Presidente dos EUA havia ordenado a proibição da entrada de refugiados de sete países. A Casa Branca considerou a sentença 'escandalosa'.

O juiz federal James Robart ordenou, nesta sexta-feira (3), a suspensão da ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump, de proibir a entrada de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana, o golpe mais duro até agora contra o polêmico decreto.

Robart bloqueou o decreto momentaneamente, enquanto estuda em sua totalidade o recurso de amparo apresentado pelo procurador-geral do estado de Washington (oeste), Bob Ferguson.

"A Constituição prevaleceu hoje", manifestou Ferguson, após a sentença. "Ninguém está acima da lei, nem mesmo o presidente", acrescentou.

A Casa Branca considerou a sentença "escandalosa". Esse não foi o primeiro recurso a desafiar o decreto, mas foi o golpe mais forte infligido até agora, já que desarma seus principais argumentos.

Tecnicamente, a sentença significa que, por enquanto, qualquer um com visto válido tem acesso permitido ao país.

Recursos similares foram apresentados em outros estados. Entre eles, estão Califórnia, Nova York e Virgínia. Fonte: http://g1.globo.com