
Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Celebramos no dia 02 de outubro a memória litúrgica dos Santos Anjos da Guarda. No dia 29 de setembro celebramos a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e no dia 02 de outubro a memória dos Anjos da Guarda. Os Arcanjos nos ajudam através de Miguel no combate contra mal, através de Rafael a enfrentar a doença e através de Gabriel a anunciar a Palavra de Deus. Os Anjos da Guarda nos protegem no dia a dia nos livrando dos perigos, devemos sempre rezar a oração ao Anjo da Guarda: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, sempre me rege, me guarde e me ilumine, Amém!”
Existe uma hierarquia celeste conforme rezamos em alguns prefácios da santa missa, arcanjos, querubins, tronos, dominações, serafins, principados e os anjos. Rezemos diariamente ao nosso santo Anjo da Guarda, eles a exemplos dos nossos santos de devoção são nossos intercessores junto de Deus. Portanto, rezemos sobretudo para que a milicia celeste interceda por nós, principalmente aos arcanjos para enfrentar as dificuldades da vida e testemunharmos Jesus Cristo e ao Anjo da Guarda para que nos livre de todo e qualquer mal no dia a dia.
Por isso, se possível participe da Santa Missa nesse dia dedicado aos Anjos da Guarda, pedindo a intercessão deles para a sua a vida e agradecendo por eles nos terem livrado do mal até aqui. Os anjos fazem parte da Igreja celeste, por isso, eles têm um lugar especial do mesmo modo que os santos, e por isso, a Igreja reza por eles. Dessa maneira, podemos dizer que os anjos existem sim e intercedem por nós, e ainda, são os anjos que nos receberão no céu.
Não podemos deixar cair no esquecimento a devoção popular aos Anjos da Guarda. Temos que resgatar para as novas gerações, filhos, netos, afilhados e sobrinhos, a oração ao Anjo da Guarda e ensiná-los a pedir a proteção dos Santos anjos pela manhã ao sair de casa, em momentos de dificuldade e a noite antes de dormir.
Algumas pessoas também passam por nossa vida como anjos, nos ajudam nos momentos de dificuldades, estendem a mão para nós. Seja oferecendo emprego, dinheiro para sanar alguma dívida, ou até mesmo emprestam os ouvidos para nos escutar. São pessoas em que podemos contar todas as horas e que oferecem seu ombro amigo para nos dar força na caminhada da vida. Quem tem um amigo, encontrou um tesouro e ninguém pode viver sozinho, mas tem a necessidade de se relacionar com o outro.
Rezemos nesse dia por nosso protetor que é o Anjo da Guarda, para que continue nos livrando de todos os perigos. Os anjos são enviados de Deus para nos ajudar e direcionar para o caminho do bem. Eles representam a imagem do Deus uno e trino e nos transmitem a paz que vem do Senhor.
A palavra Anjo significa: “enviado, mensageiro divino”, encontramos na Sagrada Escritura algumas menções sobre os anjos serem mensageiros divinos, como por exemplo no salmo 91: “Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos”. Na anunciação do anjo a Maria e em outros momentos da vida de Jesus observamos a presença dos anjos como mensageiros do Senhor. O Cristo é o primogênito de toda a criatura, nosso irmão e modelo.
Os anjos intercedem por cada um de nós e nos livram de todo o mal, sempre estarão prontos para nos proteger. Como por exemplo está descrito em Mateus: “Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
A menção dos Anjos da Guarda como nossos protetores está presente em outros trechos da Sagrada Escritura, como no livro dos Atos dos Apóstolos, carta aos Hebreus, e ainda nos escritos de São Bernardo e Santo Tomás de Aquino. Confiemos na intercessão dos santos Anjos da Guarda e que eles nos apontem o caminho até Deus. “Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?” (Hb 1,14). Os anjos cumprem uma missão dada por Deus, são mensageiros do Senhor aqui na terra.
Desde o ano 800, a festa dos Anjos da Guarda era celebrada na Inglaterra, e a partir do ano 1111 surgiu a oração que apresentaremos a seguir. Da Inglaterra essa festa se estendeu universalmente, mais precisamente a partir do ano 1608 por determinação do Sumo Pontífice Paulo V. Rezemos agora a oração milenar dos santos Anjos da Guarda: “Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém”.
Celebremos com alegria a memória litúrgica dos santos anjos da guarda, se possível participe da missa nesse dia dedicado a eles, se não for possível reze ao longo do dia um Pai Nosso, uma Ave-Maria, uma glória ao Pai e a oração do Santo Anjo pedindo a intercessão dele por você. Acreditemos na intercessão dos anjos por nós. Fonte: https://www.cnbb.org.br




