Aplicativo revolucionou não só o mundo do entretenimento como transformou-se em poderosa ferramenta de vendas

 

Ontem descobri as mil e uma utilidades de dois ingredientes que eu nem sabia que eram ingredientes: Bis e Oreo. Aprendi no TikTok ! Parece mágica: em segundos, o Luciano do Valle (@lucianodvs, 7,9 milhões de seguidores) transforma Oreos em sorvete, num vídeo, e em bolo, noutro. Com o jovem Gabriel Bernardes (@Downlicia, um milhão de seguidores) aprendi receitas de pipoca e chocolate quente que levam Bis, socado ou em cubos.

Nutella, margarina…. porcarias industrializadas viram doces num piscar de olhos em vídeos postados por influencers no TikTok — enganam-se os desantenados que pensam que a plataforma só serve para adolescentes replicarem dancinhas. Coreografias dominam, sim, mas também ganha-se fortunas postando comes e bebes. Rafael Licks, o @cheflicks (2,2 milhões de seguidores) sensualiza, dá tapões em um salmão cru e frita bife vendado, arrebatando centenas de milhares de likes (e de reais ?).

Desde 2018, o TikTok revolucionou não só o mundo do entretenimento como transformou-se em poderosa ferramenta de vendas. Em dois anos ganhou bilhões de usuários — inclusive adultos como o Maxi Riedel, CEO da Riedel, marca austríaca de taças de cristal, e o casal foodie Ana Lembo e Zé Soares (@dopaoaocaviaroficial, 199,2 mil seguidores)

como Dunkin’ e Wendy’s encorajam seus funcionários a se tornarem tiktokers : o impacto de posts autênticos é bem maior do que o dos superproduzidos. Quando uma receita viraliza — caso da #fetapasta, massa com molho de tomatinhos cereja e feta—, vendas explodem. A demanda pelo queijo cresceu a ponto de esgotar os estoques em diversos mercados americanos.

Nestlé, iFood e outras gigantes pagam caro por posts. Publicitária me garante que os maiores tiktokers do Brasil, como a Maísa (14,6 milhões de seguidores) não postam por menos de R$ 1 milhão. Fofa, ela, de pérolas e bustiê de plumas, tomando um sorvete da rede paulista Chiquinho… Conclusão? Estou virando obsoleta em três, dois… um! Fonte: https://oglobo.globo.com