No mesmo dia em que celebra liturgicamente a Apresentação do Senhor, a Igreja Católica também comemora o Dia Mundial da Vida Consagrada, neste 02 de fevereiro. Por ocasião da data, o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou uma mensagem a todos aqueles(as) que disseram sim à esta forma de servir à Igreja.

O religioso agradeceu a Deus a graça da vocação à vida consagrada de tantas pessoas que se empenham em testemunhar e anunciar o Evangelho do crucificado-ressuscitado pelas diferentes regiões do Brasil. Aos que acolheram o convite de Deus para viver essa forma de vida, dom Jaime diz que é necessário pedir a graça da recordação e sempre ter em mente que foram escolhidos por Alguém, que os amou e ama desde sempre. O religioso também exortou a todos consagrados e consagradas, considerando o momento histórico, a demonstrarem o orgulho por terem esta opção de vida. “Não tenhamos medo de dizer aos adolescentes e jovens que: “Gostamos do que somos e amamos o que fazemos’.

Desafios para a vida religiosa – Para dom Jaime, os desafios da vida consagrada hoje são os mesmos que perpassam a sua história: “ser no mundo testemunha de fé e esperança, sinal do Reino de Deus e sua justiça, expressão de compromisso evangélico na defesa e promoção da vida”. Os Consagrados, definiu, são homens e mulheres que se empenham por viver de forma especial o seguimento de Jesus Cristo.

O arcebispo reforça que a vida consagrada é uma forma de pertença a Deus no seguimento de Jesus Cristo e seu Evangelho. “A decisão de seguir o Crucificado-Ressuscitado através das diversas expressões de vida consagrada implica assumir corajosamente os conselhos evangélicos”, disse. A promoção vocação é outro desafio atual indicado pelo presidente da Comissão para a Vida Consagrada da CNBB. “Precisamos promover um mutirão vocacional, apresentando às novas gerações a beleza das diferentes formas de vida consagrada na Igreja”. Fonte: http://cnbb.net.br