Frente fria chegou ao RJ no início da tarde desta sexta-feira (22).

 

Resumo

Cidades que o Governo do RJ considera que ainda têm risco hidrológico:

Magé;

Rio de Janeiro;

Petrópolis;

Teresópolis;

Nova Friburgo;

Campos dos Goytacazes;

Bom Jesus do Itabapoana

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), é alto o risco de deslizamentos nas seguintes cidades:

Maricá

Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Magé

Nova Friburgo

Campos dos Goytacazes

Bom Jesus do Itabapoana

 

O maior volume de chuvas foi registrado entre o fim da manhã de sexta (22) e a madrugada deste sábado (23). Desde o início do dia a chuva perdeu intensidade sobre o Rio de Janeiro e apenas chuva fraca a moderada foi registrada.

 

Governador fala sobre chuva

O governador Cláudio Castro afirmou em entrevista coletiva no começo da tarde deste sábado (23) que recebeu ligações do presidente Lula e de José Múcio, ministro da Defesa. Ele afirmou que o Governo Federal se colocou à disposição do poder estadual no atendimento e resgate das vítimas.

“Estão 100% mobilizados para caso a gente precise. Estão de prontidão. Durante a madrugada, a chuva não causou mais tragédias”, disse o governador.

A EcoRioMinas liberou, no início da tarde deste sábado (23), o trecho de serra da BR-116/RJ, que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis. A liberação, em ambos os sentidos, aconteceu após nova vistoria na região.

O trecho estava totalmente interditado desde as 21h de sexta-feira (22) por precaução devido às fortes chuvas que atingiram a região.

As equipes técnicas da concessionária avaliaram que diante da diminuição das chuvas e melhora na visibilidade foi possível a reabertura do tráfego. Não foram detectados novos pontos de atenção e as equipes já trabalham nos locais.

 

Estradas interditas com pistas alagadas em Cachoeiras de Macacu e Itaperuna

O Norte e o Noroeste do Rio de Janeiro sofrem com as chuvas que atingem a região desde a sexta-feira (22).

A RJ 122, está com o trânsito interrompido nos dois sentidos, na altura do Km 17, em Cachoeiras de Macacu. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estão no local.

Já a BR-365, na altura de Itaperuna também está com o trânsito interrompido.

Em Teresópolis, duas casas foram atingidas por deslizamentos na comunidade da Corea durante esta madrugada. Um menino de 7 anos morreu, e um jovem de 16 anos é procurado. Não se sabe se eles pertencem à mesma família.

 

Confira abaixo os pontos de apoio da Prefeitura de Duque de Caxias:

-Saracuruna - Vila Urussaí Escola Municipal Jayme Fichman Endereço: Rua Uruguaiana, s/n

-Parque Paulista Escola CIEP Henrique de Souza Filho - Henfil Endereço: Avenida Trinta e um de Março, 88

-Vila Maria Helena / Chácara Arcampo Escola Municipal Interrcultural México - Nilcelina dos Santos Ferreira Endereço: Estrada do Serrado, s/n

-Vila do Sapê / Imbariê CIEP 226 Porto Estrela Endereço: Rodovia Rio-Magé, Km 7,5

 

 

Vítima internada em estado grave

Uma casa desabou durante a chuva e deixou três pessoas feridas em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Uma vítima está internada em estado grave. O desabamento aconteceu na sexta-feira (22).

Davi da Silva, de 60 anos, está internado no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Ele vivia em uma casa às margens do Rio Sarapuí, na Rua Marechal Castelo Branco.

Ele passou por uma cirurgia de emergência ortopédica no dedo direito e também para colocação de um dreno no tórax. Ele ainda apresenta outras fraturas na região da face, costelas, braço e coluna e, neste momento, não precisam de cirurgia. Davi está internado no CTI da unidade.  Fonte: https://g1.globo.com