Frei Jorge Van Kampen, Carmelita. In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)

 

Há momentos em que a vida torna-se pesada, demais. Às vezes pensamos assim: “Se continuar assim, prefiro morrer”. A liturgia da Missa nos apresente o profeta Elias, um grande homem. Mas aqui o encontramos num momento mais difícil da sua vida. Ele prefere dormir para nunca mais acordar. Ele deu-se totalmente para defender a causa de Deus.

Mesmo assim os inimigos o perseguem para tirar-lhe a vida. Daí vem o momento mais crítico: parece que as dificuldades são insuperáveis.

Ele prefere morrer. Numa última tentativa procura fugir das dificuldades. Foge pelo deserto até chegar ao monte Horeb, o lugar santo de Deus. Mas nem lá, assim parece, encontra a paz de Deus. Apesar de tudo, Deus o consola com a Sua presença amiga.

 

Introdução às Leituras.

O profeta Elias teve que enfrentar os adoradores de Baal, mas Jesabel quer vigar-se matando Elias, que foge para o monte Horeb para viver em paz. Paulo mostra a angústia na sua carta por causa de tantas famílias que não conseguem a harmonia nos lares por causa dos filhos, que perdem a fé. Jesus não abandonou a Igreja e deseja apaziguar as contrariedades que encontramos.

 

Reflexão.

Senhor, gostaria de ser um bom pai. Sei que a consciência da paternidade vem pouco a pouco. Ser pai é um processo, que se prolonga no dia a dia.

Há, sem dúvida, na caminhada de pai, uma grande parcela de improvisação, em que prevalece o método do ensaio e do erro. Às vezes penso: Será que a minha missão de pai está dando certo?

Sei, Senhor, que um pai não poderá ser avaliado através de um sucesso ou de um fracasso. Já fui tentado a imaginar, que o pai ideal seria aquele que se ajustasse às necessidades, à personalidade e às expectativas dos filhos para com ele.

Outras vezes fui levado a pensar que, para melhor cumprir a minha missão deveria buscar e tentar, principalmente, ser eu mesmo. Os filhos deveriam se adaptar a mim e não eu a eles.

Mas, Senhor, vejo que a realidade é outra. Filhos e pais não são, mas estão e vão sendo. Numa caminhada, que é ao mesmo tempo uma grande aventura de imensos riscos e não menos gratificações; mas sem o qual nem os pais, nem os filhos serão gente.

Senhor, sou o pai que meus filhos tem. Não fui planejado, nem premeditado. Que posso ser para os meus os meus filhos aquele, que eu gostaria de ser. Amém.

 

Resposta à Palavra de Deus.

Que diante das ilusões da vida tenhamos a força de olhar para Cristo, e recomeçar a vida com fé firme.