Rio de Janeiro passa a ter dois protetores, sendo um deles padroeiro também da capital

RIO - São Jorge e São Sebastião já são oficialmente os padroeiros do Estado do Rio de Janeiro. A lei aprovada pela Assembleia Legislativa às vésperas do feriado em homenagem ao Santo Guerreiro foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e, segundo publicação no Diário Oficial, desta quarta-feira, entra em vigor nesta data. O texto diz ainda que caberá ao governo prestar, anualmente, as honras aos padroeiros dos fluminenses.

A lei, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), inicialmente, proclamava apenas São Jorge como protetor dos fluminenses. Mas, uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião, mostrando que toda força é bem-vinda, num estado com tantos problemas como o Rio de Janeiro, que passa a ter não um, mas dois padroeiros.

— Em relação à importância, falando mais especificamente de São Jorge, é um santo muito respeitado por todos, não apenas por católicos. E tem devotos no mundo todo, sendo padroeiro de países e cidades europeias, como Londres, Inglaterra e Portugal. Acredito, também, que o próprio turismo religioso possa ser incrementado com essa medida — disse Ceciliano, após a aprovação do projeto de lei.

Um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Jorge, festejado em 23 de abril — data que já é feriado estadual — é reverenciado pelos devotos por favorecer fiéis de diferentes crenças. No Candomblé e na Umbanda, é associado a Ogum. Também é padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

Já São Sebastião, padroeiro do município do Rio, é outro santo muito popular, festejado em 20 de janeiro — feriado apenas municipal — , e reverenciado como Oxóssi na Umbanda e o Candomblé. Ele agora “acumula” a proteção da capital com a do estado. Fonte: https://oglobo.globo.com