Marcião, que era filho do bispo de Sinope (Ponto) e fora excomungado pelo próprio pai, chegou a Roma em 139 como proprietário de navios; uniu-se à comunidade cristã e rompeu com ela em 144. As comunidades marcionitas chegaram até a Pérsia e a Armênia.

Elementos principais do marcionismo:

afinidades com o dualismo gnóstico: existência de um Deus justo e cheio de ira, Javé, identificado com o demiurgo, e de um Deus de amor e de toda consolação, o Deus do evangelho; o Deus bom assumiu um corpo aparente em Cristo; desprezo da matéria.

rígido antijudaismo: separação do cristianismo de qualquer ligação com o judaísmo.

repúdio integral do AT. AT e NT estão em plena contradição; rejeição da explicação alegórica do AT; Paulo foi o único que compreendeu bem a Jesus Cristo. Cânon especial: Lc (sem os relatos da infância) e dez cartas paulinas, e ambos sem as citações do AT.

rigorismo ético: abstenção de todas as obras do Deus criador, especialmente o matrimônio, a carne e o vinho.

Maniqueísmo

Mani ou Manes, da Babilônia (III século), foi educado no mandeísmo e conheceu o cristianismo por intermédio de Marcião e Bardesanes; reconhecia sua dependência dos pais da justiça — Zoroastro[1], Buda[2] e Jesus Cristo —, mas entendia superar tais religiões ou seitas por meio da ação missionária; pregou na Índia e na Pérsia, onde foi crucificado por instigação da casta sacerdotal, em 277. O maniqueísmo difundiu-se pela China, África setentrional, Itália e Espanha.

Elementos principais do maniqueísmo:

dualismo: dois seres primordiais: um bom, o pai da grandeza, e outro mau.

emanação de dois reinos de eons — luz e treva —, dentre os quais surgem o homem e o demônio primordiais; o mundo atual, que é mau, origina-se da mistura dos dois reinos.

redenção: libertação dos fragmentos de luz confinados na matéria; Jesus Cristo como um eon celeste que assumiu um corpo aparente.

— a doutrina de Jesus Cristo foi mal compreendida e falsificada. Mani é o próprio Paráclito, que revelou os três segredos:

  1. l) signaculum oris (segredo da boca): abstinência das palavras e prazeres impuros;

2) signaculum manuum (segredo das mãos): abstinência dos trabalhos ordinários;

3) signaculum sinus (segredo do coração): abstinência do matrimônio. Os segredos vinculavam apenas os eleitos ou puros; para os catecúmenos ou ouvintes prescrevia-se os dez mandamentos.

— ao completar-se a separação dos reinos, o mundo visível seria transformado em ruínas (um incêndio deveria durar por 1.468 anos).

hierarquia: o sucessor de Mani, doutores, bispos, presbíteros e diáconos.

festa da cátedra: execução de Mani e sua ascensão ao céu.

Santo Agostinho foi maniqueu durante 9 anos.

Contra a gnose, a Igreja defendeu a identidade entre criador e redentor, a bondade do mundo como criatura, a responsabilidade pessoal da infelicidade humana por causa do pecado, a vocação universal e gratuita de todos os homens, a encarnação de Cristo, a unidade de AT e N T, e a exposição controlada da Bíblia (Ireneu enfatizou a unanimidade dos bispos, que são os depositários das Escrituras, pelas quais os apóstolos transmitiram a tradição). Clemente apresenta o cristão perfeito como o verdadeiro gnóstico, e procura mostrar como o cristianismo acolhe e desenvolve os elementos positivos implicados na gnose.

[1] Zoroastro (Zaratustra, ou Zoroastres) nasceu na Pérsia em meados do século VII a.C.

[2] Buda, cujo nome real é Sidarta Gautama, nasceu no Nepal nasceu no século VI a.C. A palavra "Buda" significa "o despertado" ou "o iluminado".