O Diário do Diário: As crônicas da vida-11

Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

Comunidade Capim, Lagoa da Canoa/AL. Domingo, 20 de dezembro-2020.

 

O medo de cada dia

Bom dia, Boa Tarde e Boa Noite amigo Diário? Vem cá, é verdade que você é uma pessoa medrosa? Quem, eu com medo? Fala sério, jamais! Aliás, homem que é homem não tem medo, sabia disso?  Calma, só tava querendo conversar com você sobre a visita do Anjo Gabriel na casa mãe de Jesus. Sabia que ela teve medo quando recebeu a Missão de ser a Mãe do Filho de Deus? (Lc 1, 26-38). Claro que sabia, afinal ela era mulher e logo, com certeza, vivia com medo de tudo... Digo, coisas de mulheres.

Seguinte meu camarada diário, sabia que do livro do Gênesis ao Apocalipse a Bíblia está recheada de profetas e profetisas que tiveram medo diante do chamado do nosso Bom Deus para assumir uma Missão? Sério? Não acredito! Quem por exemplo? Apenas para ilustrar, que tal conhecer um pouco do Profeta Moisés e seus medos? No livro do êxodo (Ex 4, 10), ele relata várias desculpas para não salvar o seu povo das garras do sanguinário e estrupício faraó. Você quer dizer que o grande Moisés da Torá era medroso? Sim, sim, mas a sua força de vontade e o seu amor a Deus fez com que ele superasse todo e qualquer medo. 

Aí, vamos conhecer outros dois casos. Mais medo tirado da Bíblia? Senhora de Lhe Medo! Quem? O primeiro é o Profeta Jeremias. (Jr 1,6). Nesta passagem, ele usa a desculpa de ser ainda bastante novo e tem medo diante do chamado. Já o segundo, é o Pai do Profetismo. Quem? Elias- Pai e Guia do Carmelo- é o chamado Pai do Profetismo. Mas vem cá, até o maior Profeta do Antigo Testamento teve medo? Agora tá tudo perdido mesmo. Eita profetas fracos!

A história do grande Elias- inspiração da Ordem do Carmo- nos chama a atenção. Sem dúvida alguma ele marcou a espiritualidade profética. Ele aparece como o defensor do Deus verdadeiro contra os seguidores de baal- o deus falso. Além de matar todos os idólatras, defende Nabot e a sua vinha, pede a chuva para o seu povo diante de 3 anos de seca, estende a mão para viúva de Sarepta, enfrenta e denuncia a política assassina da Rainha Jezabel e do Rei Acab. Mais... Mas o quê? Ele também era um tremendo medroso? Isso mesmo, também ele teve medo e fugiu para o deserto (1 Reis 19:3-18).

Ah! Já ia esquecendo as mulheres. Que mulheres? Não falastes do medo de Maria de Nazaré? Sim, sim! Mas quero ainda lembrar de Rute, Judite, Ester e as santas mulheres que ficaram ao pé da Cruz de Jesus (Jo 19, 25). Todas elas tiveram que superar os medos para assumir com força e coragem a missão. Também elas, nos ensinam o caminho da superação e, acima de tudo, de fé em Deus nas horas incertas da vida.

Tudo bem, você começou falando na jovenzinha de Nazaré e seu medo, em Moisés, Jeremias, Elias, Rute, Judite, Ester e nas santas mulheres do Novo Testamento...  Agora chega de tanto medo né? Bem amigo diário, o meu objetivo foi mostrar que, desde o passado até o presente, o medo fez e faz parte da nossa história. Aqui poderíamos ainda ilustrar com historias dos santos e santas da Igreja e até mesmo dos grandes e das grandes personagens da história universal, também eles venceram o medo em nome de um projeto maior em cada época concreta.

Tudo bem, mais não aguento mais falar em medo! Esqueceu que estamos na época do medo da pandemia? Pois é cara, mesmo neste tempo de noite escura, temos que olhar para a luz que iluminou a Mãe de Jesus e os grandes medrosos da Bíblia e superar as limitações seguindo em enfrentem com a cabeça erguida porque, quem fica parado é poste. Temos Deus do nosso lado, e nenhum medo vai nos vencer, nem o coronavírus. E tenho dito!