Um dos Pais da Igreja do século IV, Gregório Nacianceno, foi um homem de vasta cultura e um grande teólogo. É venerado tanto na Igreja Latina (católicos ) como nas igrejas orientais ( ortodoxos).

Em um dos seus célebres sermões, São Gregório, convida-nos a entrar na Páscoa e faz isso de forma um tanto " teatral ": Pede-nos para nos identificarmos com algum dos personagens da Paixão e, daí, convida-nos a uma atitude vital e espiritual de fé. É uma "técnica" (muito plástica, muito visual, mas também profunda) que depois seguiram outros grandes mestres espirituais posteriormente.

 

"Se você é Simão Cirineo, pegue sua cruz e siga Cristo.

Se você está crucificado com ele como um ladrão, como o bom ladrão confia em seu Deus.

Se por ti e pelos teus pecados Cristo foi tratado como um malfeitor, foi para que tu chegasse a ser justo.

Adora aquele que por você foi crucificado, e, mesmo que você seja crucificado por sua causa, tire proveito do seu mesmo pecado e compre com a morte a sua salvação.

Entra no paraíso com Jesus e descobre quais bens você tinha privado.

Contempla a formosura daquele lugar e deixe que, fora, fique morto o murmurador com suas blasfêmias.

Se você é José de Arimateia, reclama o corpo do Senhor a quem o crucificou, e faça sua a xxpiação do mundo.

Se você é Nicodemo, aquele que de noite adorava Deus, venha enterrar o corpo, e junte-o com pomadas.

Se você é uma das duas marias, ou Salomé, ou Joana, chora desde o amanhecer; procure ser o primeiro a ver a pedra tirada, e você verá também talvez os anjos ou até mesmo Jesus..."