Na terça-feira, 13 de maio de 2025, o Santo Padre Leão XIV visitou a comunidade dos agostinianos da Cúria Geral.

Esta é a primeira vez desde sua eleição como Romano Pontífice, na última quinta-feira, 8 de maio, que ele retorna aos seus irmãos para celebrar a Santa Missa, compartilhar o almoço no refeitório e passar um tempo com o que até então era sua comunidade religiosa.

Sete dias atrás, na terça-feira, 6 de maio, o então cardeal Robert Francis Prevost passou algum tempo com a comunidade pela última vez antes de entrar no conclave.

Depois de rezar com eles, por eles e por todos os cardeais que tomariam a difícil decisão de eleger o sucessor de Pedro, ele deixou esta casa "com o hábito agostiniano"  e a vermelha cardinalícia, retornando exatamente uma semana depois vestido inteiramente de branco.

 

Celebração da Eucaristia em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Ajuda

Na liturgia do dia da Ordem, o Papa Leão XIV presidiu a celebração eucarística juntamente com os irmãos agostinianos. Esta memória representa uma antiga devoção que nasceu nos primeiros anos do século XIV na igreja de Santo Agostinho em Palermo e se espalhou por toda a Ordem.

"A paz esteja com você"

Em sua homilia, o Santo Padre começou com as mesmas palavras usadas para a bênção Urbi et Orbi  no dia de sua eleição: "A paz esteja convosco". Em seguida, ele destacou o papel missionário da Igreja e a necessidade de caminharmos juntos de maneira sinodal. Ele também enfatizou a importância da espiritualidade de comunhão, uma característica distintiva da herança de Santo Agostinho, que nos impele a avançar em unidade para transmitir a mensagem do Evangelho ao mundo.



Um retorno caloroso para casa

No refeitório, o Prior Geral , Padre Alejandro Moral Antón, dirigiu algumas palavras de boas-vindas ao Santo Padre. Durante seu discurso, ele destacou a plenitude de alegria  que somente Cristo ressuscitado pode oferecer; ao que agora se acrescenta a felicidade da sua eleição como Sumo Pontífice.

Lembrando-o das palavras de Cristo: "Tu es Petrus", ele lhe assegurou a oração, o apoio e a fraternidade incondicional da Ordem de Santo Agostinho em seu novo ministério. 

Por fim, o Padre Alejandro observou que, embora a Igreja universal tenha previsto a sede vacante, "agora somos nós que temos uma 'sede vacante' em nossa casa, em nossa capela e no refeitório, onde compartilhamos tantos momentos fraternos".

Vale destacar que, desde que o Papa Francisco o chamou a Roma para presidir o Dicastério dos Bispos, nomeando-o Prefeito, o Cardeal Prevost costumava celebrar diariamente a Eucaristia e participar da oração da manhã na Capela da Cúria Geral, compartilhando também o almoço com os irmãos desta casa.

"Foi um dia muito emocionante, pois nosso irmão retornou à comunidade para estar conosco novamente, compartilhando e aumentando nossa alegria."

 

“Dar a conhecer a magnífica herança espiritual de Santo Agostinho”

O Santo Padre, depois de felicitar dois irmãos que comemoram seus aniversários e dias de santo, respectivamente, encorajou os presentes a perseverarem na difusão da maravilhosa herança doutrinal e espiritual de Santo Agostinho.

Ele contou que ainda se lembra de algumas palavras que o Papa Bento XVI lhe dirigiu nos Jardins do Vaticano, quando ainda era Prior Geral, por ocasião da bênção de um mosaico dedicado à Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho. Nessa circunstância, Bento XVI encorajou apaixonadamente os agostinianos a estudar, aprofundar e difundir o pensamento de Santo Agostinho.

Ecoando a exortação do Papa Bento XVI, o Papa Leão XIV destacou a importância do trabalho do Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum, uma instituição acadêmica fundamental para promover esta missão. Fonte: https://www.augustinianorder.org