Embarcação colidiu com outra perto das ilhas de Paquetá e Calaca e houve quatro mortes Foto: Reprodução

 

Após colisão, Marinha e Bombeiros foram acionados e houve resgate de tripulantes

Lucas Altino e Ludmilla de Lima

 

RIO - Um grave acidente entre lanchas em Angra dos Reis, no início da tarde deste sábado, resultou em quatro mortos, incluindo uma criança de 11 anos. Os Bombeiros afirmaram que, às 12h41, foram acionados por causa da colisão, e a Capitania dos Portos, da Marinha, resgatou 12 pessoas e está colhendo os depoimentos.

Todas as vítimas eram mulheres. Além da criança, faleceram sua mãe e sua avó, e mais uma amiga da família. Os Bombeiros ainda confirmaram quatro feridos, sendo que três com escoriações leves, liberados na hora, e um senhor de 67 anos encaminhado para o Hospital do Frade, em Angra. Já a Marinha respondeu que resgatou 10 pessoas que passam bem e duas que precisaram de atendimento médico, mas sem gravidade.

O Capitão Ricardo Jaques Ferreira, chefe da Capitania dos Portos, afirmou ao GLOBO que foram feitos os contatos às famílias das vítimas.

- Infelizmente foram quatro vítimas fatais. Muito importante entenderem que a segurança no mar é responsabilidade de todos, se todos respeitarem as regras e conhecerem as peculiaridades do mar, haverá sempre espaço para uma diversão segura. Ir para o mar exige conhecer a área que vai se navegar, a previsão do tempo e respeitar o meio ambiente.

O acidente ocorreu nas proximidades da Ilha de Paquetá, na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis, após a colisão entre duas lanchas. Em vídeos publicados nas redes sociais, pessoas filmaram as embarcações e citaram que houve uma explosão e muito vazamento de óleo. Uma equipe de resgate da Marinha já teria iniciado os resgates.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas se chamavam Maria Cândida Ayres Gondim Pinheiro, Tatiana Ayres Gondim Pinheiro, Vania Maria Edde, e a identidade da criança não foi revelada. Já José Carlos G. Pinheiro foi encaminhado ao Hospital do Frade e três pessoas foram atendidas na hora, mas liberadas: Carlos A. Meireles, Tomas P. Machado e Luiz A. Lobão.

Procurada, a Marinha do Brasil informou que foram acionadas quatro equipes de Busca e Salvamento e que 10 pessoas foram resgatadas e passam bem, além de duas que precisaram de atendimento médico, mas sem gravidade. Um "inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Após a conclusão, será encaminhado ao Tribunal Marítimo.

Na estrada de acesso à Angra, na Costa Verde fluminense, há intensa circulação de viaturas da Polícia Civil e veículos dos Bombeiros, relatam testemunhas. Fonte: https://oglobo.globo.com