A diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) comunicou o falecimento de dom Juventino Kestering, na manhã deste domingo, 28 de março. O bispo testou positivo para Covid-19 no final de fevereiro e estava internado desde o dia 11 de março. De acordo com informações dadas pelos médicos que o acompanhavam na UTI, dom Juventino sofreu uma parada cardíaca às 9h45 desta manhã, e não resistiu.

O comunicado da diocese também informa que o bispo teve seu quadro agravado “consideravelmente a partir de ontem”. O texto também informa que o será permitido o velório do bispo uma vez que não há mais a presença do vírus, de acordo com os médicos. O funeral deverá ocorrer “seguindo rigorosamente os protocolos de segurança, distanciamento e higiene, na Catedral Santa Cruz em Rondonópolis”. O horário do sepultamento será divulgado em breve pela diocese. 

 

Biografia

Dom Juventino Kestering nasceu no dia 19 de maio de 1946, em Morro do Gato, hoje Morro do Cruzeiro, município de São Ludgero, região sul de Santa Catarina. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão (SC), no dia 12 de fevereiro de 1959, quando tinha 13 anos. Estudou filosofia e teologia em Curitiba (PR); foi ordenado padre pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla, no dia 14 de julho de 1973, na igreja matriz São João, em São Ludgero, e celebrou a primeira missa na igreja de São Pio X, em sua terra natal. Logo assumiu a missão de vigário paroquial na catedral diocesana de Tubarão.

No Regional Sul 4 da CNBB, quando ainda era padre da diocese de Tubarão, dom Juventino foi professor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) e coordenador regional da Comissão para a Catequese. Em nível nacional, também assessorou a Comissão para a Animação Bíblico-catequética da Conferência Episcopal.

Em 19 de novembro de 1997, o então padre Juventino Kestering foi nomeado bispo diocesano de Rondonópolis (MT) pelo Papa João Paulo II e recebeu a Sagração Episcopal no dia 8 de março de 1998, na catedral de Tubarão, pela imposição das mãos de dom Hilário Moser, SDB, assumindo como lema ‘Enviou-me para evangelizar’.

Em 22 de março de 1998, dom Juventino tomou posse como bispo diocesano de Rondonópolis. Em seu episcopado aconteceram as mudanças geográficas com anexação de mais cinco paróquias, passando a ser diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Em sua missão episcopal, dom Juventino Kestering atuou como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB; membro do Departamento Missões e Espiritualidade, ao qual está ligada a seção Catequese, do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam); e referencial da Catequese no Regional Oeste 2 da CNBB.

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Juventino Kestering

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Juventino Kestering, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), na manhã deste Domingo de Ramos, 28 de março, vítima das consequências da Covid-19. Unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos, ao povo de Deus no Sul de Mato Grosso e aos agentes da Animação Bíblico-Catequética de todo o Brasil, que puderam se enriquecer com a doação deste nosso irmão enviado para evangelizar.

Em preces pela alma de dom Juventino, reforçamos nossa Mensagem Pascal deste ano: “Cristo Ressuscitado, bálsamo da vitória da vida sobre a morte, seja perseverança em nosso caminhar, especial sustento para os profissionais e servidores da saúde, consolação para os enlutados e feridos no coração”. Em Cristo,

 

Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG

Presidente

 

Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

 

Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

 

Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Fonte: https://www.cnbb.org.br