Osorio Citara, Bispo de Quelimane, foi assassinado a tiro nesta madrugada, 6 de Junho, tendo o seu corpo sido encontrado num corredor da casa episcopal. Até ao momento desconhece-se a autoria do crime.

 

Numa primeira nota oficial, enviada para a Fundação AIS, o presidente da Conferência Episcopal de Moçambique diz que o prelado foi encontrado “sem vida e em circunstâncias estranhas ainda por esclarecer” e apela “à serenidade da fé e solidariedade fraterna” de todos perante este “triste acontecimento”.

Osório Citora Afonso, missionário da Consolata e Bispo da Diocese de Quelimane, foi assassinado a tiro na casa episcopal nesta madrugada de sábado, dia 6 de Junho. Até ao momento, desconhecem-se pormenores sobre o crime, apenas se sabe que o Bispo foi baleado no peito, na zona do coração e que o corpo foi encontrado já sem vida num corredor da casa. A notícia deixou a Igreja de Moçambique “em estado de choque”.

Inácio Saure, Arcebispo de Nampula e presidente da Conferência Episcopal, enviou uma primeira nota oficial para a Fundação AIS em Portugal em que anuncia “com profunda dor”, a morte de D. Osório, relatando que o prelado foi “encontrado sem vida e em circunstâncias estranhas ainda por esclarecer”. Nesse comunicado apela “à serenidade da fé e solidariedade fraterna” de toda a comunidade católica e povo moçambicano.

Também a presidência da República de Moçambique publicou uma nota, em que se fala em “profundo sentimento de pesar e consternação” pela notícia da morte do Bispo de Quelimane. Daniel Chapo fala em “perda irreparável” para a sociedade moçambicana e para a comunidade cristã”, tendo referido que o Bispo se tinha “destacado em vida pelo culto da humildade, dedicação pastoral e pregação dos valores da paz e reconciliação”.

Recorde-se que o Bispo de Quelimane tinha sido nomeado, em Abril deste ano também como Administrador Apostólico da Arquidiocese da Beira, em substituição de D. Claúdio Zunna que renunciara ao cargo por motivos de saúde.

A notícia do assassinato do Bispo de Quelimane vem acrescentar ainda mais nuvens negras à Igreja de Moçambique, que já enfrenta a violência terrorista no norte do país, com especial incidência na Província de Cabo Delgado.
Moçambique é um país prioritário para a Fundação AIS, que tem apoiado a Igreja local a vários níveis, não só com ajuda humanitária, mas também promovendo apoio psicossocial e a reconstrução de infraestruturas. Fonte: https://fundacao-ais.pt

 

Dom Osório Afonso, bispo em Moçambique, é encontrado morto em residência episcopal

O Bispo de Quelimane e Administrador Apostólico da Arquidiocese da Beira, D. Osório Citora Afonso, foi assassinado na manhã deste sábado, depois de ter sido atacado a tiro. Tinha 54 anos.

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) confirmou, na manhã deste sábado, o assassinato do Bispo da Diocese de Quelimane, citado pelo Jornal de Notícias de Moçambique.

Segundo informações preliminares, avançadas pelo porta-voz do SERNIC na Zambézia, Máximo Amílcar, D. Osório Citora Afonso foi atingido mortalmente por um disparo de arma de fogo do tipo AKM, no peito, alegadamente a curta distância. O corpo foi encontrado no corredor.

As autoridades indicam que os autores do crime terão violado a cerca eléctrica do Paço Episcopal antes de se introduzirem no interior do recinto para executar o ataque. Até ao momento, não há suspeitos detidos.

 

“Bárbara assassinato”, diz o Bispo de Tete

Estas informações foram também confirmadas pelo Bispo de Tete, D. Diamantino Antunes, em depoimento à Renascença.

“A sua morte violenta deixou todos nós muito surpreendidos e apreensivos”, sublinhou. “Esperamos que sejam esclarecidas o quanto antes das razões deste bárbaro assassinato”, acrescentou.

Diamantino Antunes diz ainda que pela primeira vez “um bispo é vítima da fúria assassina de pessoas de má vontade”.

O Bispo de Tete descreve D. Osório Citora Afonso como “inteligente, alegre com grande experiência internacional”. “Tinha muito a dar à sociedade moçambicana”, acredita.

Antes, o falecimento tinha sido anunciado pela diocese local em comunicado. Dom Osório “foi encontrado sem. vida, caído no corredor do Paço Episcopal de Quelimane”.

“Estamos todos sem palavras. Estou a utilizar este meio para vos comunicar isto, apesar das suas limitações”, lê-se no mesmo comunicado, assinado pelo padre Cassiano Kalima. “

Rezamos pelo seu descanso eterno, pela sua família biológica, e pela Igreja Católica em Moçambique. Por intercessão de Nossa Senhora da Consolata e de São José, que descanse em paz”.

 

Há menos de um ano que era Bispo em Quelimane

Na mesma missiva promete-se mais detalhes em breve. Será celebrada uma missa às 18h00 locais, na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, na Sé Catedral de Queliame.

Segundo os meios de comunicação social locais, D. Osório Citora Afonso era natural do distrito de Ribáuè, na província de Nampula, onde nasceu a 6 de Maio de 1972, e pertencia à congregação dos Missionários da Consolata.

Fez a profissão solene em 2001, em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e foi ordenado sacerdote a 3 de Novembro de 2002.

Por decisão Papa Francisco, Dom Osório Citora Afonso havia sido nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Maputo, com a sede titular de Puzia da Numídia.

No final de 2025, foi nomeado bispo da Diocese de Quelimane e, recentemente, o Papa Leão XIV confiou-lhe igualmente a administração apostólica da Arquidiocese da Beira, após aceitar a renúncia de Dom Cláudio Dalla Zuanna por motivos de saúde. Fonte: https://osaopaulo.org.br