Segundo a Diocese, a investigação interna teve início em 13 de junho, após o recebimento das denúncias.

Caso do Padre Raimundo Luzia vai ao Vaticano (Foto: Arquivo)

Duas jovens que afirmam ter sido vítimas de abuso sexual por parte do padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa prestaram depoimento à Comissão de Investigação Prévia da Diocese de Caxias (MA).

O caso ocorreu em Timon, cidade vizinha a Teresina (PI), onde o religioso atuava como pároco da Igreja Menino Jesus de Praga. O processo será encaminhado ao Vaticano, que dará a palavra final sobre a conduta do padre.

As oitivas foram entregues ao bispo Dom Sebastião Lima Duarte no dia 9 de julho. Uma das jovens relatou ter sofrido assédio aos 16 anos e hoje está com 19. A outra diz ter sido estuprada aos 17 anos e atualmente tem 18.

Além delas, foram ouvidos o próprio padre Raimundo Luzia, a pessoa que fez a denúncia anônima e uma testemunha.

Segundo a Diocese, a investigação interna iniciou em 13 de junho, após o recebimento das denúncias. Foi formada uma comissão, realizadas as escutas e agora o material será reunido com a Comissão Diocesana de Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis.

As peças finais serão encaminhadas ao Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano, responsável por julgar casos do tipo.

Paralelamente, a Polícia Civil do Maranhão também investiga o caso. A apuração corre sob sigilo e o padre segue afastado de suas funções religiosas desde o dia 6 julho, por decisão da Diocese, que nomeou outro sacerdote para assumir os trabalhos na paróquia.

Dom Sebastião, em nota oficial, afirmou lamentar profundamente os fatos, pediu perdão às supostas vítimas e familiares, e declarou: “rogamos a Deus que conduza a todos na justiça e na paz”. Fonte: https://portalclubenews.com

 

Padre é afastado pela Diocese de Caxias por suspeita de abuso sexual

Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa era pároco na Igreja Menino Jesus de Praga.

 

Por g1 MA — São Luís

A Diocese de Caxias decidiu afastar o padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa, suspeito de envolvimento em casos de abuso sexual contra meninas da igreja na cidade de Timon, na Região Leste do Maranhão. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

A decisão foi assinada no domingo (6), pelo bispo Dom Sebastião Lima Duarte. Em nota, a Diocese afirmou que o afastamento busca “evitar escândalos, defender a liberdade das testemunhas e garantir o curso da justiça”.

O padre atuava como pároco da Igreja Menino Jesus de Praga e, por ora, está impedido de realizar celebrações. Um novo sacerdote já foi nomeado para conduzir os trabalhos da paróquia enquanto durarem as investigações.

A Polícia Civil está a procura de Raimundo Luzia para apurar os fatos. Fonte: https://g1.globo.com

 

Novo comunicado sobre situação pastoral da Paróquia Menino Jesus de Praga depois do afastamento do Padre Raimundo Luzia

 

Prot.: 0086/2025

NOVO COMUNICADO DO BISPO DE CAXIAS-MA


Saudações cordiais paroquianos da paróquia Menino Jesus de Praga e a todos!

No recente comunicado (06/07) foi dito que estamos procedendo com nosso dever ao recebermos denúncias anônimas sobre o Pe. Raimundo Luzia e que por isso foi afastado cautelarmente do ministério sagrado e também de outro oficio ou encargo eclesiástico, como requer os documentos da Igreja Católica; foi proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia e de exercer publicamente atos que requerem o poder de ordem sagrada. Para quem é padre, habituado com estas coisas, isto já é um castigo mesmo sem sê-lo formalmente.

O processo canônico corre em segredo e até próxima semana será enviado tudo para o Dicastério da Doutrina da Fé, no Vaticano em Roma e caberá a esse serviço da Igreja proceder com restante da investigada e dar o veredicto final. Outro sim, nos atemos ao que rege as leis canônicas.

Considerando que a comunidade paroquial Menino Jesus de Praga no Parque Alvorada não pode ser penalizada e muito menos privada das graças e bênçãos de Deus dos sacramentos e sacramentais, levando em conta as outras atividades pastorais, RESOLVEMOS que nestes próximos dias o Pe. Francielio assumirá a paróquia, ele que deixou ontem a paróquia em São João dos Patos e o Diácono transitório Julian que está em Parnarama irá junto nesta missão.

Que o Senhor dos senhores e bom pastor das ovelhas nos conduza em seus caminhos de vida e missão, testemunhando nossa fé em Jesus, o Cristo, que soube cuidar de todos e todas.

 

Dado e passado em Caxias aos 09 de julho de 2025.

Com minha bênção episcopal,

Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo de Caxias do Maranhão

Fonte: https://diocesedecaxiasdomaranhao.org