O afastamento da Presidenta Dilma Rousseff através do processo de impeachment, aprovado pelo Senado, construído em um conchavo das elites políticas, econômicas, judiciárias e midiáticas, representa grave ataque a democracia e a Constituição.

Sem fundamentação jurídica, pois não há crime de responsabilidade fiscal, o processo de impeachment relevou-se nitidamente um golpe de estado, reconhecido pela imprensa internacional, porém fortemente enaltecido pela mídia nativa monopolizada. Esse golpe, assim como em outros momentos de nossa história, é protagonizado pelas oligarquias que tiveram seu projeto derrotados nas urnas, pelo voto direto da maioria da população e tomam de assalto o país por meio de ações rasteiras, por vezes opressivas e em outras manobrando a institucionalidade.

Nós, jovens, somos filhos de uma geração que lutou contra uma ditadura militar violenta e opressiva, que matou, reprimiu e torturou milhares de brasileiros e brasileiras. Uma geração que lutou bravamente para que pudéssemos garantir um dos maiores valores da nossa sociedade: a democracia. É difícil imaginar que após mais de 30 anos do fim do regime de exceção, e de 14 anos de experiência de um governo popular e democrático, voltaríamos a viver um golpe de estado novamente.

Este golpe não nos intimidará. Assim como nossos familiares, seremos a geração que irá combater e resistir a esse governo ilegítimo. Junto com as demais forças progressistas da sociedade, vamos nos manter mobilizados e em luta para novamente reconquistarmos a democracia e avançar na garantia de direitos.

Repudiamos o programa dos golpistas e sua agenda de ataques trabalhistas e aos direitos sociais, que atingem em cheio aos mais pobres, aos jovens, as mulheres e os LGBTs. Assim como não reconhecemos a legitimidade deste governo, repudiamos mais ainda o elenco de golpistas que pretendem ser ministros, sendo este composto por 7 envolvidos no processo da Lava-Jato. Um ministério sem mulheres, sem negrxs, sem LGBTs e sem jovens não reflete a diversidade do povo brasileiro.

Estaremos em luta e vigília permanente para que a vontade dos 54 milhões de brasileiros e brasileiras seja respeitada. Que a primeira e única mulher presidenta deste país, motivo pelo qual é tão atacada pelos machistas, tome novamente o lugar ao qual o povo brasileiro a escolheu para representa-lo: A Presidência da República.

O “governo” Temer é um golpe contra juventude trabalhadora brasileira, que é quem sofrerá mais com este projeto golpista, através de medidas como a retirada de direitos, privatizações, terceirização e flexibilização da CLT. A Juventude do PT, seguirá na luta radicalmente para reestabelecer a democracia no Brasil e convoca toda sua militância para ocupar os espaços partidários, dos movimentos sociais e de suas comunidades. E para permanente mobilização de escracho ao “governo” Temer e seu programa neoliberal. Vamos as ruas organizar a resistência e lutar pelas reformas estruturantes que o país precisa!

Não ao golpe. Fora Temer!

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara. Fonte: Facebook