1ª PARTE - ESPIRITUALIDADE
O absoluto de Deus
"Na sua bondade e sabedoria Deus revelou-se a si mesmo e manifestou o mistério da sua vontade, mediante o qual os homens, por meio de Jesus Cristo, Verbo feito carne, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divi-na"[1]bis. Pelo sacramento do batismo os homens são introduzidos na vida divina, tornando-se, no Espírito Santo, filhos adotivos do Pai e irmãos de Cristo[2]. Participantes da vida do Filho e seguidores deste divino modelo, são chamados a serem santos como Deus é santo[3]: Ele nos amou e nos predestinou antes da criação do mundo a sermos santos e imaculados diante dele no amor[4].
O amor de Deus derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo[5] é aquele fogo, que Jesus veio trazer à terra, e não quer outra coisa senão que se alastre[6]. Entrar e permanecer no amor, que nos é dado pelo Pai é a finalidade da marcha do cristão, como é anunciada pelo Evangelho, autêntica regra de vida cristã. A lei do Evangelho é que amemos a Deus com todas as nossas forças[7], e ao próximo como Jesus nos amou[8].
Neste contexto a vida cristã autêntica envolve uma mística segundo o conteúdo das Escrituras a respeito do mistério, no sentido em que São Paulo, principalmente, o entendeu[9]. Na sua essência mais profunda a vida cristã é amor pessoal a um Deus pessoal: primeiro a Cristo e, em Cristo, ao Pai no Espírito Santo: é o seu movimento primeiro e absolutamente fundamental. Tal empenho é o ponto de partida e de chegada para a vida do cristão, que deseja realizar o seu ser na conformidade com Cristo, especialmente nos nossos tempos nem sempre abertos aos valores do espírito e do Evangelho. Por outro lado, não entender a vida cristã como uma união sempre mais íntima com o Senhor significa diluir o seu significado mais puro.
*Texto da antiga Regra da Ordem Terceira da Bem- Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
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[1]bis. DV 2; [2]. LG 2.4; [3]. Cf. Mt 5,48; [4]. Ef 1,4; [5]. Rm 5,5; [6]. Cf. Lc 12,49; [7]. Cf. Mt 22,37; [8]. Cf. Jo 13,34




