3º DIA.

Comentário do terceiro dia.

Queridos irmãos e irmãs da comunidade de Nossa Senhora do Carmo da Lapa, no Rio de Janeiro. Bem vindos e bem vindas! Saudamos também os internautas que nos acompanham através da internet através do site olhar Jornalístico.

Neste 16º Domingo do Tempo Comum, a nossa comunidade do Carmo termina o Tríduo de Santo Elias. Nos últimos dois dias conhecemos um pouco a sua espiritualidade. Hoje, à luz do Evangelho Dominical onde Jesus tem compaixão do povo, conheceremos Elias enquanto homem de oração a partir da realidade sofrida da sua época.

A comoção de Jesus diante das “ovelhas sem pastor” é sinal da sua preocupação e do seu amor pelos pobres. Revela a sua sensibilidade e manifesta a sua solidariedade para com todos os sofredores.

Por sua vez, o Profeta Elias, a preocupação com a vida percorre o seu caminhar. De muitas maneiras, ele aparece defendendo a vida do povo contra a morte e contra o sistema de morte do rei. Ele revela a face de Deus, como Deus da vida, que quer o bem-estar do seu povo. Revela que o objetivo da aliança e da lei não é a observância como valor em si, mas sim como caminho que leva à vida.

De pé, vamos receber o presidente da celebração, O Frei Petrônio de Miranda, o ministro da eucaristia, os coroinhas e a Venerável Ordem Terceira do Carmo. Cantemos o Hino Eliano da Peregrinação 2016.