Compare os recursos do ICQ, famoso mensageiro dos anos 2000, e do WhatsApp, aplicativo de mensagens mais baixado do mundo

 

Por Clara Fabro, para o TechTudo

ICQ, software pioneiro na comunicação instantânea e famoso mensageiro dos anos 2000, ganhou um novo visual neste mês de abril. Precursor de serviços como o WhatsApp, o serviço reformado está disponível de graça em diversas plataformas digitais, como WindowsLinuxmacOSAndroid iPhone (iOS), além da versão web. Com a reformulação do app, o ICQ possui agora uma nova interface e identidade visual, além da promessa de continuar funcionando mesmo em conexões de Internet ruins.

LEIA: WhatsApp tem jogos grátis entre amigos no isolamento

O chamado "ICQ New" ainda conta com sincronização entre os aplicativos de diferentes plataformas, permitindo que o histórico de mensagens seja acessado igualmente em um iPhone e um PC com Linux, por exemplo. Confira a seguir um comparativo entre o ICQ New e o WhatsApp, mensageiro mais utilizado no mundo, e veja as principais diferenças e semelhanças entre os serviços.

O chamado "ICQ New" ainda conta com sincronização entre os aplicativos de diferentes plataformas, permitindo que o histórico de mensagens seja acessado igualmente em um iPhone e um PC com Linux, por exemplo. Confira a seguir um comparativo entre o ICQ New e o WhatsApp, mensageiro mais utilizado no mundo, e veja as principais diferenças e semelhanças entre os serviços.

 

1-Serviços disponíveis

Tanto o WhatsApp quanto o ICQ New são aplicativos de mensagens instantâneas que incluem as tradicionais conversas por mensagens de texto, além dos clipes de voz, videochamadas, ligações via Wi-Fi ou rede móvel e a criação de grupos.

Por mais que as funções sejam as mesmas, o ICQ New traz algumas ações diferenciadas, como a transcrição automática de áudios enviados em clipes de voz. Nas chamadas de vídeo, o app ainda permite a utilização de filtros, e as ligações de vídeo em grupo podem ser acessadas por 30 pessoas, diferentemente do WhatsApp, que aceita apenas quatro pessoas.

Outra diferença é o número máximo de contatos que podem ser adicionados a grupos. O WhatsApp permite grupos de no máximo 256 participantes, enquanto o ICQ New permite a criação de grupos com mais de 25 mil pessoas. Outro destaque do ICQ New é que ele não exibe números de telefone dos participantes de grupos, ao contrário do WhatsApp.

 

2-Disponibilidade em plataformas

O ICQ já apresentava, antes da reformulação do app, disponibilidade em diferentes plataformas em versões anteriores, além do acesso pela web. O ICQ New mantém a compatibilidade com sistemas Windows, Linux e macOS para desktops, e pode ser encontrado nas lojas virtuais Google Play Store e App Store.

Já o WhatsApp conta com a versão para web em PCs, além dos aplicativos para desktops Windows e macOS. O aplicativo também está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

 

3-Recursos de conversas por texto

Os recursos dos dois apps são bem parecidos quando o assunto é a modalidade de conversa por texto. Ambos possuem emojis cadastrados, além de permitirem o envio de figurinhas nos chats. No ICQ New ainda é possível criar enquetes, tanto em conversas privadas quanto em grupos de muitas pessoas, recurso relevante principalmente para fazer votações.

O WhatsApp restringe o envio simultâneo de mídia para 30 arquivos, que podem variar entre fotos e vídeos. No ICQ New, não há limite no número de arquivos que podem ser enviados, além de o app disponibilizar a opção de envio de imagem "sem compressão", que mantém a qualidade original da foto ou do vídeo.

 

4-Chamadas de vídeo e áudio

O WhatsApp permite chamadas de vídeo em grupo, mas limita o número para até quatro participantes. Já no ICQ New, esse número sobe para até 30 participantes. Além disso, as chamadas de vídeo no ICQ New parecem ser mais leves, e o app ainda permite adicionar filtros às videochamadas, que podem ser escolhidos e selecionados de maneira bem similar a função Stories do Instagram.

O app também promete ligações de rápida conexão, que não ficam "discando" e que parecem mais estáveis. Além disso, nas chamadas de vídeo realizadas pelo ICQ New, a tela do celular fica repartida ao meio, facilitando a visualização, diferentemente das videochamadas realizadas pelo WhatsApp.

 

5-Funções diferenciadas

O ICQ New possui uma aba chamada "Interessante", que permite encontrar canais para se "Subscrever" e grupos diversos para "Aderir". A principal função desta aba é conectar pessoas com interesses comuns: os canais e grupos podem ter uma temática específica, como estilos musicais ou de arte, por exemplo.

O ICQ New também utiliza de sistemas de bots, que buscam facilitar a vida do usuário — recurso disponível no também rival Telegram. Um deles permite criar figurinhas na própria plataforma por meio de fotos enviadas ao bot em um chat privado. Outra função interessante é a transcrição automática de áudios, o que facilita a comunicação nos momentos em que não é possível ouvir mensagens de voz.

O WhatsApp não apresenta recursos similares em sua plataforma, mas conta com a função de publicações efêmeras do WhatsApp Status, em que usuários podem publicar imagens e vídeos que ficam no ar por apenas 24 horas.

 

6-Conclusão

O WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo, o que implica em ser bem aceito por seus usuários. O ICQ New foi muito popular no início dos anos 2000 e, agora, tenta resgatar os antigos tempos se adequando as expectativas dos usuários de hoje. Os mensageiros possuem os mesmos serviços básicos, que são as mensagens enviadas em formato de texto, voz e as ligações de áudio e vídeo.

Porém, o ICQ New adiciona funções extras a estes serviços, aumentando o número limite de participantes em grupos e em videochamadas e acrescentando os efeitos de filtros, por exemplo. Ademais, o ICQ New se mostra promissor para aqueles que desejam conhecer pessoas novas por aplicativos de mensagens, já que é capaz de conectar pessoas por meio de grupos e canais. Fonte: https://www.techtudo.com.br