Em meados de maio de 2013, a Justiça brasileira determinou que os cartórios que celebram casamentos não podem rechaçar casais homossexuais que desejarem casar-se, embora o Congresso não tenha aprovado uma lei federal a este respeito. A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 23-05-2014. A tradução é de André Langer.

A Igreja católica do Brasil mostrou-se, nesta quinta-feira, pela primeira vez a favor do respaldo legal das uniões de duas pessoas do mesmo sexo, como já acontece no país.

“É necessário dialogar sobre os direitos da vida comum entre pessoas do mesmo sexo, que decidiram viver juntas. Elas necessitam de um amparo legal na sociedade”, disse o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Leonardo Steiner, em uma entrevista publicada na quinta-feira no portal do jornal O Globo.

Há um ano, a Igreja se opôs a uma decisão da Justiça brasileira de permitir que pessoas do mesmo sexo possam casar-se no cartório, como acontece com os casamentos civis heterossexuais no Brasil, o país com o maior número de católicos do mundo.

De acordo com o bispo, a Igreja está em constante mudança. “Ela não é a mesma através dos tempos. Tendo como força iluminadora de sua ação o Evangelho, a Igreja busca respostas para o tempo presente”, disse.

“A Igreja sempre procura ler os sinais dos tempos, para ver o que se deve ou não mudar. As verdades da fé não mudam”, esclareceu.

Em meados de maio de 2013, a Justiça brasileira determinou que os cartórios que celebram casamentos não podem rechaçar casais homossexuais que desejarem casar-se, embora o Congresso não tenha aprovado uma lei federal a este respeito.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br