Antecipando a previsão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o julgamento dos acusados de assassinar o frei Luciano Santos Andrade há dez anos deverá terminar já nesta quinta-feira (24). Todas as testemunhas foram ouvidas nesta quarta (23), primeiro dia de sessão, quando os trabalhos na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha do Leite, sob regimento do juiz Sylvio Galdino, foram encerrados às 20h40.

Nesta quinta, deverão prestar depoimento os acusados, o conselheiro tutelar Walter Maciel Correia e o diretor de turismo Sérgio Aranha da Silva, que foram indiciados por homicídio qualificado e aguardavam a sessão na Cadeia Pública de Goiana. Após o interrogatório dos réus, haverá o debate entre a promotoria e a defesa, além da réplica e da tréplica.

A decisão sobre o destino dos acusados será tomada pelo Conselho de Sentença, formado por três homens e quatro mulheres. Anteriormente, o Tribunal de Justiça adiantou que o julgamento deveria durar três dias. No entanto, segundo o advogado de defesa Emerson Leonidas, deverá acabar já nesta quinta.

 

Crime

O assassinato do frei aconteceu no dia 28 de agosto de 2003, no Convento Nossa Senhora do Carmo, no centro de Goiana, na Zona da Mata Norte. Durante as investigações, a polícia chegou a cogitar a possibilidade do padre ter sido vítima de um roubo seguido de morte, mas a hipótese foi descartada. Os acusados negam o crime e, inclusive, chegaram a ser apoiados por parte da população da cidade.

A polícia apontou, na ocasião, que o frade teria sido arremessado do primeiro andar do convento, de uma altura de 5,5 metros. Quando caiu no chão, ficou a 2,20 metros da parede, o que levou os investigadores a concluir que ele não havia se matado. Apesar do corpo ter sido encontrado nu, não foram percebidos indícios que confirmassem a prática de sexo antes do crime. Além disso, não foram vistas impressões digitais nem sinais de luta corporal nas dependências do convento.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br

.