O eco do silêncio

Em crônica, leitor da Folha analisa a importância da quietude para conexão interna

 

Vista da cidade de São Paulo do Pico do Jaraguá às 8h38 da manhã - Eduardo Knapp/Folhapress

 

Vinicius Szabo

Em meio à cacofonia ensurdecedora do mundo moderno, há uma qualidade única no silêncio que muitas vezes passa despercebida. É nos momentos de quietude e ausência de ruídos que encontramos um espaço para nos conectarmos com nós mesmos, refletir sobre nossos pensamentos e permitir que nossa mente encontre a serenidade tão necessária.

Numa era em que somos constantemente bombardeados por informações, notificações incessantes e uma infinidade de estímulos, é fácil perdermos o contato com a nossa essência. O ruído externo cria uma cortina que nos separa do mundo interior, impedindo-nos de mergulhar nas profundezas do nosso ser.

No entanto, quando encontramos momentos de silêncio, mesmo que breves, somos presenteados com uma oportunidade de nos reconectar. O silêncio se torna um aliado valioso, seja ao acordar nas primeiras horas da manhã, quando a cidade ainda está envolta em um manto de calma, ou ao buscar refúgio em um parque tranquilo durante a tarde.

São nesses momentos de quietude que as vozes internas têm espaço para emergir. Pensamentos se desenrolam como fios de um novelo, permitindo que observemos nosso íntimo de maneira mais profunda. É como se, no silêncio, encontrássemos um espelho que reflete nossa essência mais genuína.

Além disso, é no silêncio que encontramos a possibilidade de escutar o mundo ao nosso redor de maneira mais atenta. A brisa sussurra segredos, as árvores dançam com suas folhas ao ritmo do vento e os pássaros entoam melodias encantadoras. Quando nos permitimos abraçar o silêncio, somos envolvidos por uma sinfonia natural, cheia de harmonia e beleza.

Portanto, convido você, caro leitor, a abraçar o silêncio em meio ao caos. Busque instantes de tranquilidade em seu cotidiano agitado. Permita-se ouvir o eco que emana dessa ausência de ruídos. Descubra a riqueza que existe no silêncio e deixe-o ecoar em sua vida, trazendo clareza, introspecção e paz.

Pois é nesse encontro com o silêncio que descobrimos a nós mesmos e nos tornamos mais conscientes do mundo que nos cerca. Que possamos nos lembrar da importância desse espaço valioso, presenteando nossos sentidos com a melodia suave e profunda do silêncio.

 

O blog Praça do Leitor é espaço colaborativo em que leitores do jornal podem publicar suas próprias produções. Para submeter materiais, envie uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br