar de Jesus?
2) O que quer dizer hoje "ser misericordioso como o Pai do céu é misericordioso"?
5) Oração final
Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos (Sl 138)
Terça-feira, 10 de setembro-2023. 23ª Semana do Tempo Comum Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos, concedei aos que crêem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 6,12-19)
12Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. 13Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; 16Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. 17Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. 18E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. 19Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos.
3) Reflexão Lucas 6,12-19
O evangelho de hoje traz dois assuntos: a escolha dos doze apóstolos (Lc 6,12-16) e a multidão enorme de gente querendo encontrar-se com Jesus (Lc 6,17-19). O evangelho de hoje nos convida a refletir sobre os Doze que foram escolhidos para conviver com Jesus como apóstolos. Os primeiros cristãos lembraram e registraram os nomes destes Doze e de alguns outros homens e mulheres que seguiram a Jesus e que, depois da ressurreição, foram criando as comunidades pelo mundo afora. Hoje também, todo mundo lembra o nome de alguma catequista ou professora que foi significativa para a sua formação cristã.
Lucas 6,12-13: A escolha dos 12 apóstolos
Antes de fazer a escolha definitiva dos doze apóstolos, Jesus passou uma noite inteira em oração. Rezou para saber a quem escolher e escolheu os Doze, cujos nomes estão nos evangelhos e que receberam o nome de apóstolo. Apóstolo significa enviado, missionário. Eles foram chamados para realizar uma missão, a mesma que Jesus recebeu do Pai (Jo 20,21). Marcos concretiza mais e diz que Deus os chamou para estar com ele e enviá-los em missão (Mc 3,14)..
Lucas 6,14-16: Os nomes dos 12 apóstolos
Com pequenas diferenças os nomes dos Doze são iguais nos evangelhos de Mateus (Mt 10,2-4), Marcos (Mc 3,16-19) e Lucas (Lc 6,14-16). Grande parte destes nomes vem do AT. Por exemplo, Simeão é o nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que o nome de Jacó (Gn 25,26). Judas é o nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de Levi (Mc 2,14), que foi outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos sete tem nome que vem do tempo dos patriarcas: duas vezes Simão, duas vezes Tiago, duas vezes Judas, e uma vez Levi! Isto revela a sabedoria e a pedagogia do povo. Através dos nomes dos patriarcas e das matriarcas, dados aos filhos e filhas, eles mantinham viva a tradição dos antigos e ajudavam seus filhos a não perder a identidade. Quais os nomes que nós damos hoje para os nossos filhos e filhas?
Lucas 6,17-19: Jesus desce da montanha e a multidão o procura
Ao descer da montanha com os doze, Jesus encontrou uma multidão imensa de gente que o procurava para ouvir sua palavra e tocá-lo, porque dele saía uma força de vida. Nesta multidão havia judeus e estrangeiros, gente da Judéia e também de Tiro e Sidônia. É o povo abandonado, desorientado. Jesus acolhe a todos que o procuram. Judeus e pagãos! Este é um dos temas preferidos de Lucas!
Estas doze pessoas, chamadas por Jesus para formar a primeira comunidade, não eram santas. Eram pessoas comuns, como todos nós. Tinham suas virtudes e seus defeitos. Os evangelhos informam muito pouco sobre o jeito e o caráter de cada uma delas. Mas o pouco que informam é motivo de consolo para nós.
Pedro era uma pessoa generosa e entusiasta (Mc 14,29.31; Mt 14,28-29), mas na hora do perigo e da decisão, o coração dele encolhia e ele voltava atrás (Mt 14,30; Mc 14,66-72). Chegou a ser satanás para Jesus (Mc 8,33). Jesus deu a ele o apelido de Pedra (Pedro). Pedro, ele por si mesmo, não era Pedra. Tornou-se pedra (rocha), porque Jesus rezou por ele (Lc 22,31-32).
Tiago e João estavam dispostos a sofrer com e por Jesus (Mc 10,39), mas eram muito violentos (Lc 9, 54). Jesus os chamou “filhos do trovão” (Mc 3,17). João parecia ter um certo ciúme. Queria Jesus só para o grupo dele (Mc 9,38).
Filipe tinha um jeito acolhedor. Sabia colocar os outros em contato com Jesus (Jo 1,45-46), mas não era muito prático em resolver os problemas (Jo 12,20-22; 6,7). Às vezes, era meio ingênuo. Teve hora em que Jesus perdeu a paciência com ele: “Mas Filipe, tanto tempo que estou com vocês, e ainda não me conhece?” (Jo 14,8-9)
André, irmão de Pedro e amigo de Filipe, era mais prático. Filipe recorre a ele para resolver os problemas (Jo 12,21-22). Foi André que chamou Pedro (Jo 1,40-41), e foi André que encontrou o menino com cinco pãezinhos e dois peixes (Jo 6,8-9).
Bartolomeu parece ter sido o mesmo que Natanael. Este era bairrista e não podia admitir que algo de bom pudesse vir de Nazaré (Jo 1,46).
Tomé foi capaz de sustentar sua opinião, uma semana inteira, contra o testemunho de todos os outros (Jo 20,24-25). Mas quando viu que estava equivocado, não teve medo de reconhecer seu erro (Jo 20,26-28). Era generoso, disposto a morrer com Jesus (Jo 11,16).
Mateus ou Levi era publicano, cobrador de impostos, como Zaqueu (Mt 9,9; Lc 19,2). Eram pessoas comprometidas com o sistema opressor da época.
Simão, ao contrário, parece ter sido do movimento que se opunha radicalmente ao sistema que o império romano impunha ao povo judeu. Por isso tinha o apelido de Zelota (Lc 6,15). O grupo dos Zelotas chegou a provocar uma revolta armada contra os romanos.
Judas era o que tomava conta do dinheiro do grupo (Jo 13,29). Ele chegou a trair Jesus.
Tiago de Alfeu e Judas Tadeu, destes dois os evangelhos nada informam a não ser o nome.
4) Para um confronto pessoal
1) Jesus passou a noite inteira em oração para saber a quem escolher, e escolheu estes doze! Qual a lição que você tira daí?
2) Você lembra dos nomes das pessoas que estão na origem da comunidade a que você pertence? O que mais lembra delas: o conteúdo que lhe ensinaram ou o testemunho que deram?
5) Oração final
Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória (Sl 149, 2)
Padre investigado após denúncias de abusos sexuais no Amapá é encontrado morto
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Morte foi confirmada pela Diocese de Macapá neste sábado (7). Jovens ligados à igreja denunciaram o padre por assédio e importunação sexual.

Padre Francivaldo Lima da Silva — Foto: Reprodução
Por Rafael Aleixo, g1 AP — Macapá
A Diocese de Macapá confirmou neste sábado (7) a morte do Padre Francivaldo Lima da Silva, de 52 anos, acusado de cometer abusos sexuais contra jovens ligados ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Macapá.
Segundo a Polícia Civil do Amapá, ex-coroinhas e ex-seminaristas fizeram as primeiras denúncias contra então pároco do santuário.
A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente (DERCCA), informou que as investigações iniciaram após uma primeira denúncia e depois foram surgindo mais vítimas.
Em nota, o bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, lamentou a morte e disse que aguarda os laudos da polícia para conhecer as causas da morte.
Veja nota da Diocese de Macapá:
Nota de Falecimento
A Diocese de Macapá comunica com pesar o falecimento do padre Francivaldo Lima da Silva.
Em nota o bispo de Macapá expressa:
Neste sábado,7, todos nós fomos surpreendidos pela trágica notícia do falecimento do padre Francivaldo Lima da Silva.
Aguardamos os laudos da Polícia para conhecer as causas da morte. Não cabe a nós julgar as pessoas.
Neste momento só podemos pedir a misericórdia do Divino Pai porque somente Ele conhece o que se passa no coração de cada um.
Convido a todos a rezar pela alma do pe. Francivaldo e pelos seus familiares enlutados.
Dom Pedro José Conti
Fonte: https://g1.globo.com
Padre acusado de pedofilia comete suicídio
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O padre Francivaldo Lima da Silva de 52 anos foi encontrado morto. Ele estava sendo investigado pela Polícia Civil do Amapá por acusações de crimes sexuais.
Segundo a diocese de Macapá Francivaldo que ocupava o cargo de pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e vigário geral foi dispensado de suas funções em 26 de julho de 2024.
Jovens ligados à igreja incluindo ex-coroinhas e ex- seminaristas denunciaram o padre por assédio sexual e importunação.
O caso estava sendo investigado pela Polícia Civil e foi encaminhado Ministério Público para apreciação. Fonte: https://agazetadoamapa.com.br
Sexta-feira, 6 de setembro-2024. 22ª Semana do Tempo Comum. Evangelho do dia- Lectio Divina- com Frei Carlos Mesters, Carmelita.
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1) Oração
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 5,33-39)
Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem... 34Jesus respondeu-lhes: Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão. 36Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. 37Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; 38mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam. 39Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor. - Palavra da salvação.
3) Reflexão Lucas 5,33-39
No evangelho de hoje vamos ver de perto mais um conflito entre Jesus e as autoridades religiosas de época, escribas e fariseus (Lc 5,3). Desta vez, o conflito é em torno da prática do jejum. Lucas relata vários conflitos em torno das práticas religiosas da época: o perdão dos pecados (Lc 5,21-25), comer com pecadores (Lc 5,29-32), o jejum (Lc 5,33-36), e mais dois conflitos em torno da observância do sábado (Lc 6,1-5 e Lc 6,6-11).
Lucas 5,33: Jesus não insiste na prática do jejum
Aqui, o conflito é em torno da prática do jejum. O jejum é um costume muito antigo, praticado por quase todas as religiões. O próprio Jesus o praticou durante quarenta dias (Mt 4,2). Mas ele não insiste com os discípulos para que façam o mesmo. Deixa a eles a liberdade. Por isso, os discípulos de João Batista e dos fariseus, que eram obrigados a jejuar, querem saber por que motivo Jesus não insiste no jejum.
Lucas 5,34-35: Enquanto o noivo está com eles não precisam jejuar
Jesus responde com uma comparação. Enquanto o noivo está com os amigos do noivo, isto é, durante a festa do casamento, estes não precisam jejuar. Jesus se considera o noivo. Durante o tempo em que ele, Jesus, estiver com os discípulos, é festa de casamento. Um dia, porém, o noivo vai ser tirado. Aí, se quiserem, podem jejuar. Jesus alude à sua morte. Ele sabe e sente que, se ele continuar neste caminho de liberdade, as autoridades vão querer matá-lo.
No Antigo Testamento, várias vezes, o próprio Deus se apresenta como sendo o noivo do povo (Is 49,15; 54,5.8; 62,4-5; Os 2,16-25). No Novo Testamento, Jesus é visto como o noivo do seu povo (Ef 5,25). O Apocalipse faz o convite para a celebração das núpcias do Cordeiro com sua esposa a Jerusalém celeste (Ap 19,7-8; 21,2.9).
Lucas 5,36-39: Vinho novo em odre novo!
Estas palavras meio soltas sobre o remendo novo em pano velho e sobre o vinho novo em odre novo devem ser entendidas como uma luz que joga sua claridade sobre os vários conflitos, relatados por Lucas, antes e depois da discussão em torno do jejum. Elas esclarecem a atitude de Jesus com relação a todos os conflitos com as autoridades religiosas. Colocados em termos de hoje seriam conflitos como estes: casamento de pessoas divorciadas, amizade com prostitutas e homossexuais, comungar sem estar casado na igreja, faltar à missa no domingo, não fazer jejum na Sexta-feira Santa, etc.
Não se coloca remendo de pano novo em roupa velha. Na hora de lavar, o remendo novo repuxa o vestido velho e o estraga mais ainda. Ninguém coloca vinho novo em odre velho, porque o vinho novo pela fermentação faz estourar o odre velho. Vinho novo em odre novo! A religião defendida pelas autoridades religiosas era como roupa velha, como odre velho. Não se deve querer combinar o novo que Jesus trouxe com os costumes antigos. Ou um, ou outro! O vinho novo que Jesus trouxe faz estourar o odre velho. Tem que saber separar as coisas. Muito provavelmente, Lucas traz estas palavras de Jesus para orientar as comunidades dos anos 80. Havia um grupo de judeu-cristãos que queriam reduzir a novidade de Jesus ao tamanho do judaísmo de antes. Jesus não é contra o que é “velho”. O que ele não quer é que o velho se imponha ao novo e, assim, o impeça de manifestar-se. Seria o mesmo que, na Igreja Católica, reduzir a mensagem do Concílio Vaticano II ao tamanho da igreja de antes do concílio, como hoje muita gente parece estar querendo.
4) Para um confronto pessoal
- Quais os conflitos em torno de práticas religiosas que, hoje, trazem sofrimento para as pessoas e são motivo de muita discussão e polêmica? Qual a imagem de Deus que está por trás de todos estes preconceitos, normas e proibições?
- 2. Como entender hoje a frase de Jesus: “Não colocar remendo de pano novo em roupa velha”? Qual a mensagem que você tira de tudo isto para a sua vida e a vida da sua comunidade?
5) Oração final
Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. Como a luz, fará brilhar a tua justiça; e como o sol do meio-dia, o teu direito (Sl 36, 2)
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