Cidade registrou nas últimas 24 horas o maior volume de chuva da história. Cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para um hospital. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham nas buscas.

 

Por g1 Sul do Rio e Costa Verde

Uma criança morreu e pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu quatro casas em Angra dos Reis (RJ) na madrugada deste sábado (2). O corpo encontrado soterrado é de uma menina, de aproximadamente quatro anos. Os imóveis atingidos ficam na Rua Francisco Cesário Alvim, no bairro Monsuaba. As informações são da Defesa Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital da Japuíba. Seis grupamentos da corporação e agentes da Defesa Civil da cidade trabalham nas buscas pelos desaparecidos.

O deslizamento foi provocado por um grande volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas, foram registrados 655 mm de chuva no continente e 592 mm na Ilha Grande. Essa é a maior chuva da história de Angra dos Reis.

Equipes da Defesa Civil, com a ajuda de profissionais de diferentes áreas da prefeitura, estão nas ruas prestando apoio à população. Todas as 28 sirenes do sistema de alerta da cidade para deslizamentos e alagamentos soaram durante esta madrugada. "Estamos em alerta máximo. Pedimos aos moradores das áreas de risco que sigam para os pontos de apoio. O risco de deslizamento é iminente" , disse a Defesa Civil.

 

Abrigos

A prefeitura de Angra dos Reis está disponibilizando abrigos para as pessoas que precisam deixar suas casas. No momento, 19 pessoas encontram-se em abrigos, localizados em unidades da rede municipal, recebendo apoio da secretaria de Educação e da Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e prontas para atender à população, de acordo com as necessidades indicadas pela Defesa Civil.

 

Estradas

Deslizamentos de terra provocaram a obstrução da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) no sentido Rio de Janeiro. A RJ-155 (Saturnino Braga) também está fechada à circulação de veículos na altura dos túneis.

 

Transporte público

O transporte público está operando com intervalos maiores nas seguintes linhas: 207 (Japuíba), T20 (Parque Mambucaba), T21 (Frade), 203 (Serra d´Água), 206 (Banqueta), 208 (Belém), 221 (Nova Angra), 403 (Camorim), 224 (Vila Nova), 225 (Campo Belo) e CO1 (Circular) estão em operação, porém com horário reduzidos. Fonte: https://g1.globo.com