Acompanhe ao vivo nesta quarta-feira, 31, às 19h 40min, a Palavra do Frei Petrônio. Para interagir no Facebook Live- você deve ser seguidor do Frei na página: www.facebook.com/freipetros

4 DIA. Tema:

 O mundo antigo passou (2 Coríntios 5,17)

 

Gênesis 19,15-26

Não olhes para trás

Salmo 77,5-15

Deus é sempre fiel

Filipenses 3,7-14

Esquecendo o que ficou para trás

Lucas 9,57-62

Conserva tua mão no arado

 

Comentário

Frequentemente vivemos do passado. Olhar para trás pode ser útil, e às vezes é necessário para a cura de nossas memórias. Mas pode também nos paralizar e nos impedir de viver o presente. A mensagem de Paulo aqui é libertadora: tudo o que é passado ficou para trás.

A Bíblia nos estimula a conservar em mente o passado, a buscar fortalecimento a partir de nossas memórias, e a lembrar o bem que Deus tem feito. No entanto, também nos pede para abandonar o que está ultrapassado, mesmo o que foi bom, para que possamos seguir Cristo e viver nele uma nova vida.

Durante este ano, o trabalho de Martin Lutero e outros reformadores está sendo comemorado por muitos cristãos. A Reforma mudou muita coisa na vida da Igreja ocidental. Muitos cristãos deram heróico testemunho e muitos foram renovados em sua vida cristã. Ao mesmo tempo, como mostra a Escritura, é importante não ficar limitados ao que aconteceu no passado, mas deixar que o Espírito Santo abra para nós um novo futuro no qual a divisão está superada e o povo de Deus se completa na unidade.

Questionamentos

  • O que podemos aprender lendo juntos a história de nossas divisões e de nossa mútua desconfiança?
  • O que precisa mudar na minha Igreja para que as divisões possam ser superadas e o que nos une possa ser fortificado?

Oração

Senhor Jesus Cristo,
o mesmo, ontem, hoje e para sempre,
cura as feridas do nosso passado,
abençoa nossa peregrinação na direção da unidade hoje 
e guia-nos para o futuro,
quando serás tudo em todos,
com o Pai e o Espírito Santo,
para todo o sempre. Amém.

Fonte: http://www.vatican.va