GREVE-RIO DE JANEIRO: Prefeitura cancela aulas na segunda e afirma que hospitais funcionam normalmente

Encontro realizado no Centro de Operações Rio acertou como será o começo da semana na cidade

A Prefeitura decidiu, em uma reunião realizada neste domingo no Centro de Operações Rio, dar recesso para as escolas e creches da rede, que tem 1.537 unidades escolares e 655 mil alunos. A medida foi tomada por causa da dificuldade do transporte.

O encontro teve a presença do prefeito Marcelo Crivella com órgãos como a Casa Civil, a Secretaria municipal de Ordem Pública, a Secretaria municipal de Transportes, a Secretaria municipal de Saúde e a Secretaria municipal de Educação.

— O recesso nas escolas é pelos funcionários. Temos merenda para amanhã. Tinha dito que muitas crianças trazem merenda de casa. Mas a Secretaria de Educação me alertou que ainda sim são servidas 1 milhão de refeições por dia. O problema são os funcionários que terão dificuldade de chegar ao local de trabalho — afirmou Crivella: — Teremos uma nova avaliação amanhã a tarde para saber se reabriremos as escolas e creches no dia seguinte. Torcemos para que volte ao normal na terça.

Os hospitais, segundo o prefeito, não terão alterações em seus funcionamentos. Crivella afirmou que não vão faltar ambulâncias ou oxigênio para os passageiros e que os hospitais estão funcionando normalmente, com as emergências mais vazias do que o comum. A coleta de lixo também se mantém regularmente.

— Vamos trabalhar normalmente amanhã. Quero parabenizar a Comlurb, porque não houve interrupção de coleta de lixo e não vai haver — afirmou o prefeito: — Vamos continuar a fazer a descarga em Seropédica. Chegamos a pensar em fazer em Gramacho, porque é mais próximo. Mas tivemos a garantia de combustível.

Estado faz 103 escoltas

Segundo balanço da Secretaria de Estado de Segurança, a Central de Escoltas realizou desde quinta-feira 103 escoltas. Foram feitos acompanhamentos de caminhões de abastecimentos da Comlurb, Cedae, BRT, Petrobrás, Rio Ônibus, Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto Bartolomeu Lisandro (Campos dos Goytacazes), órgãos de saúde, forças de segurança, entre outros.

A Central de Escoltas funciona no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde está instalado o Gabinete de Gestão de Crises, conta com a participação da Força Nacional, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

- Todos os pedidos devem vir com a placa da carreta, o nome e o telefone de contato do motorista - disse o governador Pezão. Fonte: https://oglobo.globo.com