Apostolado entre as Prostitutas  

Toledo, cidade mourisca, de muitas mulheres lindas e muitos homens de muita pouca-vergonha. Comovia-se Frei Miguel com tanta perdição. Já não lhe faltava mais o fio aos seus sermões e freqüentemente mulheres das zonas vinham procurá-lo arrependidas e se convertiam. Diz o seu biógrafo que a sua audácia e atrevimento foram incríveis: se elas não vinham, lá ia ele para o lugar do trabalho delas, à procura das suas ovelhas desgarradas. 

No meio rural - Confrarias do Carmo

Foi um apostolado gratificante para o seu espírito e para o seu coração amante dos pobres e simples, mas pesado para o seu corpo fraco e sem saúde. Foi dispensado do seu ofício de Mestre de Noviços, mas não se dispensou deste apostolado nos "Montes de Toledo",

Terceiros e Beatas Carmelitas

Preocupando-se com as Confrarias do Escapulário, Pe.Miguel preocupou-se também com as Ordens Terceiras e a instituição das Beatas Carmelitas: tudo o que puxasse para perto de Nossa Senhora do Carmo. Fala-se de 400 a 500 numa cidade e de 600 em outra.

Entre os noviços e almas piedosas

O nosso Convento de Toledo bem conhecido de São João da Cruz - ao menos numa parte - estava num ponto muito bonito, ás margens do Tejo, e era habitado por uns 60 religiosos. Frei Miguel foi logo encarregado da formação dos noviços:

*Leia na íntegra. Clique aqui:

.