Do total de mortos, 57 foram reconhecidos pelo IML

RIO - O número de mortes em Brumadinho (MG) chegou a 99 nesta quarta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Até ontem, 84 vítimas tinham sido encontradas. Desse total, 57 pessoas foram identificadas pelo Instituto Médico Legal ( IML ) de Belo Horizonte. Ainda restam 259 desaparecidos, que seguirão sendo procurados pelos resgatistas nos próximos dias. A tragédia decorrente do rompimento de uma barragem da Vale deixou ainda 176 desalojados. O balanço dos números é divulgado sempre ao fim de dia de buscas.

O foco da operação desta terça-feira foi a área para onde foram arrastados os funcionários da mineradora que estavam no refeitório próximo à barreira de contenção que se rompeu. Dez corpos foram encontrados nesta região, que foi identificada nos últimos dois dias a partir do reconhecimento de itens de mobiliário e de botijões de gás.

No fim da tarde desta quarta-feira, a operação foi paralisada por conta da forte chuva que caiu em Brumadinho entre 14h30 e 15h30. Houve impacto apenas na consistência dos rejeitos que eram contidos pela barragem e que agora forma um "mar de lama" sobre o município. Duas árvores caíram na estrada de acesso ao Córrego do Feijão, mas o problema foi rapidamente solucionado pelos bombeiros. Amanhã, os trabalhos serão reiniciados às 4h e terão foco novamente na região do local onde funcionários se alimentavam.

A Polícia Militar de Minas Gerais intensificou a patrulha na região afetada para evitar saques. A corporação informou que 300 pessoas foram abordadas nas imediações neste processo de prevenção. Na quinta-feira, uma equipe do Comando de Operações em Áreas de Mananciais e Florestas (Comaf) vai auxiliar as buscas nas áreas de mata. Fonte: https://oglobo.globo.com