O Papa Francisco encontra na Sala Paulo VI cerca de 900 participantes da XXI Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais (UISG).

“TU NÃO FICASTE FREIRA PARA SER SE TORNAR A DOMÉSTICA DE UM PADRE. NÃO”! Francisco.

Serviço sim, servidão não!

“A Igreja é feminina, é mulher. Não é uma imagem, é a realidade, é a esposa de Jesus, devemos ir avante com a teologia da mulher.”

“...Depois o abuso de religiosas...é um problema sério, é um problema grave, eu tenho consciência disso.... também aqui em Roma tenho consciência dos problemas, das informações que chegam, e não somente o abuso sexual da religiosa, mas o abuso de poder, o abuso de consciência, devemos lutar contra isso...e também do serviço das religiosas. Por favor, serviço sim, servidão não! Tu não ficaste religiosa para se tornar a doméstica de um clérigo, não! Mas isto, ajudemo-nos mutuamente... (aplausos)...”Nós podemos dizer não, mas se a Superiora diz sim” ... mas se todos juntos...Servidão não. Serviço sim! Tu trabalhas no discastério, nisto, naquilo, também administrando uma Nunciatura, como administradora, isto está bem. Mas doméstica não! Se queres ser doméstica, faça como faziam, como fazem as irmãs de Padre Pernet [das Pequenas Irmãs da Assunção], que são enfermeiras e domésticas nas casas dos doentes.... Ali sim, porque é serviço...Mas servidão não!” (Papa Francisco no encontro com as Superioras Gerais, 10/05/2019). Fonte: vaticannews.