Pe. Wagner Souza

Diocese de Itaguaí RJ

A notícia do desaparecimento e hoje da morte do jovem irmão, Padre Douglas da diocese de Caratinga em Minas Gerais, faz tornar ainda mais evidente a figura do Sacerdote dos nossos tempos.

Infelizmente, ele não é o primeiro e nem faz muito tempo que tivemos conhecimento de um Padre encontrado depois de dias, sem vida e com suspeita de auto-extermínio no Brasil. Como diz o Papa Francisco, os Padres são como os aviões que só viram notícia depois que caem.

De fato, nenhum de nós observa e reconhece a maravilha de voar e chegar rápido de um canto a outro, sem preocupação com congestionamento ou qualquer interrupção nas estradas. Voamos e vemos aviões o tempo todo e nos parece normal, até descobrirmos que eles caem e muitas vezes, caem porque precisam de manutenção, passam por tribulações que não são capazes de superar e etc.

Assim são os Padres. Nós os vemos semanalmente ou diariamente prontos a nos servir, num mesmo lugar e no nosso horário, sempre disponível para satisfazer nossas preferências, afinal de contas hoje é possível escolher. Então se esse padre não me agrada eu mudo de Igreja e vou à Missa e passo a admirar o padre da outra Paróquia, enquanto ele não me contraria, porque se o fizer eu mudo novamente, afinal as opções são muitas...

Do outro lado, existe o Bispo ou o Superior, o Clero ou a Congregação, que muitas vezes acabam não percebendo que excedem nas cobranças, exigem muito e oferecem pouco. Esperam produção, obra funcionando, Igreja cheia e caixa alto, nada mais. Não importa a saúde, não importa o humor, nem muito menos o que se vive... Ficou Padre, precisa trabalhar. Tem que corresponder ao esperado e se virar.

Vida pessoal, perseguição no Seminário e depois, as reclamações do povo, indiferença por parte dos irmãos e a vida tem que continuar. Não importa o que aconteça, tem que celebrar, atender o povo, pregar bem e ai se alguém reclamar! Todos terão razão. Só o Padre que não.

Uma hora, essa cruz pesa.

Nem sempre se consegue manter o ânimo.

O brilho das velas se apagam, a Igreja se esvazia e na solidão da casa ou do quarto se percebe que a indiferença e a solidão se cruzaram e esta é a cruz a ser levada adiante.

Não importa como, com a ajuda de quem ou de que forma, é preciso ir, para que não se perca o ministério, as condições para a vida digna, enfim... O prestígio que se adquiriu com o Sacerdócio, através da Igreja.

Alguns se tratam, outros desistem e vão embora...

E, infelizmente existem os que por medo da vida que virão a viver, chegando ao seu limite, no ponto mais alto, desistem de tudo, inclusive deste mundo.

Uma pena!

Mas, devemos aproveitar desses sinais. Enxergar com atenção esta realidade e nos demorar um pouco mais nesse cenário, para fazermos algumas perguntas:

O que é um padre?

Para que serve?

Quando precisamos dele?

Qual sua real importância?

E Como podemos ajudar?

De que maneira podemos apoiar?

A partir disso, eu penso que as figuras de Cirineu e Verônica, podem nos inspirar a não permitir que o Calvário seja o fim. Mas, que dali mesmo morrendo com Cristo, seus Ministros ressurjam para uma vida nova de fato.

Pense nisso.

Reze isso!

Seja você Bispo, Padre, Religioso, Consagrado ou Leigo.

O Padre é importante para você. Fonte: https://www.facebook.com/wagner.souza.7923