Angra dos Reis, 06 de maio de 2020.

 

COMUNICADO AO POVO DE DEUS

 

Considerando, o Decreto Municipal nº 11.637 sobre a autorização do funcionamento dos Templos Religiosos; e que o acatamento da exigência da assinatura do “Termo de compromisso”, em nosso entendimento, constitui uma transmissão de responsabilidade; tendo em vista o que determina quanto o número máximo de participação dos fiéis; face à total incapacidade de criar critérios para determinar quem poderia participar da Missa, incorrendo no grave  risco de levar a segregação de pessoas e ao proselitismo.

Considerando, que, enquanto cidadãos, estamos sujeitos às leis civis, entretanto, enquanto clérigos, que devemos obediência somente ao Santo Padre o Papa e ao nosso Bispo Diocesano (cf. CDC, 22. 273); a comunhão das Paroquias do Município de Angra dos Reis; seguindo as determinações do Código de Direito Canônico da Igreja Católica que visa o bem do povo em sua saúde física em vista da Salvação (CDC, 1752); que, sendo a Eucaristia um direito de todos os fiéis, é impossível, portanto, determinar critérios para a participação apenas de alguns.

Considerando, as estatísticas que evidenciam que os números da pandemia têm crescido vertiginosamente no Brasil; tendo por base o boletim Epidemiológico do Município, que demonstra um crescimento de infectados pelo COVID- 19.

Considerando, que as orientações da OMS e demais autoridades cientificas, médicas e sanitárias, indicam como isolamento social a medida mais eficaz para minimizar a propagação do novo corona-vírus.

Considerando, que, apesar do pronunciamento do Prefeito Municipal, nem o Bispo Diocesano e nem tampouco qualquer Padre de Angra dos Reis terem sido previamente consultados sobre a reabertura das Igrejas para a realização de liturgias públicas.

Nós, padres das Paróquias do Município de Angra dos Reis, em reunião convocada pelo senhor Bispo Diocesano, presidida pelo Vigário Geral e secretariada pelo Coordenador do Regional PAR, decidimos que:

  1. Não haverá abertura das Igrejas para celebrações públicas, conforme já determina o Decreto Diocesano;
  2. Seguindo, evidentemente, as orientações sanitárias determinadas pelas autoridades (uso de máscara, uso de álcool em gel, distanciamento entre as pessoas, sem nenhum tipo de aglomeração); segundo os critérios de cada Paróquia; as Igrejas permanecerão abertas em horários determinados, somente para as orações individuais; bem como as Secretarias Paroquiais.
  3. Estão suspensos os atendimentos individuais, reuniões, encontros formativos e catequéticos; assistência e Comunhão aos enfermos, nos hospitais e nas casas; e a Comunhão Sacramental a todos os fieis;
  4. Continuamos, conforme o costume, a dar assistência caritativa aos mais necessitados, em especial com a cesta básica (o que aumentou consideravelmente nos tempos dessa pandemia).

Reiteramos o nosso pedido a aqueles que puderem ser generosos na entrega do seu Dízimo e ofertas, para a manutenção das nossas Paróquias; assim como as doações de alimentos não perecíveis e de higiene para as famílias mais carentes.

Lembramos que: “arte de governar está em tomar decisões ‘desagradáveis’ ou ‘desastrosas’”. Assim, reafirmamos que de acordo com a evolução da pandemia reavaliaremos essas decisões.

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2,44).

Certos do entendimento e colaboração de todos para o bem comum, confiantes na Divina Providência e na intercessão materna de Nossa Senhora, subscrevemo-nos com nossa Bênção Sacerdotal e orações, recomendando-nos às vossas.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

 

Pe. Gilberto Stanisce Paróquia Santíssima Trindade Vigário Geral

Pe. Luiz Antonio Dornelles Paróquia Nossa Senhora do Rosário Coordenador do Regional PAR

Fr. Marcelo de Jesus Maciel Fr. Petrônio Miranda

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Pe. Luis Carlos Zotesso

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Pe. Cícero Gomes Alves

Paróquia Cristo Rei

Pe. Gilson Francisco da Cruz

Paróquia São Sebastião (Frade)

Pe. Mauro Brandão

Paróquia São José Operário

 

Fr. José Anchieta Varela

Paróquia São Sebastião (Ilha Grande)