Com a presença de Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, tivemos a Missa que marcou a história do Carmo na Vila Kosmos-Vicente de Carvalho/RJ.

A partir deste sábado, 2 de setembro-2023, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo- até então pertencente ao Vicariato Suburbano- faz parte agora do Leopoldina.

 

Histórico:

O Vicariato Episcopal Leopoldina foi criado por Decreto passado na Cúria aos 21 de novembro de 1966, na festa da Apresentação de Maria Santíssima, e assinado pelo Emmo. Cardeal D. Jaime de Barros Câmara.

Abrange a área da grande Leopoldina. Seus principais bairros são: Ilha do Governador, Bonsucesso, Benfica, Higienópolis, Ramos, Olaria, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Vila da Penha, Vista alegre, Parada de Lucas, Cordovil, Pavuna (Parque Colúmbia), Irajá, Jardim América, Vigário Geral e Maré.

Está dividido em 7 foranias, compreendendo 42 paróquias, 1 Santuário Mariano e 93 capelas. Das paróquias, 33 são administradas pelos padres diocesanos e 09 por religiosos. 

Sua complexidade, entre outras peculiaridades, se dá por ser uma área do município do  Rio de Janeiro, onde a vulnerabilidade e o risco social são bastante expressivos. Entretanto, apesar da complexidade, o Vicariato Leopoldina tem um histórico de evangelização e desafios inerentes à realidade do território. Fonte: https://arqrio.org.br. Fotos: Rosemiro Magalhães. Divulgação: www.olharjornalistico.com.br