Rafael Checa Curi. (Tradução: Elcias Ferreira da Costa)
A contemplação é cúspide e meta da vida cristã, que é oração, ação e paixão e que tem como elemento integrador o dinamismo da vida teologal. Desnecessário advertir que falamos de contemplação, como de lugar de encontro entre a interioridade e a vida, entre o processo da santidade como configuração em Cristo e o crescimento na caridade: união de amor com Deus e com o homem.
A contemplação, como fenômeno de experiência cristã, inclui o evoluir ontológico, a ressonância psicológica e a expressão ética do processo de identificação e de transformação em Cristo.
Não me passa desapercebido que não está distante a época em que, falar sobre contemplação não era de bom gosto, ou levantava suspeita de quietismo ou quando menos de subjetivismo ou intimismo. A inclinação claramente encarnacionista e histórica da espiritualidade moderna, mal entendida, fazia da oração e sobre tudo da oração contemplativa, um impulso reacionário e alienante. Ainda mais; percebia-se um risco e um perigo, no desejo de viver a experiência contemplativa.
Hoje não se sabe porque, prefere-se não se falar destes vértices da oração cristã, talvez por mal entendida humildade ou ignorância. Isto porém, é um erro, na medida em que se impede ao Senhor de cumprir suas maravilhas nas almas. Bem pelo contrário, constitui um dever falar destes caminhos rápidos da oração e ensinar aos homens, não, de certo, a pretendê-los vaidosamente, mas a dispor-se generosamente e talvez a pedi-los com humildade. Em nossos dias, quando a mediocridade é norma e a iniciativa do homem, como ser auto-suficiente, converteu-se em lei, o tema da oração passiva (contemplação) que constitui a experiência suprema de Deus nesta terra, reveste uma urgência e um significado particular (1).(??)
Atualmente o tema da contemplação, a julgar pela bibliografia, tornou-se significativo e começa a ser objeto de estudo, de vida e de experiência.
De que contemplação se trata?
A contemplação de que aqui se trata é tão só a contemplação ;em sua acepção e em sua realidade cristã, não no contexto de outras religiões. Faz-se referência à contemplação sobrenatural, não à contemplação que se opera no campo da consideração científica ou filosófica, nem à contemplação estética ou axiológica, nem a que se desprende da simples reflexão teológica do dado revelado. Está excluída a contemplação de corte platônico, preponderantemente intelectualista e passiva.
Põe-se de lado a contemplação enquanto experiência de fenômenos extraordinários da mística e em troca se faz referência a essa secreta experiência que descobre e faz o homem saborear as grandezas e os mistérios de Deus. Trata-se de uma contemplação que nada tem a ver com a misantropia, com o isolamento, com a ausência de relação humana. Antes, encontra na amizade com os homens, o sacramento da amizade com Deus. Fala-se da contemplação, da qual todos nós temos um germe inicial.
Cada um de nós é um místico - um contemplativo em potência - porque, queiramos ou não no fundo de nós mesmos está sempre a presença do Espírito que nos impele para aquela zona em que podemos responder a Deus e deixar-lhe um espaço para que Ele nos fale nessa forma de oração, que se chama oração mística (contemplativa) (2).




