Dom Carmo João Rhoden 

Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

Texto Bíblico. Acaz respondeu: “Não pedirei, não porei o Senhor à prova”. Ele disse então: ouvi, pois, casa de Davi! É pouco para vós cansardes os homens, quereis cansar também o meu Deus? Pois bem, o Senhor mesmo vós dará um sinal: Eis que a jovem está grávida e dá à luz um filho e lhe dará o nome de Emanuel. (Is  7, 12-14)                                                                   

O homem é um ser racional, afirmam filósofos, mas não há consenso, ao menos muitas vezes… Torna-se, por vezes até um animal muito violento (cf criminalidade, abortos, revoluções e guerras). Eu penso, ser o homem também um ser simbólico. Por isso, é importante o uso de símbolos. 

1º Jesus mandou que seus discípulos, fossem pelo mundo inteiro para evangelizar, ou seja levar a boa nova, de que Deus é amor, e que somos amados por Ele. Fomos, portanto, criados, não para angústia, mas para a salvação: a felicidade. 1.1 A Igreja obediente a esse mandato, anuncia de diversas maneiras a mensagem de Deus. 1.1.1 Pela leitura e meditação da palavra. 1.1.2 Pelas homilias. 1.1.3 Pelas celebrações e cultos. 1.1.4 Pelo Testemunho (vivência).  

2º Tem melhor pedagogia, quem souber apresentar o conteúdo do Evangelho pela audição, pela visão e principalmente pelo testemunho: vivência. De fato, a Igreja deve tornar-se mãe e mestra. Por isso, cabe-lhe, valer-se de pedagogia própria. 

3º Em assim sendo, precisa valorizar mais e mais a riqueza dos símbolos. Entre outros, o da coroa, (a do advento), bem como a do presépio, com seus personagens. Nos 4 domingos que precedem o Natal, é apresentada a coroa (de ramos verdes!) 3.1 Esta tem forma circular (redonda), representa a eternidade, quer ser o primeiro sinal (símbolo) do anúncio do Natal. 3.2 As velas (4): entre elas, a verde, no 1º domingo, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo. (onde possível!)  

4º Os grandes personagens do advento são: João Batista e principalmente Nossa Senhora. O Batista, sendo o percursor do Messias, acentua bastante, a necessidade da conversão e Maria Santíssima, que é de longe, a maior personalidade e o melhor exemplo, de preparação ao Natal. Ela acolheu, amorosamente, o Salvador em seu seio e foi, depois, sua melhor discípula. 

5º hoje em dia, muitos conseguem iluminar, festivamente, suas casas e armar presépios até bem artísticos, mas já, são, até incapazes, de chegar ao personagem central: o menino Jesus. Não olvidam os magos, nem mesmo o burro (…) contudo esquecem o essencial. O Natal tornou-se indiscutivelmente, um acontecimento comercial e de muita festividade: espumante, panetone, etc. Os alemães afirmam: o Natal celebre-o, em sua casa, com os seus, a Páscoa, porém, onde você quiser. Os gregos eram cosmocêntricos, os medievais teocêntricos e nós, hoje? Antropocêntricos?   Certamente muitíssimos. Outros, e não poucos, são agnósticos, ateus, quando não indefinidos… Não faltam nem mesmo, os que se dizem profetas e que um dia pertenceram a um santuário e hoje gerenciam grandes fazendas, ou coisas afins: comercialização da religião. Poderíamos, ainda, continuar, mas basta, pois, não podemos perder o centro, o ponto focal: Jesus Cristo, o Filho de Deus. 

6º. Conclusão. Falamos de símbolos: coroa, presépio, figuras e personagens do advento. Mas acentuo uma vez mais: o centro é- e será sempre-, Jesus Cristo, o Salvador. Feliz advento. Fonte: https://www.cnbb.org.br