Essa tradição vem de muito tempo: na Idade Média os vassalos tinham o costume de oferecer a seus soberanos coroas de flores, em sinal de submissão e de respeito. Os cristãos adotaram este uso em honra da Mãe de Jesus, oferecendo-lhe rosas em sua homenagem e respeito. Vem desse costume também, a origem da oração do rosário com a prática da recitação da Ave-Maria a partir do século XII, no Ocidente, como expressão da piedade mariana.

O ato está relacionado também, ao Sim de Maria, já que Ela gerou Cristo, se dispondo a missão primeira de Deus aos cristãos, que é a vida, como explica Padre Ferdinando.

“O gesto de ofertar flores está profundamente ligado à entrega da própria vida, dos dons da gratidão, da generosidade, do reconhecimento do amor de Maria para com Deus e para com cada um de nós, povo de Deus.”

A Oferta das Flores acontece sempre após a bênção do Santíssimo. Os devotos são convidados a seguirem em procissão ao Altar Central e fazerem a sua expressão de fé, carinho e ternura para com a Mãe de Deus, recordando os compromissos listados pelo sacerdote. Fonte: http://www.a12.com