Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

Meus irmãos e irmãs em Cristo, 

À medida que nos aproximamos da Semana Santa, somos chamados a mergulhar mais profundamente na contemplação do mistério da redenção que nos é oferecido através da vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste 5º domingo da Quaresma, somos convidados a refletir sobre a promessa de vida nova que Deus nos oferece, mesmo nas situações mais sombrias de nossas vidas. 

Na primeira leitura de hoje, retirada do livro do profeta Jeremias (Jeremias 31, 31-34), Deus promete uma nova aliança com Seu povo. Ele promete escrever Sua lei em seus corações, não mais em tábuas de pedra. Esta nova aliança é uma promessa de restauração, de renovação espiritual, na qual Deus mesmo será o nosso Deus e nós seremos o Seu povo. 

No Salmo responsorial (Salmo 51), clamamos a Deus por misericórdia e perdão. Reconhecemos nossas falhas e nossos pecados, mas confiamos na bondade e na compaixão do Senhor. “Criai em mim um coração puro, ó Deus, e renovai-me o espírito de firmeza.” 

A segunda leitura, da carta aos Hebreus (Hebreus 5, 7-9), nos fala sobre o sacrifício de Jesus como sumo sacerdote. Ele ofereceu orações e súplicas a Deus com grande clamor e lágrimas, e foi ouvido por causa de sua reverência. Jesus, embora sendo Filho, aprendeu a obediência através do que sofreu e, assim, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos que O obedecem. 

E, finalmente, no Evangelho segundo João (João 12, 20-33), Jesus fala sobre Sua iminente paixão, morte e ressurreição. Ele compara Sua própria morte à de um grão de trigo que cai na terra e morre, mas que produzirá muito fruto. Jesus está antecipando Sua glorificação através de Sua morte e ressurreição, que trarão vida eterna para todos aqueles que creem Nele. 

Meus queridos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, somos convidados a olhar para a Cruz de Cristo com fé e esperança. Embora a Cruz possa parecer um símbolo de sofrimento e morte, para nós, cristãos, é o símbolo da nossa redenção e salvação. É através da morte e ressurreição de Jesus que somos libertados do pecado e da morte, e recebemos a promessa da vida eterna. 

Que neste tempo de Quaresma, possamos renovar nosso compromisso com Deus, permitindo que Ele escreva Sua lei em nossos corações, buscando sinceramente o perdão por nossos pecados e colocando nossa confiança na salvação que nos é oferecida através de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. 

Que possamos, como Jesus, estar dispostos a oferecer nossas vidas em serviço aos outros, sabendo que é através do sacrifício e da entrega de nós mesmos que encontramos verdadeira vida e alegria em Deus. 

Vivamos intensamente, nesta semana que se inicia, a Semana das Dores! Procuremos fazer uma boa e completa confissão auricular. Prepare-se condignamente para celebrar a Semana Santa. Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça durante este tempo de preparação, para que possamos celebrar com alegria a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte na Páscoa. 

Que assim seja. Amém. Fonte: https://www.cnbb.org.br