O projeto Geladeira Solidária já é uma realidade em grandes centros urbanos do país e atende a população necessitada.

Por Natália Silva

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, implantou, nesta sexta-feira (29), o Projeto Geladeira Solidária no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras. A iniciativa, que já acontece em grandes centros urbanos, tem o objetivo de manter o espaço para receber e disponibilizar alimentos aos moradores de rua e população carente da região.

Dom Antônio abençoou a geladeira, que fica logo na entrada do Santuário, como ponto estratégico para facilitar o acesso daqueles que irão em busca de alimentos. O arcebispo explicou que esta iniciativa é importante, proporcionando para população carente e moradores de rua o que comer, uma alimentação mais digna. “É um exercício de solidariedade e caridade durante 24h, para alimentar os mais necessitados de modo mais especial à noite”, disse dom Antônio.

Segundo padre José Aloísio, administrador da Paróquia São Luas e do Santuário, a iniciativa de dom Antônio Muniz é significativa, principalmente por estarmos vivendo o tempo da Quaresma que nos pede oração, jejum e, sobretudo a caridade. “Escolher o Santuário Virgem dos Pobres para essa primeira geladeira solidária é gratificante, uma vez que o Santuário se torna referencia para quem busca auxílio, seja ele alimentício ou espiritual. Há sempre alguém que vem buscar e alguém que vem trazer algo. Esperamos que a comunidade no entorno do Santuário e quem frequenta faça seu gesto de solidariedade doando algo para que outros possam alimentar-se e se essa iniciativa for implantada em outros pontos da cidade, mais pessoas serão alimentadas”, afirmou o padre.

Após o lançamento, foi realizado a Via-Sacra pelo Arcebispo com a participação de fiéis e dos padres: cônego João Neto, da Paróquia Santa Catarina de Labouré, no Residencial Aldebaran; e o cônego Walfran Fonseca,  Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Bebedouro. A Santa Missa foi presidida por padre José Aloisio, na capela do Santíssimo.

PROJETO GELADEIRA SOLIDÁRIA

As doações para o projeto solidário, tem regras no abastecimento da geladeira. São proibidos alimentos vencidos, bebidas alcoólicas, carnes cruas, peixes, ovos e embalagens abertas. Apenas alimentos embalados e com data de fabricação são aceitos na geladeira. Ela ficará disponível ao público carente 24h, na Travessa Comendador Gustavo Paiva, Mangabeiras.

Fonte: www.centenarioarqmaceio.com.br