Depois de 46 anos dedicados à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, frei Cláudio van Balen, de 80 anos, não tem sua permanência assegurada à frente das celebrações naquela igreja. A dúvida surgiu ontem, depois que um grupo de fiéis impediu a realização da missa das 11h – tradicionalmente rezada pelo frade – porque ele não estava presente. Cerca de 900 pessoas gritaram em coro chamando seu nome, assoviando e batendo nos bancos.

Frei Cláudio estava ausente porque a celebração marcaria a transferência do cargo de pároco da Igreja do Carmo para o padre Wilson Fernandes, de 31. Ele substitui frei Evaldo Xavier, de 47, eleito na quinta-feira para provincial da Ordem Carmelita, à qual pertence a paróquia. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, frei Cláudio apenas não comandaria a missa de ontem. Entretanto, fiéis temem que ele deixe de celebrar na igreja, pois vinha sendo afastado de suas atividades por ter ideias consideradas conflitantes com as de seus superiores.

Depois da confusão, cerca de 120 fiéis, que discordaram do protesto, assistiram à missa rezada no salão paroquial por frei Evaldo. A maioria preferiu deixar a igreja, cujas portas foram fechadas por volta das 11h30. A Polícia Militar foi chamada, mas não houve registro de agressões. Fonte: www.alterosa.com.br 

.