NOSSA SENHORA DAS DORES 

 

Dom Carmo João Rodhen 

Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

Textos inspirantes: “Simeão disse a Maria: teu Filho será causa de queda e ressureição para muitos. Ele será sinal de contradição e teu coração será traspassado como por uma espada” (Lc 2, 34-35). “Junto à Cruz de Jesus estava de pé sua mãe.” (Jo 19, 25). 

Nossa Senhora tem muitíssimos títulos, o que mostra o carinho que o povo cristão católico, sempre teve com Maria, a mãe do Senhor. Ele (povo) lembra seu amor, sofrimento, bem como sua fidelidade e fé: feliz és tu porque crestes (Lc1 45). De fato, Maria sempre esteve perto de Jesus. Acompanhou-O na vida e no exercício de sua missão. Não apenas é mãe (o que é extraordinário), mas também sua melhor discípula. Ela foi a escolhida de Deus para tornar-se a mãe do Redentor, do Messias. 

Solidária, Maria acompanhou, principalmente, o sofrimento do Filho, condenado à morte injustamente. Preferido à Barrabás, o malfeitor (Jo 18, 49):foi solidária. Não esteve apenas fisicamente presente na missão, mas principalmente, nos momentos difíceis: no templo (Lc2, 34-35), na fuga para Egito (Mt 2, 13-23), mas de modo especial, junto à cruz (Jo19,27). Nem conseguimos avaliar as atitudes da soldadesca romana e as dos que conseguiram condená-lo. 

Recordar as dores de Maria não é apenas fazer memória de coisas do passado, mas celebrar a certeza de sua presença em nossas dificuldades, sofrimentos e problemas. Na cruz, Jesus antes de entregar   seu espírito ao Pai, entregou sua mãe à São João. Hoje João sou eu, és tu, somos todos nós. Além do mais, os santuários marianos são verdadeiras catedrais, para formação de novos cristãos. Ela está com o povo de Deus, muitas vezes sofredor, para aliviar seus sofrimentos. Ela não quer que ninguém se perca. Penso que a melhor cristologia exija também a reflexão mariológica. Mais, na eclesiologia, não pode faltar a memória, daquela que é a Mãe da Igreja. 

Conclusão. Quem venera Maria saberá ouvir, amar, servir e adorar, também, a Cristo. Lutará, por um mundo melhor: de mais paz, justiça e fraternidade. Depois da Trindade, a pessoa mais importante e santa é Maria.  Por isso, a Igreja lhe reserva um culto especial: hiperdulia não se trata de adoração, (só a Deus e a Eucaristia), mas de veneração especial. Quando, alguns afirmam que, nós católicos, adoramos Maria é ignorância ou então, mentira diabólica. Desqualificante: para os acusadores. Fonte: https://www.cnbb.org.br