Segundo dados do ISP, foram 252 pessoas mortas, menor número para janeiro desde o início da série histórica, em 1991. Já os estelionatos tiveram média de 351 registros por dia no primeiro mês do ano
Por Giampaolo Morgado Braga — Rio de Janeiro
O primeiro mês de 2023 registrou no Estado do Rio o menor número de homicídios dolosos para janeiro desde o início da série histórica, em 1991. Foram 252 vítimas, redução de 0,8% em relação a janeiro do ano passado. Na contramão do índice, as mortes em confronto com a polícia subiram 2% no mês passado, na comparação com o mesmo mês de 2022. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) nesta quinta-feira.
Outro índice que apresentou queda em janeiro deste ano foi o roubo de veículo. Em janeiro, houve 1.816 registros, queda de 2,6% quando comparado ao mesmo mês de 2022. No último dia 13, O GLOBO mostrou que o crime teve uma explosão no último trimestre do ano passado, crescendo 39% em relação ao mesmo período de 2021. Os criminosos passaram a pedir até via Pix o pagamento do resgate por carros roubados.
O total de roubos também teve redução em janeiro deste ano: foram 8.055 ocorrências, uma queda de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já os crimes menos violentos, como furtos e estelionatos, apresentaram no primeiro mês de 2023 uma tendência de alta.
Os furtos subiram 19% no mês passado, na comparação com 2022. Já os golpes cresceram 6% no estado, chegando a 10.876 registros nos primeiros 31 dias deste ano, média de 351 casos por dia. Fonte: https://oglobo.globo.com




