Bombeiros iniciaram a evacuação de comunidades após a constatação de que uma quarta barragem da Vale apresenta risco iminente de rompimento

O alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou às 5h30 da manhã deste domingo (27), em Brumadinho. Bombeiros iniciaram a evacuação de comunidades após a constatação de que uma quarta barragem da Vale apresenta risco iminente de rompimento.

A evacuação acontece em áreas de risco, próximas ao leito do rio Paraopeba e às áreas já atingidas por lama. As comunidades Tejuco e Córrego do Feijão serão evacuadas.

 “Como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência”, informou a Vale em nota.

De acordo com os bombeiros, deverão ser evacuadas 350 pessoas. As famílias serão levadas para a parte mais alta do núcleo urbano ou deslocadas para outras localidades na região de Brumadinho.

O volume de água a ser drenado nesse período e que, portanto, desceria pelo rio Paraopeba seria mais que o triplo do que vinha sendo drenado até então.

Os trabalhos de resgate estão suspensos. Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros está empenhado na evacuação. Uma das áreas prioritárias é Parque da Cachoeira, onde há 25 casas em risco. Fonte: www.revistaforum.com.br