O Papa Francisco, do lado de fora da Catedral dos Santos Pedro e Paulo, em Ulan Bator, se encontrou com uma mulher que achou a estátua de Nossa Senhora, "Mãe do Céu", no lixo.

 

Thulio Fonseca - Vatican News

Antes do inicio do encontro com a comunidade católica, o Santo Padre foi ao encontro da Sra. Tsetsege, mãe de onze filhos em um "ger" (habitação característica do povo da Mongólia). Ela conta que encontrou uma bela estátua de madeira esculpida com as feições de uma bonita mulher em um depósito de lixo. Inicialmente, não percebeu que se tratava da Virgem Imaculada. Ao voltar para casa, ela disse para a família: "Essa linda senhora quis vir morar na minha tenda". E depois, quando percebeu de quem se tratava, a mulher entregou a estátua à comunidade católica, que a exibiu em uma paróquia local.

A história da estátua da Virgem Maria foi então contada ao Cardeal Giorgio Marengo, Prefeito Apostólico de Ulan Bator, e ele mesmo concluiu:

"Imediatamente pensei que a Virgem Maria queria nos dizer algo por meio desse achado. Como aquela estátua tinha ido parar no lixão, já que, especialmente naquela parte do país, há pouquíssimos católicos? Então pensei que o Senhor, por meio de sua Santa Mãe, se faz presente nas situações mais extremas para nos dizer o quanto ele está próximo de cada um de nós."

O Cardeal Marengo também enfatizou que a Virgem "está sempre pronta para nos encontrar, mesmo em lugares de desespero, de descarte, de dor, de abandono". "Também falei sobre a estátua com o Santo Padre quando o visitei com uma pequena delegação de monges budistas da Mongólia: mostrei-lhe uma imagem e ele ficou muito satisfeito".

Em seu discurso durante o encontro com os Bispos, Sacerdotes, Missionários, Consagrados, Consagradas e Agentes da Pastoral, o Santo Padre destacou a importância da presença de Nossa Senhora em meio aquela pequena comunidade:

“Neste caminho de discípulos-missionários, tendes um apoio seguro: a nossa Mãe celeste, que quis dar-vos um sinal palpável da sua presença discreta e solícita ao deixar que se encontrasse a sua imagem numa lixeira. Naquele lugar dos detritos, apareceu esta bela estátua da Imaculada: Ela, sem mácula, imune do pecado, quis chegar tão perto a ponto de ser confundida com os desperdícios da sociedade, para que, da imundície do lixo, emergisse a pureza da Santa Mãe de Deus.”

Ao final do encontro o Papa Francisco abençoou a imagem de Nossa Senhora, venerada como "Mãe do Céu", que desde o dia 08 de dezembro de 2022 foi entronizada na Catedral de Ulan Bator. Fonte: https://www.vaticannews.va