Daniel Vasco de Oliveira estava com o irmão gêmeo Rafael, a mulher e amigos na praia na hora do acidente

RIO — No momento em que foi atingido por um raio em Copacabana no fim da tarde de sexta, na Zona Sul do Rio, o motorista brasiliense Daniel Vasco de Oliveira, de 35 anos, estava na areia perto da mulher, do irmão gêmeo e de amigos. O episódio durante o temporal que castigou a cidade, na tarde desta sexta-feira. Daniel chegou a ser levado por equipes do Corpo de Bombeiros para o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul, mas morreu ao dar entrada na unidade.

— A gente estava numa boa curtindo a praia com alegria. A mulher dele tinha acabado de sair da água, eram umas 17h30m e chovia bem fininho. Ele estava na areia já. Havia umas dez pessoas próximas, já tinha esvaziado. Mas quando percebemos os relâmpagos falamos 'olha que perigo'. E, de repente, só ouvimos o barulho da trovoada. Meu irmão tinha sido atingido e a mulher dele, que estava mais próxima, lançada no chão — conta o Rafael Vasco de Oliveira, irmão gêmeo de Daniel.

— Sou enfermeiro e na hora fui conferir a pulsação, mas sabia que ele já estava morto —  detalha Rafael, que na manhã deste sábado foi ao Instituto Médico Legal (IML) identificar e liberar o corpo de Daniel.

De férias no Rio desde o dia 21, a vítima e todos os outros vieram de Brasília — a volta estava marcada para a próxima segunda-feira. Estavam hospedados num flat na Avenida Atlântica, em Copacabana.

Segundo Rafael, a mulher de Daniel não sofreu nenhum ferimento e passa bem. Ele diz que Daniel não deixa filhos. Os pais deles moram em Brasília e ficaram sabendo da tragédia através de um dos amigos, por telefone.

— Pedi para um amigo ligar e avisar porque não tenho condições — afirma Rafael.

Como Daniel só trouxe a carteira de habilitação, o IML aguarda um documento com foto e digital para liberar o corpo, que será levado para Brasília onde será velado e sepultado.

Por ano, no Brasil, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios e dessas, 100 morrem, segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Fonte: https://oglobo.globo.com