4º- DOMINGO DO ADVENTO: Canto de entrada

Alegra-te Jerusalém

(Canto de entrada do 4º Domingo do Advento. Ano Litúrgico-C)

Do CD- Campanha da Fraternidade-2019.

Música de Reginaldo Veloso e Eurivaldo S. Ferreira

Alegra-te, Jerusalém
E quem no mundo te quer bem
Se junte alegre para a festa
Quem só curtia a tristeza
Contentes com satisfação
Transbordem de consolação!


1-Que alegria quando ouvi que me disseram:
"Vamos à casa do Senhor!"
- E agora nossos pés já se detêm
Jerusalém, em tuas portas


2-Jerusalém, cidade bem edificada
Num conjunto harmonioso
- Para lá sobem as tribos de Israel
As tribos do Senhor


3-Para louvar, segundo a lei de Israel
O nome do Senhor
- A sede da justiça lá está
E o trono de Davi


4-Roguem que viva em paz Jerusalém
E em segurança os que te amam!
- Que a paz habite dentro de teus muros
Tranquilidade em teus palácios!


5-Por amor a meus irmãos e meus amigos
Peço: "A paz esteja em ti!"
- Pelo amor que tenho à casa do Senhor
Eu te desejo todo o bem!

Leitura do Evangelho de Lucas 1, 39-45 (Correspondente ao 4º Domingo de Advento, do ciclo C do Ano Litúrgico). O comentário é de Ana Maria Casarotti, Missionária de Cristo Ressuscitado.

No quarto domingo de Advento, a comunidade cristã já está próxima de celebrar o Natal. A pessoa de Maria aparece hoje com todo seu esplendor, com toda sua beleza e ternura. Ser Mãe é um sinal da benção de Deus, e Maria recebe a Promessa do Messias no seu ventre, mas também escuta a boa notícia de sua prima que já faz seis meses que está grávida.

O texto de hoje fala da visita de Maria a sua prima Isabel. Duas pessoas conhecidas e queridas, mas as duas levam no seu interior um mistério que ainda não conheciam e que as enche de alegria! Receberam o presente do Deus da vida, que as abençoou favorecendo-as com o nascimento de um filho. Isabel, mãe de João Batista que é o anunciador do Messias, e Maria, Mãe de Jesus o Salvador! Deus as bendiz com sua ternura e misericórdia.

“Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia.” 

Maria parte para a região montanhosa e deve percorrer mais de cem quilômetros. Ela não duvida um instante: Isabel precisa dela e ela dirige-se ao seu encontro. Sua gravidez não é um impedimento!

Lembremos que, quando Lucas fala de Maria, pensa também nas comunidades, e através das atitudes de Maria oferece um ensino para as comunidades cristãs repartidas ao longo do vasto império Romano, nas suas cidades. Maria não fica olhando para si mesma, sozinha com a Vida Nova que cresce nela. Ela “partiu”.

“Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.”

Neste momento do encontro, Isabel representa o Antigo Testamento que termina e Maria, o novo Testamento que começa. Maria entra na casa de Zacarias e, nesse preciso momento, Isabel fica cheia do Espírito Santo. Para Maria não há limites!

“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.”

O elogio de Isabel a Maria é um profundo reconhecimento de sua fé e confiança no Senhor: ela acreditou que ia acontecer o que foi prometido!! E por isso é bem-aventurada. Isabel louva sua fé porque ela que acreditou na Palavra criadora.

A Palavra de Deus chama-nos a perguntar-nos onde está nascendo a Vida ao nosso redor? Onde o Espírito Santo gera uma vida nova, quase inesperada, mas desejada profundamente!

Há muitas realidades que no seu interior levam uma esperança de vida, pessoas que saem de suas terras na busca de melhores condições de vida, que procuram condições dignas para sua família. Pessoas que não têm medo de passar por adversidades porque seu objetivo é acompanhar aquelas situações de necessidade, de injustiça, de dor. Há uma vida que se gera no segredo e é preciso estar capacitado e capacitada para escutá-la e percebê-la.

Peçamos ao Senhor que nos ensine a deixar-nos guiar pelo Espírito de uma Vida que continuamente está brotando como a nascente de um rio. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br