Guia de turismo, pastor e músico: quem são as vítimas do acidente com 25 mortos na BA

Caminhão bateu de frente em ônibus de turismo que voltada da Praia de Guarajuba, no litoral do estado

 

Vítimas do acidente entre ônibus de turismo e caminhão na Bahia — Foto: Reprodução

 

Por 

Ana Clara Serafim* Júlia CoplePâmela Dias e Paulo Assad — Rio de Janeiro

Uma guia de turismo, um presbítero, uma diaconisa e um músico são algumas das vítimas do acidente entre um micro-ônibus e um caminhão que transportava mangas, na noite deste domingo, na BR-324, em trecho da cidade do São José do Jacuípe, no norte da Bahia. A colisão frontal aconteceu quando o veículo que transportava passageiros voltava de uma excursão à praia de Guarajuba.

Entre as vítimas identificadas até o momento está a guia turística Michele Silva, de 30 anos. A informação foi confirmada por João Daniel da Conceição, advogado da família da vítima, que é dona da empresa Naldo Transportes, responsável pelo ônibus que fazia a viagem.

De acordo com o advogado, Michele agendava as excursões e fazia os contratos. O pai era o dono da empresa, mas eles tinham uma relação comercial. Ainda segundo da Conceição, a documentação do veículo estava em dia, e o ônibus havia passado por uma vistoria da agência reguladora há menos de 30 dias. Quem dirigia o ônibus no momento do acidente era João Nilson, que também faleceu.

 

ACIDENTE COM 25 MORTOS NA BA

Ao menos 25 pessoas morreram em um acidente envolvendo um caminhão carregado de manga e um ônibus de turismo, na noite de domingo, na BR-324, em trecho da cidade do São José do Jacuípe, no norte da Bahia, a cerca de 290 km de Salvador.

O acidente aconteceu por volta das 22h30, no km 381, próximo da cidade de Gavião, no sentido de Jacobina. 

O coletivo estava fazendo o trajeto de Guarajuba para Jacobina. Um dos feridos foi levado para o hospital da cidade de Capim Grosso e as outras cinco para uma unidade de saúde de Nova Fátima.

Eles faziam esses percursos quase que mensalmente entre grupos de amigos que se unia para conhecer praias. No Ano Novo, por exemplo, foram para outra cidade: Morro de São Paulo.

 

Presbítero e esposa também estavam no ônibus

Uma família que frequentava a Assembleia de Deus Madureira Jacobina também está entre as vítimas. Os três familiares, identificados por amigos nas redes sociais como presbítero Erivaldo, diaconisa Tatiane e o filho, Emanuel, são descritos como "uma família abençoada, de Deus".

A igreja que frequentavam, Assembleia de Deus Madureira Jacobina, publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Fiéis e amigos que compartilhavam a fé com a família deixaram mensagens de luto nos perfis da congregação.

"Pb. Erivaldo, Dca. Tatiane, Emanuel. Deixaram Registrado nesse Ministério, em nosso convívio a sua História! Fiés dizimistas, ofertantes, ajudadores, comprometidos, empenhados, servos do Senhor. Só nos resta estarmos juntos em oração por todas as famílias enlutadas nesse momento de dor, lágrimas e luto!", compartilhou o pastor Mickael Lima, amigo da família.

 

Saxofonista fez último show no Réveillon

O saxofonista Gleidson Andrade também está entre as vítimas fatais. Ele tocava na banda do cantor Davi Lucca, com quem fez show no Réveillon. Autodeclarado flamenguista, o último post de Gleidson foi tocando saxofone.

Em seu perfil nas redes sociais, Davi Luccas prestou homenagem ao amigo, que o acompanhava na carreira desde 2018.

"Meu amigo agora tá com papai do céu. Foi uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conhecer. Meu irmão da vida, do trabalho, da carreira, de sonhos. Estava comigo desde o início em 2018 até o nosso último show no Réveillon... Te amo irmão, obrigado por sempre acreditar em mim", escreveu o cantor.

 

Casal e duas filhas voltavam de Guarajuba no ônibus

Quatro membros da família Grassi estavam no ônibus que colidiu com o caminhão no acidente. O casal, Amarilia Lima Grassi e Edmilson Alencar dos Santos, junto com duas filhas, Sabrina e Maysa Grassi, estavam a bordo. Maysa Grassi foi encaminhada para uma unidade de saúde e está internada, porém, os outros familiares morreram no local do acidente.

Nas redes sociais, as fotos do fim de semana da jovem Sabrina Grassi na Praia de Guarajuba ainda estão disponíveis para os seguidores. A jovem andava a cavalo e compartilhava registros da rotina com o esporte, que dividia com a irmã, Maysa Grassi.

Em um perfil, outra filha do casal, Aíla Grassi, afirma estar de luto pelos familiares e sem condições de falar a respeito.

 

Acidente na BR-324

Segundo a Brigada Voluntária Anjos Jacuípenses, entre as vítimas fatais — 21 passageiros do ônibus e três pessoas que estavam no caminhão — há uma gestante. Outras seis ficaram feridas.

O coletivo estava fazendo o trajeto de Guarajuba para Jacobina. Um dos feridos foi levado para o hospital da cidade de Capim Grosso e as outras cinco para uma unidade de saúde de Nova Fátima.

Não há detalhes sobre o estado de saúde delas e informações sobre o que causou a colisão.

Segundo policiais civis da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina) exames perícias serão realizados no local do acidente e em seguida, serão feitas as identificações das vítimas.

As vítimas do acidente terão um velório coletivo, segundo divulgado pela Prefeitura de Jacobina, cidade próxima ao local da colisão. Um decreto também estabeleceu luto de três dias no município.

"A Prefeitura reitera que já iniciou a organização para um velório coletivo com previsão de acontecer na sede do Ginásio de Esportes municipal. As equipes que integram a gestão estão providenciando os encaminhamentos junto às Funerárias visando agilizar a liberação e a transferência dos corpos para Jacobina", disse a prefeitura por meio de nota.

Funcionários do município também foram destacados para dar suporte às famílias das vítimas do acidente, segundo a nota.

 

Leia a nota do Corpo de Bombeiros:

Bombeiros militares da 2a CIA BM em Juazeiro, pertencente ao 9° BBM, em Juazeiro, atenderam uma ocorrência que deixou 25 mortos na BR 324, na altura da cidade de Gavião. Após o resgate, os corpos foram entregues aos cuidados do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para identificação e demais procedimentos legais. Fonte: https://oglobo.globo.com