Dom Carmo João Rhoden

Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

Texto referencial: “Estais, pois, preparados porque a hora em que não pensais, virá o Filho do homem”. (Lc 12, 35-40) 

A pós-modernidade, indiscutivelmente, é antropocêntrica, mas ninguém nega que, se nascendo, também se morre. Aliás, o que se mais teme é a morte: a finitude é nosso maior problema. Reclama-se da vida, acusa-se, mas ninguém quer morrer. Não sem razão, que o pensamento ocidental (Europa), tanto alude às angústias. Em nossos dias, às vezes, até jovens falam do não sentido da vida. Há mesmo, quem ocorre ao suicídio, pois afirmam que não vale a pena viver. 

Nós cristãos, não podemos pensar assim. Não somos ingênuos: mas temos esperança. Devemos, aliás, alimentá-la sempre. Portanto, não basta viver, nem adianta temer a morte. É preciso enfrentá-la como cristãos. Por isso, cabe-nos investir no sentido pleno da vida: assumindo-a. Jesus é nossa referência básica. Fundamental. Não lemos apenas os filósofos, mas a Escritura Sagrada, mormente o Novo Testamento. Jesus teve solidariedade conosco. Veio ao nosso encontro, encarnando-se. Não negou que haja sofrimento, assumiu-o como amor. Foi realista. Foi injustiçado e morto, mas ressuscitou e prometeu o mesmo a todos os que nele crescem, amassem o dom da vida, cultivando-a.  

O dia dos Finados não é apenas uma ocasião para dirigir-se ao cemitério, levando flores. É bom não esquecermos nossos entes queridos. É, deveras, lamentável que certos filhos(as), hoje fazem: esquecem seus falecidos, entre eles: pais e irmãos. Parecem pagãos. Portanto, Finados é um dia em que lembramos que somos finitos, morreremos. Mas, que ressuscitaremos. Cristo está conosco. Ele foi preparar-nos um lugar. Quer-nos eternamente na casa do Pai. Felizes. Por isso, leiamos a Palavra de Deus e sejamos cristãos que amam e oram, construindo o Reino de Deus. Finados é dia de Esperança e fé. Podemos até levar flores aos túmulos dos nossos, mas não os esqueçamos na oração e na gratidão. Sejamos cristãos, realmente. Fonte: https://www.cnbb.org.br