13 agosto: SANTA DULCE DOS POBRES, virgem

 

Memória

Santa Dulce dos Pobres, no século Maria Rita, nasceu no dia 26 de maio de 1914, na Cidade de Salvador, Bahia, de uma família cristã praticante, de profunda piedade e dedicada caridade. Desde criança cultivou grande bondade para os pobres e desvalidos. Ingressou na vida religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde exerceu a função de professora e de auxiliar dos enfermos. Fundou a Obra Social Irmã Dulce e o Hospital “Santo Antônio” para cuidar dos aflitos e miseráveis. No dia 13 de março de 1992, em Salvador, piedosamente descansou no Senhor após uma grave enfermidade e em grande fama de santidade. Do Comum das santas: para uma santa.

 

Ofício das Leituras

 

Segunda leitura

Das «Reflexões» de Santa Dulce dos Pobres, virgem

(Positio super virtutibus, Roma 2003, pp. 584-585)

Cristo vive em mim, na pessoa dos fracos e desprezados

 

Na lª Comunhão «Ele» se faz «Um» conosco e d'essa união admirável é que nos vem toda aquela força espiritual que nos leva a aceitar, sofrimento, incompreensão, problemas, tudo enfim, porque temos a certeza que «Ele» está comigo, não estou trabalhando nem sofrendo sozinha … São coisas que só quem as vive pode compreender.

Muitas pessoas reclamam que faço errado, protegendo, defendendo os pobres... coitados dos irmãos pobres!! Só quem convive diariamente com eles, pode compreender quanto eles sofrem, quanto eles são carentes da palavra de Deus, de uma mão amiga, que se estenda à mão d'ele.

Muitas pessoas me censuram dizendo que faço demais, que vicio os pobres. Quem de nós que se encontrasse na mesma situação d'eles e não queria receber também tudo? o carinho, o amor de Deus, o pão para matar sua fome e a roupa para cobrir a sua nudez. Pouco me incomodam o que dizem de mim, o importante é que vejo Deus, no meu irmão o pobre, e por Ele daria até a própria vida.

Quantas vezes as lágrimas me chegam aos olhos, o meu coração dói, quando vejo tanta miséria em volta de mim. Nesta hora, me dá vontade de gritar, de falar a todos que tem tudo, todo conforto, a aqueles aos quais nada lhes falta que vivem em abundância sem se lembrar que bem perto d'eles, milhões estão com fome, doentes, nas sarjetas das ruas. Por favor me ajudem! Me deem o necessário para tirar esses nossos pobres irmãos do barraco coberto de papelão ou de latas velhas, com fome, desempregados, doentes, a família passando fome. Se houvesse mais amor e menos egoísmo o mundo seria outro.

Neste nosso trabalho a doação chega ao ponto de nos esquecermos de nós próprios e vivermos a vida dos nossos irmãos. Os problemas d'eles tornam-se nossos, a vida d'eles a nossa vida. Chegamos ao ponto como dizia S. Paulo: «Vivo, já não eu, é Cristo que vive em mim», na pessoa do irmão carente e abandonado.

Quando estamos doentes temos tudo: os amigos, a Congregação nos arranjamos. E os pobres? Quem eles têm por eles? Só nós, exclusivamente nós.

A minha vocação é o apostolado. O meu carisma é o trabalho com os pobres, procurando salvar as suas almas, levando-as para Deus.

 

Responsório

Cf. Mt 25, 25-40; Prv 19, 17

R/.Tive fome e me destes de comer, sede e me destes de beber, forasteiro e me acolhestes, * O que fizestes a um desses irmãos, fizestes a mim.

V/.Bendito do Senhor, aquele que socorre os pobres. R/.O que fizestes a um desses irmãos, fizestes a mim.

 

Oração

Ó Deus que maravilhosamente concedestes a caridade à Santa Dulce dos Pobres, Virgem, a fim de ajudar humildemente e benignamente os pobres nas suas enfermidades, dai-nos, Vo-lo pedimos, por seu exemplo, o espírito de pobreza para Vos servir com toda solicitude nos pobres. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

 

13 de AGOSTO SANTA DULCE DOS POBRES

FESTA (Em Salvador, BA)

 

Coleta

Ó Deus, que maravilhosamente

concedestes a caridade à Santa Dulce dos Pobres, a fim de ajudar humildemente e

benignamente os pobres nas suas enfermidades, dai-nos, vo-lo pedimos, por seu exemplo,

o espírito de pobreza

para vos servir com toda solicitude nos pobres. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

na unidade do Espírito Santo.

 

Sobre as oferendas

Ó Deus, ouvi as nossas preces

ao proclamarmos as vossas maravilhas em Santa Dulce dos Pobres,

e, assim como vos agradou por sua vida, seja de vosso agrado o nosso culto.

Por Cristo nosso Senhor.

 

Depois da comunhão

Renovados por estes sagrados mistérios, concedei-nos, ó Deus, seguir o exemplo da Santa Dulce dos Pobres,

que vos serviu com filial constância

e se dedicou ao vosso povo com imensa caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

 

13 de AGOSTO-Santa Dulce dos Pobres

FESTA (Em Salvador, BA) PRIMEIRA LEITURA (própria)

 

Leitura do livro de Tobias (12,6-13)

Naqueles dias, o anjo falou a Tobit e seus filhos: “Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus, como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento. Se é bom guardar o segredo do rei, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. É valiosa a oração com jejum, e a esmola com a justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniqüidade. Melhor é dar esmolas, do que acumular tesouros. A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. Aqueles, porém, que cometem o pecado e a injustiça, são inimigos de si mesmos. E agora vos manifestarei toda a verdade, sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: 'É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas, com a glória devida'. Pois bem, quando tu e Sara fazíeis a oração, eu apresentava o memorial da vossa prece diante da glória do Senhor. E fazia o mesmo quando tu, Tobit, enterravas os mortos. Quando não hesitaste em levantar-te da mesa, deixando a refeição e saindo para sepultar um morto, fui enviado a ti para te pôr à prova”. Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial 14 (15)

 

R/. O justo habitará no monte santo do Senhor.

 

1-Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente;

que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnia sua língua.

 

2-Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho;

que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor .

 

3-Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim.

 

SEGUNDA LEITURA (própria) Leitura da Primeira Carta de São João (4,7-16)

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi

 

ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. Palavra do Senhor.

 

 

EVANGELHO (próprio)

o Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 25,31-40)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te damos de comer? Com sede e te damos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'”. Palavra da Salvação

 

LADAINHA


Senhor, tende piedade de nós... Jesus Cristo, tende piedade de nós... Senhor, tende piedade de nós...

 

  1. Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Rogai por nós! São José, esposo castíssimo, Rogai por nós!

São Francisco, irmão dos Pobres, Rogai por nós! Sant'Antônio de Pádua, nosso amigo, Intercedei por nós!

 

  1. Santa Dulce, nossa irmã, Rogai por nós! Santa Dulce, nossa mãe, Rogai por nós! Santa Dulce, mãe dos Pobres, Rogai por nós!

Santa Dulce, mãe de amor, Intercedei por nós!

 

  1. Filha fiel de São Francisco, Rogai por nós! Amiga íntima de Sant'Antônio, Rogai por nós! Filha amada de Maria, Rogai por nós!

Filha devota da Igreja, Intercedei por nós!

 

  1. Santa Dulce, grandiosa na oblação, Rogai por nós! Santa Dulce, missionária da bondade, Rogai por nós! Santa Dulce, amparo dos sofridos, Rogai por nós!

Santa Dulce, exemplo de serviço, Intercedei por nós!

 

  1. Santa exemplo de bondade, Rogai por nós! Santa exemplo de humildade, Rogai por nós! Santa que viveu a caridade, Rogai por nós! Santa Dulce dos Pobres, Intercedei por nós!

 

  1. Anjo azul dos Alagados, Rogai por nós! Anjo bom de Salvador, Rogai por nós!

Anjo bom da Bahia e do Brasil, Rogai por nós! Anjo bom da Santa Igreja, Intercedei por nós!

 

  1. Sede-nos propício, ouvi-nos Senhor!

Para que nos livreis de todo o mal, ouvi-nos Senhor! Para que nos livreis de todo o pecado, ouvi-nos Senhor! Para que nos livreis da morte eterna, ouvi-nos Senhor!

 

  1. Pela vossa encarnação, ouvi-nos Senhor!

Pela vossa morte e ressurreição, ouvi-nos Senhor! Pela efusão do Espírito Santo, ouvi-nos Senhor!

Apesar de nossos pecados, ouvi-nos Senhor!

 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, piedade de nós!

Cristo, ouvi-nos... Cristo, ouvi-nos!

Cristo, atendei-nos... Cristo, atendei-nos!