Cena foi filmada por Ito Melodia, intérprete da Unidos da Tijuca, que também cantou com o sacerdote. Além de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini também assinam a autoria de 'Tá Escrito'.

 

Por Cristina Boeckel, Eduardo Pierre e Enildo Viola, g1 Rio e TV Globo

O vídeo de um padre cantando o samba ‘Tá escrito’, hit na voz de Xande de Pilares, no meio da própria missa, está fazendo sucesso nas redes sociais. O pároco Ataniel Silva, da Igreja de São Jorge e Nossa Senhora da Glória, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, aparece puxando um animado coro em uma nave lotada.

Ataniel comanda o rebanho do Jardim Primavera há 31 anos. Ele conta que a escolha da música, que é sempre cantada na hora do abraço da paz nas missas do terceiro domingo do mês, é por tocar os corações dos fiéis.

“Essa música é a tradução da vida dos brasileiros. E tem uma frase que eu gosto e que é muito ligada aos devotos de São Jorge, conhecido como Santo Guerreiro. A parte que fala que: ‘Guerreiro não foge da luta e não pode correr, ninguém vai poder atrasar quem nasceu para vencer’ é uma frase muito feliz”, disse o padre Atanael.

A tradição de cantar a música não é nova. Padre Atanael conta que a igreja é muito querida entre os sambistas e recebe músicos ligados a todas as escolas de samba do Rio de Janeiro. E ele se prepara para o Dia de São Jorge, no próximo domingo (23).

“A gente canta essa música há uns anos. São Jorge é muito querido no mundo do samba. E muitos vão lá. Tem gente de todas as escolas. No domingo, muitos deles vão celebrar o Santo Guerreiro”, disse Atanael.

Uma curiosidade sobre o vídeo que circula nas redes sociais é o cinegrafista das imagens. Trata-se de Ito Melodia, atual voz da Unidos da Tijuca, mas que já passou por União da Ilha, Porto da Pedra e Império Serrano. Ito é filho de Aroldo Melodia, que também fez história como cantor das escolas de samba do Rio.

E Ito, além de filmar, solta a voz ao lado do sacerdote.

“Nós o gravamos cantando, fiz esse vídeo com ele. Ele sempre canta mais para o fim da missa, entre outras canções”, explicou Ito Melodia.

As imagens foram gravadas na missa do último domingo (16). Ito, inclusive, não descarta uma parceria com ele em uma de suas composições e elogia a capacidade do padre.

“O padre canta muito. Cantor mesmo, sambista”, completou Ito Melodia.

Xande de Pilares, que é o autor da música ao lado de Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, conta que já cantou na missa do padre Atanael no ano passado e se emocionou.

“Eu já conheço o padre há um tempo. E teve uma mobilização para que eu assistisse à missa. Eu fui ano passado e foi emocionante para caramba”, contou Xande ao g1.

A capacidade da música em circular em diversos ambientes chama a atenção. Além de ser hit na igreja em Duque de Caxias, a canção já foi cantada por Caetano Veloso, foi eleita pelos jogadores da seleção brasileira como tema do time na Copa do Mundo de 2014 e foi tema de abertura da novela A Dona do Pedaço.

“A gente não tem noção do que é capaz. Essa música traz coisas boas para mim e para meus parceiros. Fiquei muito feliz”, finalizou Xande de Pilares. Fonte: https://g1.globo.com